segunda-feira, 23 de maio de 2016

Poesia e Saudade

Era um uma noite chuvosa de março de 2011( ABAIXO )  , não me lembro exatamente o dia , mas mesmo assim o sacrifício valeria a pena : naquela noite aconteceria mais um dos hoje saudosos SARAUS da Biblioteca Pública de Joinville .

Curiosamente o sarau daquela noite não aconteceria na própria Biblioteca - à época funcionando no prédio , no bairro Anita Garibaldi , onde anteriormente existira o complexo cultural-gastronômico PIAZZA ITÁLIA e que atualmente sedia a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ( ABAIXO ) -

 mas sim em um prédio vizinho , localizado na pequena e pacata rua Senhorinha Soares : desde 2004 o prédio , de número 62 , sedia , entre outros , o CÍRCOLO ITALIANO DI JOINVILLE ( ABAIXO ) e aquele local diferente era apenas o prenúncio do que estava por vir.......

Ao me dirigir àquele local sabia apenas que haveria um apresentação musical e ao chegar ao auditório a primeira e agradável surpresa : ali estava presente a maestrina e violinista FABRÍCIA PIVA ( ABAIXO ) , que participaria da apresentação ( para ser sincero , só soube quem era naquele momento e por meio de uma velha amiga que acompanhava o trabalho da maestrina-violinista já há algum tempo ) .

Após ser anunciado o nome do grupo ( ABAIXO )  que faria a apresentação - POEMA SONORO ( ? ) - , o grupo em questão tocou a belíssima e filosófica CÁPSULA DO TEMPO : aquilo foi apenas o início de uma noite mágica !

Aliás , a palavra MÁGICA é ainda insuficiente para definir o que foi aquela apresentação : PAZ , TRANQUILIDADE e LEVEZA , certamente foram essas as sensações que eu e as demais pessoas que surpreendentemente lotaram o auditório do Circolo Italiano  ( ABAIXO ) tiveram ......

Com tantas MEDIOCRIDADES MUSICAIS que desde a década de 90 infestam a música brasileira e vêm maltratando os ouvidos de todos , mesmo daqueles que detestam esse tipo de "música " , era uma gigantesca e agradabilíssima surpresa saber que uma das poucas , e infelizmente , ainda quase que desconhecidas vidas inteligentes musicais era de Joinville e ainda por cima brindando a todos com versos inspiradíssimos , como estes : " O pássaro / Conhece o horizonte / A redondez / Da Terra / E a primavera que anuncia / No canto solitário / E na espera ".......

Voltei para casa , debaixo de chuva ,  não só contente por ter tido o privilégio de ter assistido a um grande espetáculo mas também com a sensação de ter sido uma das testemunhas de uma grande história que poderia estar sendo escrita : o grupo POEMA SONORO ( ABAIXO ) , sem exagero algum , tinha todas as condições de vir a se tornar um dos grandes nomes da música brasileira num futuro não muito distante......

Essa história , na verdade , tivera início 4 anos antes , em um recital de piano realizado no teatro Juarez Machado : a apresentação do pianista , tecladista , professor de música e compositor MARCO AURÉLIO SCHMIDT  ( ABAIXO )

contou com a participação do engenheiro - por contingência do "pão nosso de cada dia " - e percussionista - por talento e hobby - CASSIANO GARCIA DA SILVA ( ABAIXO )  . Imediatamente ali surgiu a ideia de se formar um grupo musical e não seria um grupo comum......

      A ideia era formar um grupo que a princípio teria o nome de MP-7 - mais tarde SÓTÃO ( em função de os ensaios acontecerem no sótão da casa de Cassiano ) e que contaria com 7 membros com formações musicais , influências e estilos distintos . Porém , em 2008 , o projeto começaria a ganhar outros rumos : a dupla estava presente na plateia que assistiu a uma apresentação do TEATRO DE BALÉ BOLSHOI e ficou encantada com a voz , assim como provavelmente todos ali , de uma jovem e bela  cantora de traços orientais .......Marco Aurélio venceu a sua costumeira timidez e se apresentou a ela , comentando sobre o projeto : PATRÍCIA SAYURE DE MELLO ( ABAIXO ) aceitou na hora !

Em 2009 seria a vez de CARLOS ALBERTO GOMES FILHO se juntar ao grupo e finalmente , em 2010 e após várias mudanças de formação , o Poema Sonoro teria a sua formação definitiva : Marco Aurélio ( teclado ) , Eduardo dos Santos ( um ex-aluno de Marco Aurélio , no saxofone e na flauta ) , Cassiano ( percussão ) , Carlos ( voz ) e Patrícia ( voz ) . ( ABAIXO , RESPECTIVAMENTE , CARLOS E EDUARDO )


Embora o grupo tenha tido as mais variadas influências , principalmente da MPB - através de nomes , como o instrumentista EGBERTO GISMONTI , a cantora gaúcha ADRIANA CALCANHOTTO , o compositor-cantor paulistano NANDO REIS , o compositor-cantor pernambucano LENINE e mais especialmente o compositor-cantor carioca-mineiro MILTON NASCIMENTO ( ABAIXO ) - os seus membros nunca gostaram de rotular o tipo de música que faziam .

Talvez a melhor definição para o som do Poema Sonoro tenha sido dada por Marco Aurélio : POEMA SONORISMO , ou seja , um som totalmente único , específico do grupo e inimitável . Como o próprio nome já indicava a proposta do grupo era musicar e divulgar poemas de nomes tanto de Joinville - como MALÚ BARNI , CACO DE OLIVEIRA , NORBERTO WELL e BETTINA WEEGE - quanto de Santa Catarina - nomes , como LINDOLF BELL , JUDITH LAUS BAYER , LAUSIMAR LAUS e RENATA PAZ - e nos mais diversos tipos de ambiente e eventos : Teatros , auditórios , escolas , feiras de livros , programas de rádio e televisão , livrarias , etc......( ABAIXO , APRESENTAÇÃO NA ENTÃO LIVRARIA " MIDAS " , HOJE "A PÁGINA " )

Embora o grupo tivesse gravado e lançado um CD com apenas 9 músicas , no fim de 2010 e que contou com a patrocínio da empresa de segurança PRO LABORE , o seu primeiro trabalho só foi lançado oficialmente na noite de 20 de março de 2012 , em apresentação realizada na então sede da Biblioteca Pública de Joinville ( ABAIXO )  .

O CD contou com o apoio do SIMDEC ( fundo municipal de apoio a projetos culturais ) e foram produzidas apenas 1.000 cópias , sendo que dessas 30 acabaram sendo destinadas a entidades que atendem portadores de deficiência visual ( os encartes desses CDs foram  publicados na linguagem Braille ) e teve 14 faixas , sendo que muitas músicas boas , como SERRA e SINTO E BENDIGO , tiveram que infelizmente ficar de fora .

      Em meio a tanta alegria , uma notícia triste : o poeta corupaense - radicado em Joinville - NORBERTO WELL , que por sinal estivera presente na apresentação de pré-lançamento do CD , em 14 de dezembro de 2011 , faleceu pouco depois dessa apresentação e com muitíssima justiça o CD acabou levando o nome de uma de suas poesias musicadas ( a outra foi MORTE ) : IMANENTE , que significa existir ou estar presente no interior . ( ABAIXO , LOCAL ONDE ACONTECEU A APRESENTAÇÃO DE LANÇAMENTO OFICIAL DO CD )

Foi também do Poema Sonoro a honra de conceder a primeira entrevista para este modesto blog , quando ele tinha apenas pouco mais de um mês de vida : na noite de uma segunda-feira - 26 de maio de 2013 - este escriba se dirigiu à casa de número 248 , localizada na ORLEANS ( América- ABAIXO  )  , rua com ares e jeito de Europa .

A casa era um belo , imponente e antigo sobrado construído em 1937 e que pertencia ao percussionista Cassiano : a rua e a casa davam um toque especial não só à entrevista como também aos ensaios do grupo , que ocorriam desde 2010 no sótão da velha casa sempre nas noites de terça-feira e duravam geralmente 3 horas ( ABAIXO )  . Infelizmente aquela talvez tenha sido a última entrevista do Poema Sonoro .......

O grupo , que já não contava mais com o vocalista Carlos , alguns meses mais tarde teria outra perda sentida : foi a vez de Patrícia deixar o grupo e portanto já há quase 3 anos o Poema Sonoro encontra-se inativo ......Uma pena ! ( ABAIXO , CARLOS E PATRÍCIA )

Certa vez , quando questionado por este escriba , um dos integrantes afirmou que a música do Poema Sonoro " não  era comercial ".......Teria sido isso ? Será que não faltou um pouco mais de ambição ao grupo ? Para quem nunca assistiu ou ouviu esse grupo maravilhoso ,  aqui está uma oportunidade : no vídeo , uma apresentação realizada em 2012 no teatro Juarez Machado , o grupo toca IMANENTE ......VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário