terça-feira, 14 de junho de 2016

E Por Falar Em Pai.....

Aquele homem vindo da distante , gelada e ultra católica Polônia ainda quando era adolescente e que teve seu nome abrasileirado para ANTÔNIO , jamais poderia imaginar que ao levar o seu filho recém recém nascido , e chamado ROBERTO , para ser batizado estaria prestes a ter um problema : o padre só aceitava batizar crianças que tivessem nomes de santos ou santas........ Não sabiam o homem e o tal padre , que pelo jeito não conhecia muito a história da instituição da qual fazia parte , que na vastíssima lista de santos da Igreja Católica existem dois santos chamados ROBERTO : o primeiro deles foi um padre e mais tarde cônego francês da região de Auverne  - ROBERTO DE TURLANDE -  , que viveu entre os remotos anos de 1001 e 1067 e que mesmo sendo membro de uma riquíssima e da alta nobreza acabou renunciando a tudo , tendo construído um hospital para pobres e peregrinos e mais tarde fundando um mosteiro chamada LA CHAISE DIEU ( " a cadeira de Deus " ) . Venerado ainda em vida ( a data de sua celebração é 17 de abril ) , acabou sendo oficialmente tornado santo apenas 3 anos após sua morte.....Já o outro - ROBERTO BELARMINO - viveu entre os anos de 1542 e 1621 , foi um jesuíta , professor de teologia , um dos mais ferrenhos e principais integrantes de um movimento chamado CONTRA-REFORMA ( movimento da Igreja que visava fazer frente à expansão das religiões protestantes ) e teve a desonra de notificar o grande cientista GALILEU GALILEI para renunciasse às suas ideias . Tornado oficialmente santo apenas em 29 de junho de 1930 ( a data de sua celebração , no entanto , é 17 de setembro )  , é considerado padroeiro , entre outros e vejam que ironia , DOS CONSELHEIROS.......Para resolver aquele "sinuca de bico " , a solução encontrada pelo homem foi a mais simples possível : o garoto tornou-se seu meio-xará , passando a se ter o nome de ANTÔNIO ROBERTO .......Já estamos em 28 de fevereiro de 1975 e a edição da revista PLACAR ( tradicional revista de futebol em circulação desde março de 1970 )  publicou uma carta daquele rapaz aloirado , perto de completar 18 anos de idade  , e endereçada ao personagem CAPU ( irreverente personagem que existia na seção de cartas daquela revista ) : " Eu queria mandar-lhe um caneco de chope ( vazio , é claro ) . Mas não confio muito nos Correios . Por isso , caso você queira , terá de vir buscá-lo " ......

       Essa foi a primeira demonstração pública de uma de suas marcas registradas : O BOM HUMOR . Até perto de completar 22 anos esse rapaz - que trocou a sua bucólica , pacata e natal Rio Negrinho por Curitiba e ,  mais tarde , São Paulo - ainda não decidira o que faria e pretendera , e tentara , ser engenheiro florestal , geólogo e comunicador visual . No entanto , a sua vida tomaria um novo rumo naquele abril de 1979 : seus vastos conhecimentos de língua portuguesa , aliados a uma antiga paixão pela leitura , garantiram-lhe uma vaga como revisor no jornal A NOTÍCIA , na época ainda funcionando na rua Abdon Batista.......Sem que ele jamais tivesse imaginado e se planejado para isso ,  a partir de então fez de tudo um pouco : integrante da chefia de reportagem do jornal , repórter , repórter da então recém criada RBS TV Joinville , editor de sessões ( incluindo a policial ) e até empresário , tendo sido sócio da agência de publicidade EDM LOGOS . Curiosamente só mais de duas décadas mais tarde se formaria naquilo que ama tanto quanto a sua família , a leitura e o alviverde e italianíssimo PALMEIRAS ( Bom , até os grandes homens erram......) e que encara como um verdadeiro sacerdócio : O JORNALISMO ( a princípio ele não pretendia ser jornalista ) ......O jeito aparentemente sisudo de ANTÔNIO ROBERTO SZABUNIA esconde um sujeito que além da inteligência , competência , bom humor , excelente senso de observação e de ser aquele tipo de pessoa fácil de se fazer amizade , tem uma incrível capacidade : A DE SABER CONTAR HISTÓRIAS . Desde 2007 os privilegiados leitores do jornal NOTÍCIAS DO DIA podem saboreá-las em suas crônicas às quintas-feiras , nos seus perfis de pessoas comuns - algumas até exóticas e folclóricas - e ocasionalmente ainda em algumas matérias . Ah , é claro : desde 2014 os leitores do ALAMEDA CULTURAL também podem dividir esse privilégio , geralmente às terças-feiras......Diz um velho ditado que "ATRÁS DE TODO GRANDE HOMEM EXISTE UMA GRANDE MULHER " só que no caso de Szabunia existe também outro grande homem : o seu saudoso pai 'importado " da Polônia ......Na comovente crônica de hoje e do alto de toda a vasta experiência adquirida ao longo de seus 59 anos recém completados , um dos decanos da imprensa joinvilense e também uma das figuras mais conhecidas e queridas de Joinville faz uma justíssima homenagem a esse homem tão fundamental em sua  vida .......CONFIRA : 

"Como assim , ' ...por falar em pai ' ? Quem aí levantou o assunto ? Nem é Dia dos

Pais, faltam dois meses ainda.

Ou será que já é agosto e eu hibernei durante a

primeira metade do inverno ?

Meu ! Quantas medalhas já ganhamos ?


Ora, nada disso, claro que não estamos em agosto. Quem falou em pai foi a

minha agenda : amanhã, 10 de junho, meu pai faria 82 anos, vivo estivesse ( ele

faleceu há quase quinzen ). Ou 84, se tivesse sido registrado corretamente. Pois

é, meu pai nasceu no dia 10 de junho de 1932, mas foi registrado somente dois

anos depois. Talvez pelas dificuldades de acesso a algum cartório próximo da

localidade polonesa em que nasceu, Terebejno ( ABAIXO ) . Sei lá...


Enfim, vaidoso como era, já na fase adulta, em Rio Negrinho ( ABAIXO , UMA DAS PAIXÕES DO PAI DE ROBERTO : O IPIRANGA FUTEBOL CLUBE , EM FOTO DE 1966 ) , ele se

aproveitava do registro equivocado para escamotear dois anos da idade real.

Eu mesmo ficava invocado no tempo de piá, pois sempre que chegava o

aniversário do polaco Antônio, ele respondia a mesma coisa : ' Faço 32 ' .

 Os

amigos engoliam a história todo ano, só a família é que sabia qual era a idade

verdadeira. Um dia encafifei e perguntei como era possível todo ano ele fazer

os mesmos 32. Diante do questionamento, ele admitiu : ' É que eu nasci em 32 ' .

Ah, então o 32 que sempre se repetia não era a idade, mas o ano de

nascimento. Esperto o Antoninho. ( ABAIXO , O AINDA MENINO ROBERTO E SEU SAUDOSO PAI )


Vivi muitos bons anos com meu pai em Rio Negrinho. Entre incontáveis

recordações, logo abre-se a gaveta do Natal de 1970. ( ABAIXO , VISTA GERAL DE RIO NEGRINHO , EM FOTO DE 1970 )

Esperando ganhar mais

alguma arma da Estrela para meu arsenal, além da inevitável gaitinha de boca

Hering ( ABAIXO ) e alguns quilos de chocolate Buschle, tive uma baita surpresa.

No dia

24, no meio da manhã de sol, eis que estaciona em frente à nossa casa a

camionete da Comercial Miner. O motorista ( Eládio, acho ) cumprimenta os de

casa e, sem falar mais nada, sobe na carroceria e de lá pede uma mãozinha

pra descer uma maravilhosa, reluzente e imponente Monark Olé 70, azul.

Com

barra circular ! Minha primeira bicicleta ! Quando meu pai chegou, perto da hora

do almoço, eu já fazia levantar poeira no nosso beco.

Acho que o Eládio

estragou a surpresa. Mas os olhos do Antoninho refletiram o brilho dos meus, e

aquele foi um dos mais felizes Natais da minha vida. ( ABAIXO - À DIREITA - O ROBERTO ENTÃO COM 14 ANOS RECEBENDO , NÃO UM PRESENTE NATALINO , MAS SIM UM DIPLOMA ESCOLAR )


Aos 18 anos fui morar com mamãe em São Paulo ( ABAIXO , UM DOS JÁ CONSTANTES E IRRITANTES ENGARRAFAMENTOS PAULISTANOS , EM FOTO DA DÉCADA DE 70 ) , depois casei-me e me

radiquei cá em território joinvilense.

Nas idas a Rio Negrinho, ia com meu pai

ao boteco, jogar truco com os amigos.

O diabetes mal controlado o derrotou no

dia 31 de agosto de 2001, aos 67 anos ( no registro, pois na verdade tinha 69,

somando-se os dois que ele escamoteava na juventude ).


E ainda por falar em pai, há onze dias perdi mais um. Affonso Fleischmann,

meu sogro, nos deixou aos 88 anos.

A saúde sempre de ferro o traiu nos dois

últimos anos de vida, diminuindo-lhe a mobilidade e impedindo uma de suas

maiores alegrias: trabalhar. Se fizerem um ranking dos melhores marceneiros e

montadores de móveis de Rio Negrinho, com certeza o seu Affonso ocupará o

pódio. Lá em outra dimensão vai se formando novamente a fábrica da Cimo. ( ABAIXO )


Meu ' diadek ' ( NOTA DO BLOG : " avô " , em polonês ) na lustração, meu sogro na montagem, meu pai na embalagem, tio

Luiz na expedição... Todos eles, de alguma forma, meus pais. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário