segunda-feira, 9 de maio de 2016

Som de Joinville : Vem Pra Cá , Vem Pra Cá !

Assim cantava no primeiro verso de  uma de suas últimas músicas o saudoso cantor-poeta Agenor de Miranda Araújo Neto , ou melhor , CAZUZA ( 1958-1990- ABAIXO ) :

 " Um homem pode se afobar / E pegar o caminho errado /

Homem que é homem volta atrás / Mas não se arrepende de nada / Sabe que a vida é pra lutar / Contra um dragão invisível / Que mata os sonhos mais banais / Que acha que é tudo impossível " .......

Essa canção - TUDO É AMOR - , de autoria do próprio Cazuza em parceria com F. FINOCHIARO , poderia perfeitamente servir de música-tema para a trajetória de vida de um dos nossos personagens do dia : filho de um casal de imigrantes de limitadíssimos recursos financeiros e nascido no bairro da Lapa ( ABAIXO ) - reduto da mais pura e fina boemia carioca -  , desde cedo ele aprendeu que nada na vida é fácil e tudo precisa ser arduamente conquistado .

 Em virtude da condição financeira de sua família , até mesmo um sonho não muito ambicioso era algo complicado de se realizar : aos 14 anos de idade , quando cursava Contabilidade , teve de interromper os estudos e ajudar no reduzidíssimo orçamento familiar trabalhando nas ruas cariocas ( ABAIXO , A HOJE BADALADA PRAIA DE COPACABANA , EM FOTO DOS ANOS 40 ) vendendo carteiras para título de eleitor e canetas , tendo sido diversas vezes preso pela polícia ( é , no Brasil um trabalhador honesto vai em " cana " ! ) .......

Porém ,uma pessoa que aparentemente parecia ser muita durona e de "coração de pedra "( ABAIXO )  , um chefe de fiscalização chamado MEIRA LIMA , teve a grande sensibilidade de perceber que aquele garoto tinha algo de muito especial e o inscreveu em um concurso de locutores que seria realizado na hoje extinta RÁDIO  GUANABARA .

O garoto venceu o concurso mas logo acabou se deparando com aquela que talvez tenha sido a primeira grande decepção de sua vida : o salário era muito baixo......

Logo ele acabou aprendendo que além de tudo na vida ser difícil a CRIATIVIDADE poderia ser a sua grande companheira , amiga e ferramenta para garantir a sua árdua sobrevivência : acabou montando um serviço de alto-falante na barca Rio-Niterói ( ABAIXO ) e com as economias montou um bar......péssima decisão !

 Falido e endividado , não lhe restou outra alternativa do que praticamente reiniciar a sua vida : aos 23 anos de idade acabou trocando os quentes e ensolarados ares cariocas pelo frio e a garoa de São Paulo ( ABAIXO , A AVENIDA SÃO JOÃO , EM SÃO PAULO , EM FOTO DE 1954 ) . Na chamada " Pauliceia Desvairada " - como gostava de chamar aquela cidade o escritor , professor e folclorista MÁRIO DE ANDRADE ( 1893-1945 ) - conseguiu um emprego como locutor na RÁDIO NACIONAL e algum tempo depois passou a ter o seu próprio programa , chamado A CARAVANA DO PERU QUE FALA ( KKKK!!!!! ) .......

O sucesso de seu programa o motivou , em 1959 , - em parceria com um alemão e um velho amigo seu , um radialista oriundo de Niterói chamado MANUEL DA NÓBREGA ( ABAIXO ) - a se arriscar em uma curiosa empreitada : a venda de baús cheios de presentes e que eram pagos antecipadamente em 12 parcelas .

       Revelando um incomum sendo de empreendedorismo e um tino comercial incrível , acabou sendo  o único dos três sócios a dar prosseguimento ao negócio e em 1962 acabou fazendo uma aposta ainda mais arriscada : comprou um horário na hoje extinta TV PAULISTA ( ABAIXO ) e tendo o seu próprio programa , isso em uma época em que ter um aparelho de TV - por sinal , mais caro que uma vitrola - era um privilégio de alguns poucos privilegiados .

 Em uma época em que a TV brasileira ainda engatinhava faltava alguém que deixasse a sua marca , que revolucionasse a maneira de se fazer televisão , que se aproximasse das classes trabalhadoras e os visse como possíveis telespectadores e consumidores e que criasse um nova maneira de se comunicar . Requisitos para isso , ele ( ABAIXO ) tinha mais que de sobra : havia já 4 anos - desde 1958 - era locutor em anúncios comerciais na TV e tinha criatividade , esperteza , visão ,  revelara ter também muita sorte e , acima de tudo , era muito mas muito talentoso.......

Alguns anos mais tarde a TV Paulista seria adquirida pela TV Globo , emissora carioca que nascera em 1965 como fruto de uma parceria do multi milionário das comunicações ROBERTO MARINHO ( 1904-2003 ) com a multinacional norte-americana TIME LIFE e sob as bençãos da nada saudosa ditadura militar então vigente e após passagens também pelas TVs TUPI e RECORD , em 1981 enfim um velho projeto de quase 20 anos saiu do papel : a partir do espólio paulista da extinta TV Tupi , ele ( ABAIXO ) criou a sua própria emissora que dentro de uma década se tornaria a segunda maior do país , perdendo apenas para a poderosa Globo e sendo caraterizada por um tom popularesco e de gosto duvidoso , voltado para as classes C, D e E .

 Na virada do século 20 para o século 21 - pouco dias depois de completar 7 décadas de vida ( nasceu em 12 de dezembro de 1930 ) , aquele outrora garoto de origem modesta e que vivia tendo problemas com a polícia  era agora um dos homens mais ricos , populares e influentes , sendo dono de um império que àquela altura era formado por 33 empresas e que movimentavam em média cerca de 1,6 bilhão de reais por ano !

 Obviamente você percebeu quem é essa pessoa : SEÑOR ABRAVANEL , ou melhor , SILVIO SANTOS , sem sombra de dúvida o maior comunicador brasileiro de todos os tempos e que dificilmente virá a ser superado . Certamente a mais imitada de todas as personalidades públicas brasileiras , o " HOMEM DO BAÚ " também é sinônimo  de ROCK ´N ROLL , e dos bons :

 em 2012 os músicos joinvilenses RAPHAEL SCHMITZ , FELIPE LEME , ONILDO MEDEIROS e RUBENS ELLING JÚNIOR juntaram-se para formar uma banda cujo nome faz uma bem humorada paródia com o multimilionário comunicador e empresário carioca , SILVIO SAINT......( ABAIXO )

Ultimamente os rapazes vem contando com a luxuosa participação da fotógrafa-cantora KALINA GRABOWSKI , a KIKA ( ver texto SOM DE JOINVILLE : ERA UMA VEZ UM PRESENTE ....., de 2 de maio ) e no vídeo do dia fazem um cover - com um toque bem especial - de um sucesso da banda finlandesa HIM ( ABAIXO ) ......VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário