quinta-feira, 9 de junho de 2016

Viagem Musical : Força , Garoto !

Este humilde e limitadíssimo escriba acordou nesta gelada manhã de 9 de junho com um problema , aliás um senhor problema : COMO ESCREVER UM TEXTO NO MÍNIMO DECENTE , COM PALAVRAS CERTEIRAS E CIRÚRGICAS , A RESPEITO DE UMA DAS MAIORES E MAIS POPULARES MÚSICAS DE TODOS OS TEMPOS ? Bom , em todo o caso irei tentar !

 Este escriba também tem a obrigação de confessar uma coisa : jamais fui fã e sempre fui um certo crítico dessa banda ( rock´n roll para mim é atitude , ação e adrenalina : acho os rocks deles "quadrados " demais ! ) . Mas por mais que você não goste de determinada banda ( ABAIXO )  e ainda por cima não entenda rigorosamente nada de inglês , não há como ficar indiferente e não gostar da BOA MÚSICA . Aliás , muito mais do que uma boa música , ela é uma dessas verdadeiras joias raras , que só compostas e gravadas de tempos em tempos !

 Como faria o principal personagem de uma famosa série de filmes de terror irei por partes .......AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA ( 1910-1989 ) , no famoso dicionário que leva o seu nome , deu a seguinte definição para a palavra AMIZADE : " Sentimento fiel de afeição , estima ou ternura entre pessoas que em geral não parentes nem amantes " ......Sinceramente e com todo o respeito ,  a amizade ( ABAIXO )  - VERDADEIRA - é um nobre e raro sentimento que vai muito além do frio e resumido conceito dado pelo MESTRE DAS ALAGOAS , e o principal personagem deste texto que o diga !

 Milionário , jovem , talentoso , bem sucedido profissionalmente ,  mundialmente famoso , constantemente lembrado pela mídia mundial , assediado por jovens e belas fãs  .....o que mais um cidadão como esse ( ABAIXO ) poderia querer ?

Ainda por cima aquele problema envolvendo um velho casal de amigo  , que estava prestes a se separar e sendo ele também seu colega de banda , não era seu . " BRIGA DE MARIDO E MULHER ( ABAIXO )  NINGUÉM METE A COLHER " e  CADA UM COM SEUS PROBLEMAS " , dizem dois antigos ditos populares , mas para ele não era assim : se um amigo sofria ele sofria junto ! Naquela tarde de junho de 1968 ele foi visitar a já quase ex-mulher de seu velho amigo e colega da banda : generoso , gentil e educado - como aliás , é de seu caráter - entregou uma rosa vermelha a ela , a confortou naquele momento dificílimo com palavras de amor e carinho e ainda a animou com muito senso de humor ......

Todo fim de casamento é complicado , quando envolve crianças então , passa a ser algo desesperador e a tristeza daquele menino de apenas 5 anos ( ABAIXO )  , filho do agora quase ex-casal e que era quase que como seu sobrinho querido mexeu com ele.......

Voltando de carro para sua residência e como excelente músico e letrista que é até hoje , durante o caminho começou a cantarolar uma canção e imediatamente as primeiras letras começaram a surgir : " HEY JULES - DON ´T MAKE IT BAD , TAKE A SAD SONG , AND MAKE IT BETTER ", algo mais ou menos como " Ei Jules , não fique para baixo , pegue essa canção ruim e a transforme em algo melhor ".......Algo , porém , não estava legal : o próprio nome do personagem da canção . Imediatamente veio à sua memória um personagem do filme norte-americano OKLAHOMA ! ( 1955 ) chamado JUDE .......Chegando em casa ele imediatamente tocou a música ao piano e faz uma gravação demo : e foi assim que surgiu essa verdadeira pérola dos BEATLES , chamada HEY JUDE ......

       Embora obviamente a música tenha uma criação única e exclusiva de PAUL MACCARTNEY , oficialmente JOHN LENNON ( 1940-1980 - ABAIXO ) é o coautor dela . Motivo : além da velha amizade que os unia e daquela delicada questão dos direitos autorais , foi graças a Lennon que um dos versos da música - '" THE MOVEMENT YOU NEED IS IN YOUR SHOULDER " ( o saudoso vocalista e líder da banda achava que as letras da  música não se referiam apenas a seu filho JULIAN mas também a ele ;

como tem gente que gosta de "ver esqueleto dentro do armário " , muitos fãs entendem que um dos versos da música faz referência à HEROÍNA - ABAIXO - : trata-se do verso " NO MINUTO EM QUE VOCÊ DEIXÁ-LA ENTRAR EMBAIXO DA PELE , VOCÊ COMEÇARÁ A FAZÊ-LA MELHOR " ......) .

 Talvez por temer que a música fosse por acaso um plágio de outra , antes mesmo da sua gravação , Paul a cantava e tocava para qualquer um que encontrasse . Metódicos e perfeccionistas , entre os dias 29 e 30 de julho de 1968 , os rapazes de Liverpool ( ABAIXO ) gravaram a música em 23 sessões , mais como ensaios para aperfeiçoar os arranjos da música do que propriamente para gravá-la ( uma dessas sessões acabou sendo filmada e virou um curta metragem chamado MUSIC ! ) .

O trabalho começou mesmo a valer em 31 de julho com a gravação da música tendo sido iniciada na TRIDENT STUDIOS - estúdio ( ABAIXO )  localizado no bairro londrino de SOHO - e sendo concluída no dia seguinte . Além , obviamente , de Paul ( voz , baixo e piano ) , Lennon ( backing vocal , baixo e violão ) , GEORGE HARRISON ( guitarra e backing vocal ) e RINGO STAR ( bateria e tamborim ) , 36 músicos participaram da gravação tocando 12 tipos de instrumentos musicais  ( até mesmo 2 cornetas chegaram a ser usadas na gravação da música ! ) e praticamente todos eles gravaram também uma sessão de vocais de apoio e palmas .

Como se percebe foi uma produção grandiosa e era praticamente impossível Hey Jude não fazer sucesso ! Lançada em 26 de agosto de 1968 em um disco que tinha como lado B a agitada REVOLUTION , cerca de apenas 3 semanas mais tarde já rendeu um DISCO DE OURO à banda ( ABAIXO ) e em 30 de novembro daquele mesmo ano já haviam sido vendidas cerca de 6 milhões de cópias da música no mundo inteiro ( nessa ocasião a música liderava as paradas de sucesso em 11 países ) .

 Mais de 30 anos mais tarde , em 1999 - 19 anos após o estúpido assassinato de John Lennon e 29 anos após a dissolução da banda - , a música rendeu um disco de PLATINA QUÁDRUPLA ( ! ) à banda . Em 1969 Hey Jude foi indicada a 3 categorias do afamado GRAMMY ( melhor disco do ano , melhor música do ano e melhor canção popular ) , o Oscar da música mundial ( ABAIXO ,A COBIÇADA ESTATUETA DO GRAMMY ) , e inacreditavelmente não levou nenhum dos 3 prêmios ! Arrependidos com a bobagem feita  32 anos antes , em 2001 os organizadores do prêmio incluíram a música no seu HALL DA FAMA .......

O próprio Julian Lennon ( ABAIXO )  lucrou , LITERALMENTE , com a música : as anotações originais , então em seu poder , acabaram sendo leiloadas por 25.000 libras . Em 2002 ele tentou faturou de novo , dessa leiloando as letras originais da música , escritas à mão , mas nessa ocasião o próprio Paul MacCartney que o homenageara 34 anos antes "cortou o seu barato " : ele conseguiu impedir o leilão pelo fato de a citada preciosidade ter desparecido "misteriosamente " de sua casa .......

Bom , chega de papo ! Agora é a sua vez de apreciar uma preciosidade : trata-se do primeiro vídeo de Hey Jude , uma apresentação na TV britânica , mais especificamente no programa THE FROST PROGRAMME - apresentado por DAVID FROST ( ABAIXO ) - em 8 de setembro de 1968 ......COM VOCÊS , OS RAPAZES DE LIVERPOOL !

Nenhum comentário:

Postar um comentário