quinta-feira, 30 de junho de 2016

Viagem Musical : Olha O Cometa !

Se existe algo que acompanha a humanidade praticamente desde o seu surgimento , seu nome atende por FÉ .....Foi em virtude dela que , por exemplo , nossos remotíssimos ancestrais desenhavam nas cavernas animais acreditando que isso facilitaria suas tão difíceis e perigosas caçadas .

 Foi essa mesma fé , ou a deturpação dela , que fez com povos irmãos e vizinhos se matassem , que pessoas fossem torturadas e queimadas em praça apenas por pensarem diferente ou sem querer dizerem alguma palavra ou frase tida como "herética "( ABAIXO , GRAVURA RETRATANDO A INFAME INQUISIÇÃO )  , que enriqueceu tantas instituições e sujeitos desprezíveis e que fizeram- e fazem -  uso da boa vontade de tantas pessoas e que faz com alguns sujeitos monstruosos e dementes  se suicidem  matando ao mesmo tempo tantas pessoas inocentes acreditando que isso  é o caminho para o dito "paraíso " .

Também foi em virtude dessa mesma fé que ao longo dos tempos surgiram figuras- reais ou imaginárias - carismáticas ,  místicas , messiânicas e que invariavelmente predizem o fim dos tempos : CRISTO , MAOMÉ , NOSTRADAMUS , ANTÔNIO CONSELHEIRO , JOSÉ MARIA ( ABAIXO- líder religioso-comunitário e que foi um dos pivôs da longa e sangrenta GUERRA DO CONTESTADO , desenrolada no interior catarinense entre os anos de 1912 e 1916 ) , entre muitos outros cuja memória deste limitado escriba  no momento não permite lembrar......

Vejam que coisa curiosa : o autor de uma das maiores profecias de todos os tempos não foi uma dessas figuras místicas mas sim um CIENTISTA .....SANTA HELENA ( ABAIXO ) , um arquipélago perdido em meio ao oceano Atlântico ( está na altura entre Brasil e África ) e se que ficou famoso por ser o local onde um já prisioneiro e outrora poderoso NAPOLEÃO BONAPARTE ( 1769-1821 ) viveu seus últimos anos de vida , foi o cenário do período mais produtivo daquele que por sua vez foi um dos maiores e mais produtivos cientistas da história da humanidade :

lá ele realizou uma expressiva quantidade de observações astronômicas , o que inclui o planeta MERCÚRIO e a catalogação de 341 estrelas ! Séculos antes da histórica chegada do Homem à Lua , ele já era um grande - senão o grande - conhecedor daquele único e então misterioso satélite da Terra e entre as suas inúmeras descobertas estão o fato de que as ESTRELAS TÊM MOVIMENTO PRÓPRIO e de que era possível calcular a distância entre Terra e Sol  a partir das passagens dos planetas MERCÚRIO ( ABAIXO ) e VÊNUS .

 Verdadeiro gênio , além de pesquisas e obras no setor da Astronomia ( também resgatou e traduziu antigos tratados astronômicos , como " APOLÔNIO " e " DE SECTIONA RATIONIS " )  , dedicou-se também a assuntos relacionados a Matemática , Engenharia Naval , Economia , Demografia e Diplomacia . Um dos astrônomos reais britânicos e professor de geometria na afamada universidade de OXFORD , acabou tendo grande importância na trajetória de outro gênio científico : graças à sua ajuda financeira  , PRINCIPIA - uma das principais obras de ISAAC NEWTON ( 1642-1727 - ABAIXO  ) e em que são expostas 3 leis da Mecânica - acabou sendo publicada......

      Mas tudo isso que acabou de ser exposto acabou sendo ofuscado por uma ÚNICA PREVISÃO : em 1696 ele observou que um COMETA visto em 1682 tinha as mesmas características que outros cometas , que haviam sido vistos em 1531 ( por PETRUS APIANUS ) e em 1607 ( por JOHANNES KEPLER ) . Usando de um método criado por Isaac Newton , calculou as órbitas realizadas por cometas em torno de 24 astros - incluindo o SOL - e chegou à conclusão de que os 3 cometas na verdade eram um só e que esse mesmo cometa ( ABAIXO ) era periódico , aparecendo a cada 76 anos ( mais tarde esse cálculo acabou sendo refeito para 75,3 anos ) .

Ele acabou indo mais além : a data de sua próxima aparição seria 1758 . Só que havia um porém : durante a sua trajetória o cometa poderia sofrer influências magnéticas do planetas em torno dos quais passaria e com isso poderia haver um atraso na data de sua próxima aparição .......O genial EDMOND HALLEY ( 1656-1742 - ABAIXO )  acabou não sobrevivendo para ver a sua profecia se concretizar : a próxima aparição do cometa que muito justamente recebeu seu nome ocorreria  em 13 de março de 1759 , com 618 dias de atraso em relação a data que havia  prevista ( 25 de dezembro de 1758 ) e coube a um obscuro agricultor - e astrônomo amador - , JOHANN GEORGE PALITZSCH , conformar a profecia de Halley ......

O cientista inglês morreu sem saber disso : na verdade aquele cometa já havia sido visto pela primeira vez no remotíssimo ano de 240 antes de Cristo ( ABAIXO , O PRIMEIRO REGISTRO DO COMETA , FEITO POR CHINESES ) e em 4 de suas aparições - nos anos de 374 , 607 , 837 e 1066 - ele havia brilhado mais do que as estrelas que são vistas no hemisfério norte do planeta ( presume-se que esse brilho intenso , visto em todas as suas aparições , seja uma indicação de que o cometa Halley esteja perdendo parte de sua massa ) e já no século I um grupo de astrônomos judeus havia especulado que ele poderia ser um cometa periódico , aparecendo de tempos em tempos......

Agora vem a pergunta inevitável : "MAS O QUE UM ASSUNTO RELACIONADO À ASTRONOMIA TEM A VER COM MÚSICA ? " Tem tudo a ver : em torno do mais famoso cometa conhecido pela humanidade criou-se todo um imaginário - inclusive MÍSTICO - e todas as formas de arte o tiveram como fonte de inspiração . A exemplo do que já ocorreria por ocasião da penúltima aparição do cometa - entre os dias 18 e 19 de maio de 1910 ( em virtude de uma descoberta científica - a de que na calda do cometa há um gás extremamente letal , o CIANOGÊNIO - pensou-se que aparição do cometa contaminaria o planeta com o tal gás venenoso e que com isso a humanidade desaparecia - ABAIXO , FOTO DO COMETA " HALLEY " , FEITA EM 1910  )

 - todo esse clima de agitação , imaginação , especulações , curiosidade e misticismo acabou voltando entre os últimos meses de 1985 e o princípio de 1986 ( nessa ocasião a NASA chegou a enviar uma nave não tripulada - a GIOTTO , lançada em 2 de julho de 1985 - para observar o cometa e algo que poucos sabem ou se lembram : a famosa e trágica nave CHALLENGER - ABAIXO - , que explodiu em 28 de janeiro de 1986 , faria justamente uma missão de observação do Halley ) .

      Para decepção quase que geral , naquele já longínquo 9 de fevereiro de 1986 pouquíssimas pessoas conseguiram ver o cometa ( ABAIXO )  .....Algo que raríssimas pessoas , ou talvez ninguém se lembre ou saiba : quatro meses antes desse frustado acontecimento  havia ido ao ar ,  na TV GLOBO , um especial infantil em forma de musical explorando esse  que sem dúvida alguma que era o tema do momento .

 Usando um tipo de linguagem ágil e atraente , até mesmo para quem já não era mais criança , o programa - intitulado " A ERA DOS HALLEY " ( ABAIXO ) - foi ao ar numa sexta-feira à noite , dia 11 de outubro de 1985 e mais especificamente às 22 horas e 55 minutos . Em resumo a  história foi essa : uma família ( os Halley ) sobrevivente de uma avançadíssima civilização que habitava  um planeta ( Hydron ) destruído por uma guerra nuclear e a devastação de sua natureza percorre o Universo seguindo o famoso cometa .

 Mas as suas vidas não se resumem a isso : acompanhados de seu robô ( Halleyfante ) e de outro sobrevivente da tragédia que destruiu seu planeta natal ( o sábio e idoso Big Halley - ABAIXO ) , eles conscientizam habitantes de outros planetas ressaltando a importância de se preservar a natureza e de se viver em paz .

Desembarcando na Terra eles logo encontram 3 aliados , que são meninos que acabam se afeiçoando à eles , os acompanhando em viagens e aventuras por outros planetas e por fim levam a sua mensagem a aos outros habitantes da Terra ......

Uma equipe formada por 38 pessoas levou 5 dias pra produzir o especial ( o principal cenário foi uma "nave " montada no famoso TEATRO FÊNIX , no Rio de Janeiro ) e 22 atores acabaram atuando nele , incluindo o ex-lutador de luta livre , o ítalo-argentino TED BOY MARINO ( 1939-2012 ) , e o ator , dançarino , humorista e transformista JORGE LAFOND ( 1952-2003 ; sim , ele mesmo , aquele sujeito enorme - ABAIXO - que viveu a impagável VERA VERÃO .......) .

 Um timaço de cantores e bandas , como TIM MAIA ( 1942-1998 ) , LEGIÃO URBANA , TITÃS , BARÃO VERMELHO , ROUPA NOVA ( ABAIXO ) E SEMPRE LIVRE ( banda carioca feminina que fazia grande sucesso naquele momento ) participou da gravação da trilha sonora e , curiosamente , dois então ilustres desconhecidos ......

O primeiro deles era o compositor e cantor carioca GUILHERME LAMOUNIER ( ABAIXO , DE CAMISA LISTRADA - aos 65 anos de idade atualmente sofre de ESQUIZOFRENIA e vive praticamente recluso no bairro carioca de Copacabana ) e que fizera algum sucesso na década de 70 , especialmente com a música "  SERÁ QUE PUS UM GRILO NA SUA CABEÇA ? " .

 E fazendo dueto com ele na música " LUZ DE MIM "( uma composição de autoria de DALTONY NÓBREGA , um dos roteiristas do especial ) , a futura " rainha do brega " - segundo seus detratores - a cantora paulistana ROSANA FIENGO ( ABAIXO ) , que só se se consagraria no final de 1987 , com estrondoso sucesso de "O AMOR E O PODER " ......Agora chega de papo ! COM VOCÊS ESSE MOMENTO ÚNICO E TÃO POUCO LEMBRADO DA HISTÓRIA DA TV BRASILEIRA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário