quinta-feira, 19 de maio de 2016

Era Uma Vez Um Rio.....

Na última edição da já tradicional FEIRA DO LIVRO - que ocorreu entre os últimos dias 1 e 10 de abril - este modestíssimo escriba teve a oportunidade de conhecer e conversar com a responsável por um dos estantes , mais especificamente o Senado Federal . Oriunda de Brasília , embora ainda conhecendo muito pouco de Joinville , ela ficou simplesmente  encantada por Joinville - o que encheu este escriba de orgulho - até que em um determinado ponto da conversa ela criticou e questionou a vergonhosa poluição do RIO CACHOEIRA ........

E agora , como explicar a ela o inexplicável ? Mas , afinal , quando foi que aquele rio outrora navegável  e no qual eram realizadas competições de remo e onde gerações de joinvilenses nadaram e pescaram transformou-se na verdadeira cloaca de Joinville e em motivo de vergonha e - por que não - de humilhação para joinvilenses , tanto nativos quanto  adotados ? Ao contrário do que todos pensam , o Cachoeira jamais foi um rio de águas transparentes , até em virtude de ser margeado por mangues e existência de grande quantidade de pedras e rochas ao longo de seu curso , principalmente no trecho do local onde hoje se encontra o Mercado Público , lhe davam um aspecto encachoeirado e disso veio o seu nome ( ABAIXO , FOTO DE 1870 DO LOCAL ONDE ESTÁ O MERCADO PÚBLICO DE JOINVILLE )

e em virtude disso pela vez a mão humana se fez sentir sobre ele : em 1857 , época em que a então colônia Dona Francisca tinha uma população de cerca de 1.700 habitantes ( ABAIXO )  , o rio começou a ser canalizado e retificado e as pedras e rochas acabaram sendo retiradas .

 Essa não era apenas uma medida necessária , era vital : até 1906 , época em que Joinville passou a ser servida pelo transporte ferroviário , o seu único meio de comunicação com o mundo era justamente o rio . ( ABAIXO , O REBOCADOR "OSCAR " NAVEGANDO NO RIO CACHOEIRA )

Passaram-se 10 anos  e em 1867 uma aparentemente misteriosa epidemia , provavelmente de intoxicação intestinal acabou atingindo boa parte dos 4.667 habitantes de Joinville .......Esgoto e lixo dos mais variados tipos , incluindo , pasmem , CADÁVERES DE CÃES ( ! ).......sim , naquele remoto 1867 já era possível encontrar isso , principalmente no pequeno RIO MATHIAS ( ABAIXO ) - um dos principais afluentes do Cachoeira e a partir do qual teve início a colonização de Joinville - e que na falta de um sistema de abastecimento de água era utilizado por boa parte da então diminuta população de Joinville .


A reação não se fez demorar : o  lamentável e preocupante fato fez surgir uma lei que proibia que o lançamento de lixo e esgoto no rio e treze anos mais tarde , mais especificamente por uma lei de 1880 , todos os que tomassem essa infame atitude seriam multados . Joinville poderia ser naquela ocasião uma comunidade predominantemente estrangeira e alemã mas está no Brasil , país do condenável e criminoso 'jeitinho " , onde seguir as leis e ser patriota é ser sinônimo de " otário "e onde burlá-las é considerado uma arte : esse infame costume nacional aliado cada vez mais acelerado crescimento de Joinville e ao seu processo de industrialização gerado pelo cultivo , beneficiamento e exportação de EVA-MATE e também à exportação de MADEIRA ( ABAIXO , O ANTIGO PORTO DO MERCADO , EM FOTO TIRADA POR VOLTA DE 1920 )  , tornaram as leis de 1867 e 1880 completamente obsoletas e sem sentido ......

       Passaram-se longos 72 anos desde aquele lei de 1880 e o Cachoeira já era um rio doente : em 1952 , pela primeira vez se registrou um caso de mortandade de peixes no rio ( na época tentou-se minimizar esse fato , atribuindo-o ao lançamento acidental de óleo e resíduos no rio ) ......Como se não bastasse desde 1907 o Cachoeira vinha sofrendo um acelerado  processo de assoreamento , apesar das contantes dragagens  : no ano citado a parte leste do CANAL DO LINGUADO ( ABAIXO ,A ANTIGA PONTE DE FERRO , NA PARTE OESTE DO CANAL ) havia sido aterrada , transformando a então ilha de São Francisco do Sul em uma península e tendo e profundas e destrutivas consequências nos rios que deságuam na BAÍA DA BABITONGA ( algo que é sempre bom dizer : o canal , cujo aterro foi concluído em 1935 , muito antes da intervenção humana já passava por um processo natural de assoreamento ) .

Em 1969 o rio voltou a ser assunto , e nada bom : a edição de 23 de janeiro do jornal A NOTÍCIA noticiou uma grande mortandade de sardinhas em virtude do despejo de resíduos no rio , fato que se repetiria nos anos de 1971 , 1974 e 1979 . Em 1975 aquele que parecia ser o "tiro de misericórdia " : uma enorme mancha de óleo tomou conta do rio , entre as proximidades da Lagoa do Saguaçú ( ABAIXO ) e a ponte da rua Nove de Março .....

.Medidas paliativas e ineficazes como as constantes dragagens do rio- especialmente durante a primeira gestão de WITTICH FREITAG ( entre 1983 e 1988 ) - , a instalação de mangotes em frente ao Joinville Tênis Clube para retenção e recolhimento de resíduos do rio e de um aparelho chamado FLOTFLUX ( ABAIXO ) ,

a criação de um sistema de tratamento de esgoto recebendo uma quantidade mínima de todo o esgoto produzido na cidade ( a primeira estação foi inaugurada em 1983 e atendia apenas cerca de 10 % das residências , nos bairros América , Centro , Bucarein , Floresta , Guanabara e parte do Anita Garibaldi ) , uma lei datada de 1996 obrigando todos os lotes - inclusive os populares ( ABAIXO )  -a terem um sistema de tratamento de esgoto sem no entanto definir quem daria manutenção ao sistema e sem fiscalização e campanhas , como RIA CACHOEIRA e GRITO PELO CACHOEIRA em nenhum momento momento resolveram o problema : o Cachoeira parecia ser um rio definitiva e praticamente  morto . Parecia .......

Para espanto geral , no fim de 2001 a imprensa de Joinville divulgou a captura de peixes nos trechos da Ponte do Trabalhador e do Mercado Público , cenas que se tornaram cada vez mais comuns nos anos seguintes . Até cerca de 5 meses atrás , quem tem a felicidade e a sorte de fazer parte da mesma comunidade no Facebook que o geólogo , polemista e raro exemplar de Homus Sincerus MILTON WENDEL ( ABAIXO ) podia ter a oportunidade de ver e contemplar belíssimas fotos - e vez ou outra ,  vídeos - de sua autoria mostrando um verdadeiro milagre :

 como LÁZARO - aquele personagem bíblico que voltou a viver - as mais variadas espécies animais , principalmente peixes e aves , haviam  transformado o agora outrora rio quase morto em um verdadeiro santuário ecológico em plena área urbana de Joinville ........

        Mas eis que ultimamente , em lugar das belíssimas e impressionantes fotos o polêmica geólogo passou a postar comentários ácidos e em tom de denúncia a respeito de pessoas - muitas , por sinal - que de maneira irresponsável - para não dizer ESTÚPIDA - pescam no rio ( no YOUTUBE é possível encontrar vários vídeos mostrando essa atitude criminosa - ABAIXO )  , interferindo na cadeia alimentar das espécies animais que vivem no Cachoeira e a omissão da sociedade joinvilense para com isso .

 O texto a seguir não é só o desabafo de um cidadão honesto e indignado mas também o inconformismo de um joinvilense coma destruição do rio-símbolo de sua cidade : " Meu amigo blogueiro me pediu que eu escrevesse um texto sobre os pescadores do rio Cachoeira. Comecei a escrever mas me dei conta de que já escrevi o que me cabia escrever sobre isso. Escrevi, fotografei, fiz cartazes e colei nos postes ao longo do rio. Mais pessoas também fizeram, inclusive antes de mim ( ABAIXO , MILTON WENDEL ) . Não adianta nada.

Cerca de mil toneladas de peixes foram arrancados deste parque público nos últimos 12 meses ( ABAIXO ) . A catinga, o fedor, voltou. As gaivotas deixaram de frequentar o rio. Os biguás praticamente desapareceram. As garças escassearam. 

Enquanto isso uma comunidade degenerada, brutalizada, capital de tráfico de droga, lavagem de dinheiro e receptação de carro roubado, continua babando nos ovos de uma classe política que deve ser a mais corrupta do país mais corrupto do planeta.
Se alguém quiser saber sobre a pesca neste parque público que vá perguntar ao prefeito ( ABAIXO ) , ao vice, aos vereadores, aos assessores dos vereadores, aos servidores da secretaria de Meio Ambiente, da Educação, da Cultura, aos pavões que abrem as caudas nas ONGs ' ecologistas ' .
Em outubro teremos eleições e estão por aí uma dúzia de candidatos a prefeito e vice-prefeito, mais uns 300 candidatos a vereador, uns mil cabos eleitorais e uns três mil interessados em obter algum favor, alguma vantagem, alguma sobra dos jantares.
Se acharem algum indivíduo com intenções idôneas entre esta multidão de descuidistas, me avisem, estou procurando alguém em quem votar. " 

Tristes e sábias palavras .......O vídeo do dia traz imagens de animais que vivem RIO CACHOEIRA ( ABAIXO ) : preste muita atenção nele , pois talvez essas imagens estejam com os dias contados ......VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário