quinta-feira, 26 de maio de 2016

Viagem Musical : Os Esquecidos

Dizem os ASTRÓLOGOS e quem acredita no suposto poder dos SIGNOS que  as pessoas nascidas entre 21 de maio e 20 de junho e que portanto são do signo de GÊMEOS ( ABAIXO ) têm entre as suas características o fato de serem imaginativas , generosas e inconstantes .

Por trás de cada história há um fato , ou melhor , OUTRA HISTÓRIA : a constelação ( ABAIXO ) que dá nome ao signo ( GEMINI , em latim ) tem como suas principais estrelas CASTOR e PÓLUX ,

ou seja , os nomes dos filhos gêmeos do deus JÚPITER ( ABAIXO ) e que teriam libertado , de maneira heroica ,a sua irmã HELENA durante a famosa GUERRA DE TROIA . Crenças e mitologia à parte , na história da tão pouco conhecida música de um pequeno país europeu localizado ao norte daquele continente a palavra GÊMEOS remete a dois músicos talentosos e visionários , que lideraram e formaram uma banda de relativo sucesso - principalmente em seu país - e que infelizmente não tiveram o devido reconhecimento pela sua arte .......

Naturais da cidade holandesa de VOORSCHOTEN ( não foi erro de digitação : vá se acostumando com nomes como esse.....) , onde nasceram em 10 de outubro de 1947 , os irmãos gêmeos CHRIS e GERARD KOERTS  ( ABAIXO , GERARD KOERTS ) desde a mais tenra idade já maravilhavam sua família e amigos compondo , tocando e cantando as suas próprias músicas e a partir de 1962 começaram a levar a sua carreira mais a sério : nesse ano participaram de um concurso de talentos - algo até bastante comum na Holanda- e , embora  não ganhando ,  tiveram destaque e isso os estimulou a dar continuidade à suas carreiras , passando a adotar o nome de THE SINGING TWINS , ou algo como OS GÊMEOS CANTANDO .

 No período que se estendeu até 1965 fizeram única e exclusivamente música instrumental e nesse ano ocorreu a primeira grande mudança em suas carreiras : passaram a adotar o nome de THE SWINGING STRINGS e a geralmente cantar covers de nomes que faziam sucesso naquele momento , especialmente os BEATLES e a banda inglesa THE YARDBIRDS ( ABAIXO ) .

 Também adquiriram novos aparelhos de som a, se preocupar com a qualidade técnica das músicas e até a contar com a participação de 3 belas dançarinas em suas apresentações . Em 1966 já faziam sucesso em várias regiões da Holanda ( nessa época já havia até um fã clube dos irmãos gêmeos  e que contava com 250 membros ) , acumulavam vitórias nos tradicionais concursos de talento e , embora ainda muito jovens , era reconhecidos pelo seu virtuosismo e pelo perfeccionismo . Porém , os irmãos Koerts não estavam nem um pouco satisfeitos : queriam fazer um tipo de música mais autoral e conceitual e alçar voos mais altos .......( ABAIXO , CHRIS KOERTS )

      Já fortemente influenciados por nomes como os do genial guitarrista JIMI HENDRIX ( 1942-1970 - ABAIXO ) , de MOBY GRAPE ,  da banda norte-americana JEFFERSON AIRPLANE e , principalmente , do rock progressivo que se fazia na costa oeste dos Estados Unidos , em 1968 os irmãos acabaram formando uma banda chamada OPUS GAINFULL , juntando-se à eles os seguintes músicos : o baixista HANS ZIECH ( que já havia tocado com os irmãos alguns anos antes ) e  o baterista CEES KALIS .

O rock ´n roll sempre foi um universo quase que exclusivamente masculino , com raríssimas bandas constituídas apenas por mulheres e poucas bandas tendo uma mulher à sua frente , mas não liberal Holanda e , mais especialmente , para os irmãos Koerts : MANUELA BERLOTH ( ABAIXO )  , com  seu cabelo , digamos , diferente , acabou sendo escolhida para ser a vocalista da banda . Pouco tempo depois , outra mudança : como OPUS GAINFULL era um nome não lá muito brilhante e pouco comercial , optou-se por mudar o nome da banda para EARTH AND FIRE  após um show na cidade holandesa de BEVERWEIJK ( êta nome ! ) .......

Essa não seria a última das mudanças : não muito contentes com o vocal de MANUELA , em setembro de 1969 os irmãos acabaram substituindo pela bela e atraente JERNEY KAAGMAN ( ABAIXO )  . Antes da escolha da nova vocalista , os irmãos chegaram a dividir os vocais da banda e a Earth and Fire chegou a abrir os shows da turnê da banda GOLDEN EARRING , que era bastante popular na Holanda .

Também naquele ano de 1969 a banda venceu um concurso de talentos e em virtude disso gravou 3 músicas , só que havia um porém :mesmo tendo vencido o concurso , não lhes foi oferecido um contrato por alguma gravadora e tudo voltou à estaca zero , mas não por muito tempo .......Em 1970 a Earth and Fire gravou seu primeiro disco , que levou o mesmo nome da banda ( ABAIXO ) e que teve como destaques as músicas SEASONS e RUBY IS THE ONE , que venderam respectivamente perto de 60.000 e 40.000 cópias , e até 1976 a banda gravou 3 discos que alcançaram relativo sucesso : SONG OF THE MARCHING CHILDREN ( 1971 ) , ATLANTIS ( 1973 ) e TO THE WORLD OF THE FUTURE ( 1975 ) .

Porém , a partir de 1977 as coisas começaram a mudar : com o estrondoso sucesso de dois gêneros musicais então na moda - FUNK e DISCO MUSIC - a Earth and Fire ( ABAIXO ) aos poucos foi caindo no esquecimento até se dissolvida , em 1983 .......

      Houve uma única exceção : o disco REALITY FILLS FANTASY ( 1979 - ABAIXO  ) e que foi puxado justamente pelo maior sucesso da banda , WEEKEND . A música chegou a liderar as paradas de sucesso holandesas durante 3 semanas consecutivas , vendeu algo próximo a 210.000 cópias e também teve grande repercussão na Alemanha , Suíça , Dinamarca e Portugal ( de todas as músicas da banda , apenas MEMORIES , de 1972 , alcançou um sucesso semelhante ) .

 Algo talvez explique tanto sucesso , além , é claro , da qualidade e da boa levada da música  : O SEU CLIPE  . As feministas que por ventura estejam lendo estas mal escritas linhas que nos perdoem : mas fica difícil não prestar atenção em um vídeo em que uma bela jovem - a vocalista Jerney Kaagman ( ABAIXO ) - , vestindo um justíssimo macacão azul , faz uma dança com sensuais e ondulantes movimentos.......

A Earth and Fire ainda retornaria por um breve período , entre 1987 e 1990 , mas já sem os irmãos Koerts e tendo apenas a vocalista Jerney e o baterista AB TAMBOER como remanescentes da formação que chegou a fazer sucesso nos anos 70 (  nessa nova fase a banda chegou gravou  aquele que o seu nono e último disco PHOENIX , de 1989 )  e ao longo de sua existência fez sucesso apenas em alguns países europeus , sem jamais ter tido projeção mundial , principalmente no velho e  poderoso eixo Estados Unidos-Reino Unido .


Bons músicos , uma bela e talentosa vocalista , boas produções competentes produtores , uma dupla de irmãos talentosos e visionários , uma série de sucessos em seu país ( dos 45 singles da banda , nada menso do que 36 estiveram na lista das músicas mais ouvidas na Holanda ) .......então por que a banda jamais decolou mundialmente ? Talvez  algo  que ajude a explicar isso sejam as contantes mudanças de formação da banda : foram , no total , 14 músicos ......Bom, agora chega de papo : COM VOCÊS O SOM DE EARTH AND FIRE !


Um comentário: