quarta-feira, 8 de junho de 2016

Eu Sou Você Ontem !

Agora iremos fazer um pequeno teste de memória : VOCÊ SE LEMBRA QUAL FOI O ASSUNTO DA SEÇÃO " VIAGEM MUSICAL " DA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA ? Ah , não se lembra ? Pois então iremos refrescar a vossa memória : um dos assuntos daquele dia ( 2 de junho ) foi a carreira do cantor e compositor cearense BELCHIOR ( ABAIXO ) e iniciamos aquele texto citando alguns fatos digamos não muito agradáveis protagonizados pelo grande filósofo de Sobral .......

Bom , agora iremos ao outro lado da moeda , um sujeito de reputação limpa e que com certeza seria motivo de orgulho para qualquer mãe : engenheiro , presidente de várias províncias ( cargo equivalente hoje ao de governador ) , deputado e senador atuante e honesto , nobre ( tinha o título de VISCONDE DE BOM RETIRO ) e que devido ao seu bom trabalho à frente do ministério da Educação foi elogiado por ninguém menos que o imperador DOM PEDRO II ( 1825-1891 - ABAIXO ) ! A respeito dele o culto , sábio , honesto e sensato imperador disse o seguinte : " É A CONSCIÊNCIA MAIS PURA QUE TENHO CONHECIDO " ......Que moral , hein !

 Ainda um outro fato pode ser adicionado ao já respeitável e inatacável currículo de LUÍS PEDREIRA DO COUTO FERRAZ ( 1818-1886 - ABAIXO ) , ou simplesmente CONSELHEIRO PEDREIRA : o de ter participado da colonização - de maneira mínima , é verdade - de uma importantíssima região de Joinville ........

E agora mais uma vez teremos de refrescar a vossa memória : em diversas outras ocasiões comentamos que um velho sonho da empresa que colonizou e loteou Joinville - SOCIEDADE HAMBURGUESA - ,era uma estrada ligasse a já promissora vila de CORYTIBA ( até 1915 a grafia foi essa ) , localizada no planalto da então Quinta Comarca de São Paulo ( o hoje Estado do Paraná só conquistou a sua emancipação política em 19 de dezembro de 1853 ) à colônia Dona Francisca e que com isso seria de fundamental importância para o desenvolvimento da colônia ( os principais produtos fornecidos por Curitiba naquele tempo eram carne , toucinho , couro e gado- ABAIXO , FOTO TIRADA NO SÉCULO 19 DA RUA RIACHUELO , EM CURITIBA  )

 e esse sonho começou a se tornar real em março de 1858 quando foi iniciada a abertura da futura ESTRADA DONA FRANCISCA - a atual rodovia estadual SC-301 ( ABAIXO )  - e que só seria concluída longos 34 anos anos mais tarde , em 1892 .


Uma estrada ligando Curitiba à região não chegava a ser uma novidade : por volta de 1757 teve início a abertura da chamada ESTRADA TRÊS BARRAS e que tinha como seu ponto final a localidade de mesmo nome , equivalente hoje ao município de Garuva . Na verdade o nome ESTRADA era um grande exagero : ela não passava de uma péssima picada ( ABAIXO )  no meio do mato e que era utilizada principalmente por tropeiros ......

Além desse antigo caminho , que durante mais de um século serviu como a única  ligação entre Curitiba e a região , existiam ainda mais 3 picadas - tão precárias quanto a " estrada " Três Barras - e que ligavam a colônia Dona Francisca à região onde futuramente seria aberta a estrada Dona Francisca . ( ABAIXO , KM 47 DA ESTRADA DONA FRANCISCA )

        A primeira delas era chamada de PICADA FRANCESA e fora aberta já em janeiro de 1852 por um grupo de 10 homens  liderados por JOHANN WEBER , feitor de LEONCE AUBÉ ( 1816-1877 ) , representante do Príncipe de Joinville e futuro diretor da colônia Dona Francisca , no período entre 1855 e 1860 . Localizada na margem esquerda do rio Cachoeira , em torno dela e por inciativa de Leonce Aubé , logo acabou surgindo uma comunidade até expressiva e formada quase que exclusivamente por imigrantes suíços de fala e cultura franceses , equivalendo hoje ao bairro SAGUAÇÚ ( ABAIXO ) .

Ainda outra curiosidade em relação à essa picada : a sua abertura teve início a partir de uma antiga sesmaria ( terras concedidas pela coroa portuguesa ) que pertencera ao luso-brasileiro ANTÔNIO DE OLIVEIRA CERCAL e em local onde hoje está o ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE ( ABAIXO )  ......

A segunda picada foi aberta em janeiro de 1854 ,  também por inciativa de Leonce Aubé ( ABAIXO ) : ele partia de um local conhecido como COROA GRANDE , localizado a pequena distância do local de confluência dos rios CUBATÃO e DA PRATA , e como foi aberta por uma equipe liderada pelo tenente JOÃO RICARDO PINTO , acabou recebendo o nome de PICADA DO PINTO ( SEM TROCADILHOS , POR FAVOR ! ) .

E por fim , a outra picada era chamada de CUBATÃOSTRASSE - ou ESTRADA CUBATÃO - e foi aberta naquele mesmo ano de 1854 por um grupo liderado pelo agrimensor alemão CARL AUGUST WUNDERWALD ( 1815-1868 ) , o maior desbravador de Joinville em seus primórdios , partindo da localidade de ANABURGO ( ABAIXO , A ESCOLA LOCAL E QUE É A MAIS ANTIGA DE JOINVILLE , TENDO SIDO CRIADA EM 1854 )  rumo às margens do citado rio .

Aliás , o mesmo Wunderwald explorou as regiões dos rios Cubatão , Da Prata e Seco nessa mesma época e foi justamente graças à ele que foi escolhido o local onde teria início a abertura da estrada Dona  Francisca : um local às margens do rio Seco ( ABAIXO )  .

 Não se tratava de um imenso deserto verde , ocupado tão somente por " bugres " e animais : a exemplo de outras regiões de Joinville , lá existiam fazendas e moradores luso-brasileiros , entre eles os poderosos GOMES DE OLIVEIRA , família de origem açoriana que deu as cartas política e economicamente - juntamente com várias outras famílias luso-brasileiras - na cidade entre as décadas de 1890 e 1930 . ( ABAIXO , PROCÓPIO GOMES DE OLIVEIRA , PREFEITO DE JOINVILLE ENTRE 1903 E 1907 E ENTRE 1911 E 1915 )

Vale lembrar também que boa parte dessa região fazia parte daquelas 25 léguas quadradas de terras ganhas como dote por ocasião do casamento do Príncipe de Joinville coma Princesa Dona Francisca em 1843 ......( ABAIXO , UM DOS PRIMEIROS MAPAS DE JOINVILLE E REGIÃO )

Em março de 1859 o conselheiro Pedreira ( ABAIXO )  foi escolhido pelo governo imperial para fiscalizar o andamento das obras da abertura da estrada Dona Francisca e é aí que ele entra na história de Joinville , ou melhor da região que levaria o seu nome......E ele ficou abismado : não só pelo bom andamento das obras como também pela maravilhosa beleza da região . Também deve ter agradecido aos céus e ao imperador pela sua escolha para aquela missão.........

        Em 15 de abril de 1859  um generoso Leonce Aubé - quase uma mãe - , em nome da direção da colônia Dona Francisca , deu um presente ao valoroso e maravilhado engenheiro-político-nobre . E que presentão : uma grande quantidade de terras com 500 braças de extensão  , que em breve seriam loteadas dando origem a uma localidade que recebeu o nome de PEDREIRA embora já há mais de um ano várias famílias de imigrantes europeus - quase todos alemães - já vivessem na região ( ABAIXO ) , trabalhando na abertura da estrada .

 Como quase todos ali eram alemães e luteranos , a primeira igreja dessa religião surgiu quase na mesma época do surgimento do povoado mas , curiosamente , a primeira escola só surgiu em 1864 : a SCHULGEMEINDE PEDREIRA - ou GRUPO ESCOLAR PEDREIRA - foi criada pelos próprios moradores locais , tendo a princípio 27 " sócios " que não só pagavam os salários dos professores como também contribuíram para uma espécie de pecúlio destinado à construção de um prédio para a escola . Na Alemanha existe um velho ditado que é o seguinte : " QUANDO DOIS ALEMÃES SE ENCONTRAM APERTAM-SE AS MÃOS . MAS QUANDO SÃO TRÊS , FORMAM UM CLUBE " . Fiéis à essa máxima , os moradores locais acabaram criando inúmeras entidades culturais , assistenciais , recreativas e beneficentes , das quais a principal era a UNTER UNS PEDREIRA - ou ENTRE NÓS PEDREIRA - , uma entidade recreativa e de teatro amador fundada em 1889 e cujas constantes peças teatrais encenadas em seu modesto palco eram faladas em alemão . Com a truculenta CAMPANHA DE NACIONALIZAÇÃO , realizada entre 1938 e 1945 , todas essas entidades acabaram sendo extintas......( ABAIXO , ANTIGA SOCIEDADE DE ATIRADORES QUE EXISTIU NAQUELA REGIÃO )

É claro que a abertura da estrada Dona Francisca acabou sendo importante para o surgimento e desenvolvimento desse lugar mas dois empreendimentos particulares acabariam sendo decisivos para isso ; o primeiro foi a SERRARIA pertencente ao próprio Príncipe de Joinville e que funcionou onde hoje está uma das estações da COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE ( a madeira era escoada pelo antigo porto do Mercado Público e que estendia até a altura da rua Sete de Setembro- ABAIXO  )

e a outra , principalmente , foi a USINA DE AÇÚCAR ( ABAIXO ) pertencente a um dos irmãos do príncipe , o DUQUE D ´AUMALE e que chegou a ser possivelmente a maior usina do Estado , produzindo em média 120 pipas de aguardente .......

O crescimento do povoado acabou sendo tão intenso , que pela lei estadual número 439 , de 11 de novembro de 1939 , ele acabou sendo elevado à categoria de DISTRITO DE JOINVILLE . Só que havia um problema : no Estado de São Paulo já existia uma cidade com o nome de Pedreira ......Por meio de outra lei estadual , dessa vez de 31 de dezembro de 1943 , o distrito passou a ter o nome de PIRABEIRABA - nome de um dos rios da região e que em língua tupi significa "PEIXE BRILHANTE " . Passaram-se mais 10 anos e em sessão da Câmara de Vereadores de Joinville  realizada em dezembro de 1953 , incrivelmente por apenas 1 voto Pirabeiraba ( ABAIXO ) não conquistou a sua emancipação política .......

Volta e meia esse tema sempre ressurge , enfatizando , entre outras coisas , a grande força  econômica daquela  região ( segundo estudo divulgado em 1996 , Pirabeiraba - ABAIXO - seria um dos 30 maiores arrecadadores de impostos do Estado; atualmente o distrito - que tem uma área de 400,36 quilômetros quadrados e uma população de apenas cerca de 4.500 pessoas , isso considerando-se apenas a sua reduzida área urbana , de 21,46 quilômetros quadrados  )

mas A VERDADE é que os destinos do distrito e de Joinville são um só : visitar e contemplar as suas maravilhosas belezas naturais ( ABAIXO )  - especialmente de localidades rurais como CANELA , RIO BONITO , ESTRADA BONITA , QUIRIRI e ESTRADA RIO DA PRATA - é algo equivalente a rever um álbum de antigas fotografias , lembrando muito daquela bucólica , pacata e germânica Joinville que existiu até a década de 60 ......

O vídeo do dia - uma ótima reportagem da TV RIC RECORD JOINVILLE - conta um pouco mais a respeito desse belo recanto de Joinville ( ABAIXO ) que ainda consegue manter intactas velhas tradições alemãs , inclusive dialetos desparecidos há muito tempo......VALE A PENA CONFERIR !

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