quarta-feira, 22 de junho de 2016

O Anúncio

" A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO " , é o que diz e determina um dos grandes mandamentos do capitalismo moderno . Mais do que as influenciar os gostos das pessoas , determinar modismos e tendências e  impulsionar as vendas de um determinado produto elas também pode ser icônicas e marcar época , e mesmo aquelas pessoas cujo forte não é a memória hão de se lembrar de campanhas publicitárias que até hoje são comentadas : quem não se lembra , exemplo , daquela propaganda em que um simpático cãozinho enfrentava os mais diversos obstáculos , representando a qualidade dos AMORTECEDORES COFAP ? Houve também aquele baixinho bigodudo e de boné vermelho , que não abria a boca e que durante muito tempo foi o garoto-propaganda da CERVEJA KAISER , então ainda lutando para conquistar " um lugar ao sol " no competitivo mercado brasileiro ......Já que o assunto é publicidade como não se lembrar do versátil e talentosíssimo ator paulistano CARLOS MORENO , que tão brilhantemente viveu o tímido garoto-propaganda da BOMBRIL entre 1978 e 2013 ? As pessoas de memória mais privilegiada também haverão de se lembrar de um simpático e calvo sujeito gordo e de barba e que anunciava os serviços da hoje extinta rede de bancos BAMERINDUS com a sua característica frase : " AH , ESSE BAMERINDUS ! " ......

     Teve também aquele simpático casal de meia idade que anunciava os produtos da hoje extinta rede lojas de móveis e eletrodomésticos DISAPEL e o enganosos e infames anúncios dos CIGARROS HOLLYWOOD  , em que pessoas jovens e bonitas esbanjavam saúde ......Se existe algo capaz de parar os Estados Unidos , justamente a meca do capitalismo moderno , é o SUPER BOWL : trata-se da final do campeonato de futebol americano daquele país e que tradicionalmente é disputada desde 1967 e quase sempre no início do mês de fevereiro . Aproveitando-se disso a rede de TV NBC cobrou a bagatela de 1,7 milhão de dólares por cada minuto de comercial durante a transmissão da vigésima sexta edição desse evento , que aconteceu em 26 de janeiro de 1992 . Também nos Estados Unidos , outra caso curioso : em março de 1988 a PEPSI COLA topou pagar a bagatela de 11,2 milhões de dólares para que seu mais novo garoto-propaganda estrelasse 4 comerciais de TV . Também pudera : ele era ninguém menos do que o midiático rei do pop MICHAEL JACKSON ( 1958-2009 )......O anúncio comercial a seguir não envolveu quantias fantásticas de dinheiro como nos casos citados mas em compensação é garantia certa de MUITO HUMOR e , é claro , o seu autor só podia ser ele : HILTON GORRESEN !........CONFIRA : 

"Não sou muito de acreditar em anúncios ( ABAIXO ) . Mas às vezes,

confesso, pelas vantagens apregoadas, fico tentado a adquirir um

produto. Sabe como é, a carne é fraca.


Esses tempos, encontrei numa revista ( ABAIXO ) o seguinte anúncio :


' Todas as pessoas são iguais. Ratosol faz a diferença. ' A ilustração

mostrava o feliz usuário de Ratosol cercado de belas garotas,


tomando seu uisquinho num iate. E, melhor ainda, sem nenhum rato,

ratazana ou camundongo ( ABAIXO ) para atrapalhar. Quem não deseja uma

coisa dessas ?


Resolvi comprar um spray para experimentar.

 Depois de três

dias as coisas começaram a acontecer. De tardinha, bateram à porta.

Era uma tremenda gata, dessas que aparecem na capa das revistas

para homens.

 Ela já foi perguntando : ' O senhor tem Ratosol em casa ? '

Resposta afirmativa. Então me olhou sedutora :

' Não vai me convidar

para entrar ? '

Incrível, as belas mulheres parece que vinham pelo cheiro.

Vi

que o produto não atraia somente os ratos para eliminá-los ( isso era

secundário ), o que valia mesmo eram os ' efeitos colaterais ' , como

sugerido no anúncio.

No outro dia, adivinhe leitor, atendi ao telefonema de um famoso

apresentador de TV.

Em vez de responder alô, disse ' Ratosol '  e

ganhei um cruzeiro às ilhas gregas. ( ABAIXO , A ILHA DE SANTORINI )

Mais tarde veio o melhor, uma

proposta para escrever e publicar minhas memórias.

O livro ( ABAIXO ) deu pouco trabalho, consegui encaixar no papel todos os

emocionantes lances de minha vida, em menos de um dia –


descontadas as horas de academia, caminhadas, refeições,

descanso e novelas –, mas vendeu mais do que latinha de cerveja no

verão.

 Aliás, todas as edições se esgotaram no exterior, por isso os

leitores brasileiros não chegaram a conhecer essa estupenda obra.


O jatinho ( ABAIXO ) , ganhei em uma aposta com o dono da TAM. Ele

garantia que eu não possuía em casa o spray de Ratosol. Certamente

achou que eu não tinha classe suficiente para pertencer ao

maravilhoso mundo de Ratosol. Ah é ? Então vamos apostar, falei.


Meu iate ( nessas alturas, eu já havia comprado o iate ) contra seu jato

particular. Não preciso dizer o que aconteceu.


Minha desgraça foi acreditar em outro anúncio : ' Nadavit, para o

homem que tem tudo ' . Eu tinha tudo, então o anúncio ( ABAIXO ) era mesmo

para mim. Comprei o produto.

De repente comecei a perder tudo o

que possuía, carros, iates, mansões,

 empresas e até as ' gatinhas '

que sempre juraram que me queriam, não pelo dinheiro,

 mas por

minha beleza interior ( ABAIXO ) . Fiquei a zero, mas, acredite, o produto é bom. "

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