sexta-feira, 22 de abril de 2016

Viajem Musical : Amigo do Síndico

Por acaso você já assistiu algum show de TIM MAIA ( 1942-1998 - ABAIXO ) pela televisão ? Caso tenha tido esse prazer , deve se lembrar muitíssimo bem que além , obviamente , da genialidade do saudoso cantor essas apresentações tinham uma marca registrada : as suas constantes BRONCAS , coisas " Mais som ! " , " Mais luz ! " , " Cadê o microfone , pô ! " , " Cadê o retorno ? "......

Também deve se lembrar que uma música era obrigatória nessas apresentações e até hoje , quando se fala em Tim Maia ( ABAIXO ) , automaticamente é lembrada : a romântica PRIMAVERA ( VAI CHUVA ) . Pelos menos uma pessoa estava livre das broncas do polêmico , explosivo e imprevisível "síndico do Brasil " : justamente o autor de Primavera ( o outro autor da música foi SILVIO ROCHAEL ) .

 A informação a seguir é verídica  e confirmada  por todos aqueles que chegaram conviver com ele : Tim Maia jamais cantava na frente desse sujeito , autor de Primavera , com medo de que fosse corrigido .......Trata-se não só de um excelente compositor ( ABAIXO ) mas também de um ótimo cantor e exímio instrumentista e que teve uma importância valiosíssima , embora infelizmente não reconhecida :

 ele e nomes como HYLDON ( ABAIXO ) , GÉRSON KING COMBO , CARLOS DAFÉ , o próprio Tim Maia e a banda carioca BLACK IN RIO  acabaram introduzindo o soul norte-americano no Brasil . Mas nada de uma cópia pasteurizada e mal feita : esses pioneiros adicionaram pitadas de rithm and blues , samba , samba-canção , pop e baião ao suingado soul vindo dos Estados Unidos para com essa mistureba formar um saboroso SOUL LEGITIMAMENTE TUPINIQUIM .......

Ele e Tim Maia eram amigos inseparáveis , quase que irmãos , e companheiros em farras , vícios e excessos , porém essa grande amizade o enorme respeito que Tim Maia tinha a ele como músico , não impediram que o "síndico do Brasil " lhe passasse a perna : autor de várias músicas interpretadas por Tim Maia , ele jamais recebeu um centavo de direitos autorais !

Mas afinal , quem era esse sujeito tão presente na vida de um dos maiores gênios da música brasileira e que conseguiu a suprema façanha de ser um dos raros músicos a serem respeitados por esse mesmo gênio ? Ele atende pelo nome de Genival CASSIANO  dos Santos  ( ABAIXO , À ESQUERDA ) e é um "cabra arretado " :

 nasceu em 16 de setembro de 1943 em Campina Grande ( ABAIXO ) , a segunda maior cidade da Paraíba e local de uma das maiores festas juninas do mundo . Porém , viveu pouco em sua terra natal :

 no final da década de 40 , assim como tantos  nordestinos que rumaram para o chamado "Sul Maravilha " para iniciar uma nova vida  , sua família acabou mudando-se para o Rio de Janeiro ( ABAIXO , TURISTAS NO RIO DE JANEIRO NA DÉCADA DE 40 ). Membro de uma família pobre , teve que sobreviver trabalhando como servente de pedreiro e entre as poucas heranças que o seu humilde pai lhe deixou está a paixão pela música : seu pai lhe ensinou a tocar violão e bandolim .

        Profundamente influenciado pelo música dor-de-cotovelo de nomes como ARY BARROSO , LUPICÍNIO RODRIGUES , HERIVELTO MARTINS e ALTEMIRO CARRILHO , em 1964 ele juntou-se a um amigo chamado AMARO a um de seus irmãos , conhecido pelo apelido de CAMARÃO ( KKKK!!!! ) para formar o BOSSA TRIO . O trio logo acabou mudando de nome : passou a ser OS DIAGONAIS ( ABAIXO )  e acabou conquistando um público fiel , com apresentações nos interiores de Minas Gerais e Bahia e nas noites paulistanas e cariocas .

O relativo sucesso alcançado foi o suficiente para que gravassem em 1969 o disco OS DIAGONAIS e , principalmente , para que eles tivessem a honra de cantar e participar do primeiro disco de Tim Maia , lançado em 1970 ( Cassiano participou desse disco - ABAIXO - fazendo os backing vocals e tocando guitarra ; esse disco , aliás , traz outra pérola de autoria de Cassiano e feita em parceria com Silvio Rochael : EU AMO VOCÊ ) .

Em 1971 a banda ( ABAIXO ) ainda gravaria mais um último disco para em seguida desparecer deixando pouquíssimas lembranças ( o disco chamava-se CADA UM NA SUA e suas músicas de maior destaque foram NÃO DÁ PARA ENTENDER e CLARIMUNDA , ambas compostas por Cassiano ) .......

Cheio de moral , Cassiano gravou naquele mesmo ano aquele que foi o seu primeiro disco solo : IMAGEM E SOM . Com produção e qualidade no melhor e legítimo padrão MOTOWN  ( famosa gravadora norte-americana e que tornou-se célebre por ter lançado ícones da música negra daquele país , como MICHAEL JACKSON , DIANA ROSS e MARVIN GAYE ) , ouvir esse disco ( ABAIXO )  é o mesmo que receber um convite para dançar e as suas músicas de maior destaque foram PRIMAVERA , UMA LÁGRIMA , TENHO DITO e ELA MANDOU ESPERAR ( as duas últimas compostas em parceria com Tim Maia ) .

 Início de uma longa e bem sucedida carreira solo ? Muito pelo contrário : ao contrário do ilustre amigo Tim Maia , a carreira de Cassiano infelizmente acabou não emplacando e ele gravaria apenas mais dois discos - APRESENTAMOS O NOSSO CASSIANO ( 1973- ABAIXO  ) e CUBAN SOUL ( 1976 ) . Apenas duas músicas de Cassiano tornaram-se grandes sucessos , ambas compostas em parceria com PAULO ZNADOWSKI :

A LUA E EU ( consta que essa música foi composta em 1973 , em momento de "fossa " vivido por Cassinao logo após o fim de seu casamento )  e COLEÇÕES . Também pudera : ambas foram incluídas em trilhas sonoras de novelas da Globo ( A Lua e Eu em O GRITO e Coleções na novela LOCOMOTIVAS , de 1977 - ABAIXO ) , o que naquela longínqua época pré-internet seria mais ou menos o mesmo que ganhar na Mega Sena acumulada ......

      Crítico ferrenho das gravadores e tido como um artista " doidão e maldito " : mal visto e sem fazer sucesso , em 1978 acabou sendo dispensado pela gravadora RCA . Porém o pior anda estava por vir : em 1979 Cassiano contraiu tuberculose e um de seus pulmões teve de ser retirado . Resultado : Cassiano ( ABAIXO ) foi obrigado a ter de abreviar a sua carreira como cantor ........

Em 1991 , após longo e tenebroso inverno e se resumindo a apenas compor para outros cantores , Cassiano voltou a gravar : primeiro participando de um disco-tributo em homenagem a NOEL ROSA ( 1910-1937 - ABAIXO )

e a seguir gravando o seu próprio disco , chamado CEDO OU TARDE ( ABAIXO )  . Trata-se de um disco com repertório formado em parte por regravações de antigas músicas do cantor-compositor-instrumentista e em parte por músicas então inéditas , como KNOW - HOW .

O disco ainda teve as participações de várias figuras de destaque da música brasileira - ED MOTTA , DJAVAN ( ABAIXO )  , MARISA MONTE ,LUÍS MELODIA , SANDRA DE SÁ . CARLA SABAH e CLÁUDIO ZOLI - e ainda o auxílio luxuoso da banda DANCING CLUB , da qual o próprio Cassiano fazia parte tocando guitarra .

 Infelizmente também foi o seu último disco : nesses longos 25 anos foram lançadas 4 coletâneas com sucessos de Cassiano ( a mais recente é de 2001 ) e o cantor-compositor-instrumentista chegou até a receber um convite para participar de um disco da grupo paulistano de rap RACIONAIS MCs ( ABAIXO )  !

 Uma longa lista de cantores interpretou ou regravou antigos sucessos de Cassiano : essa longa relação inclui nomes como ALCIONE , GILBERTO GIL , NANA CAYMMI , IVETE SANGALLO ( ABAIXO ) ......

Atualmente vive ( ABAIXO , CASSIANO ) em um apartamento modesto no bairro carioca de Flamengo exclusivamente dos direitos autoriais de suas composições e certa vez , deu a seguinte declaração : ""A soul music é muito sofisticada para os dias de hoje"........

Mais do que uma demonstração de humildade : é mais um dos muitos atestados do estado de indigência a que chegou a música brasileira.......Um dos vídeos do dia é justamente é o único clipe gravado pelo Cassiano ( ABAIXO ) : do sucesso A LUA E EU . AGORA OUÇA O AMIGO DO " SÍNDICO " ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário