segunda-feira, 11 de abril de 2016

Som de Joinville : Mister Acordeon

Uma palavra - embora curta - pode trazer vários ou muitos significados , místicos até .......Diante daquele rio belo e formoso , os antigos índios guaranis ( ABAIXO )  acabaram dando o nome de IJUÍ , que significa " RIO DE ÁGUAS CLARAS " , ou ainda , " RIO DE ÁGUAS DIVINAS " . Outras duas palavras poderiam ser adicionadas a esses significados : ESPERANÇA e RECOMEÇO .......

Por inciativa de AUGUSTO PESTANA , oficialmente em 19 de outubro de 1890  era criada a COLÔNIA DE IJUHY , reunindo em um mesmo território imigrantes europeus das mais diversas nacionalidades e localizada na região noroeste do Rio Grande do Sul , a longínquos 395 quilômetros de Porto Alegre e não muito distante da fronteira com a Argentina . ( ABAIXO , A MAIS ANTIGA FOTO DE IJUÍ , DATADA DE 1898 )

Alguns anos mais tarde a colônia passou a receber uma nova leva de imigrantes , não diretamente do Velho Mundo  mas sim de antigas colônias existentes no próprio Rio Grande do Sul , principalmente alemães e italianos e seus descendentes . ( ABAIXO , OUTRA FOTO DOS PRIMÓRDIOS DE IJUÍ)

O progresso daquela pequena Torre de Babel foi tão intenso que já em 31 de janeiro de 1912 , por meio de um decreto estadual , tornou-se o mais novo município gaúcho , desmembrando-se de Cruz Alta .( ABAIXO , FOTO DE IJUÍ NA DÉCADA DE 40 )

 Além de ter surgido em função da imigração europeia em um local ainda pouco povoado , Ijuí ( ABAIXO ) - que tem cerca de 83.000 habitantes - guarda outras semelhanças com Joinville : trata-se de uma cidade próspera , um dos principais pólos industriais de seu Estado e que acumula vários títulos , como o de CIDADE UNIVERSITÁRIA , COLMEIA DO TRABALHO , TERRA DAS FONTES DE ÁGUA MINERAL , PORTAL DAS MISSÕES e TERRA DAS CULTURAS .

 Assim como Joinville , se existe algo que é uma de suas  grandes marcas registradas é o fato de ser um incrível caldeirão de povos e culturas : na cidade vivem 11 etnias distintas , incluindo índios , japoneses , suecos , lituanos , suecos e russos .Também nasceram em Ijuí ( ABAIXO ) duas figuras pra lá de polêmicas.......

A primeira delas atende pelo nome de Carlos Caetano Bledorn Verri , ou simplesmente DUNGA ( ABAIXO )  : raçudo e com espírito de liderança na época de jogador , é acusado pelos seus muitos detratores de não ter competência para exercer o pesadíssimo cargo de técnico da mais vitoriosa seleção nacional de futebol do mundo , além de ser apontado como um dos culpados pelo desvirtuamento do tradicionalmente artístico e bem jogado futebol brasileiro .

Mas perto de ANDRESSA URACH ( ABAIXO )  o tão criticado e massacrado técnico da seleção brasileira é "café pequeno " : repórter , ex-apresentadora , ex-modelo e ex-dançarina , ganhou notoriedade pelos seus atributos físicos - em boa parte por causa das muitas cirurgias plásticas e estéticas que fez - , pelos seus ensaios fotográficos sensuais e eróticos , pelas suas opiniões fortes e , principalmente , por suas participação no reality show A FAZENDA . Em uma explosiva auto biografia , lançada em 2015 , revelou ter sido abusada sexualmente na infância , ter usado drogas e ter se prostituído até se tornar uma figura famosa.........

        O nosso personagem de hoje é conterrâneo dessas duas ilustres e controversas  figuras mas a polêmica passa muito longe dele , aliás , muito pelo contrário : quem o vê tocar maravilhosamente bem um ACORDEON ( ABAIXO )  , como se isso fosse a coisa mais fácil do mundo , há de ficar admirado e abismado com tanto talento........

Muito disso se deve a sua mãe , LIANE CARLA , que ensinou e incentivou o então pequeno ALEX REIMANN MARTINS ( ABAIXO ) , de precoces 6 anos de idade ,  a tocar piano . O garoto cresceu e logo ficou maravilhado com a música gaúcha tradicionalista , mais especialmente com o acordeon e aos 14 anos aprendeu a tocar o instrumento por conta própria ao mesmo tempo em que tinha aulas de trompete . 

Os anos passaram e a primeira grande mudança ocorreu na vida de Alex : em 2001 mudou-se para a também gaúcha Santa Maria onde aperfeiçoou seus conhecimentos  , teve aulas e tornou-se professor de acordeon em duas escolas locais . Como é complicado viver exclusivamente de música no Brasil e em virtude do pão e do cotidiano nosso de cada dia , Alex ( ABAIXO )  formou-se em Comunicação Social , Publicidade e Propaganda .

 Outro fato pouco conhecido da biografia do talentoso acordeonista gaúcho : a sua participação em peças teatrais . A primeira dessas experiências ocorreu em 2002 , quando compôs e executou a trilha sonora da peça MARTIN FERRO , e a outra ocorreu em 2005 , quando foi diretor musical , arranjador e músico da peça UM DIA VERMELHO , que contou com uma trilha sonora cujo repertório era todo do mestre argentino do acordeon ASTOR PIAZZOLA ( 1919-1992- ABAIXO  ) . 

Ainda em terras gaúchas , Alex escreveu um livro - publicado em 2006 pela editora CANTOSUL - a respeito de técnicas de acordeon para música gaúcha . Veio o ano de 2006 e outra grande mudança aconteceu , dessa vez definitiva : Alex acabou radicando-se em terras barriga-verdes , mais especificamente em Joinville......

.Já em terras de Dona Francisca , foi o responsável pela parte musical do espetáculo de dança ALÉM DA CARNE ( ABAIXO ) , realizado entre 2007 e 2008 e que teve direção de Sabrina Lermen e a exemplo do que já fizera em Santa Maria , Alex continuou a ministrar aulas de acordeon - atividade que segue até hoje - , a princípio como professor nas escolas BELAS ARTES e ESPAÇO CONTEMPORÂNEO DE MÚSICA e atualmente como professor particular . 

Mas não só de aulas de acordeon e da assessoria para a editora Cantosul se resume a trajetória musical de Alex : ele já participou de uma infinidade de oficinas , workshops , apresentações , shows e projetos em parceria com um número ainda maior de músicos , como VÍTOR ALCÂNTARA , MARCELO COELHO , TONINHO FERRAGUTTI , GLEDISON ZABOTE ( ABAIXO ) e FABRÍCIO DALPRÁ . 

Entre os seus projetos merecem destaque as apresentações - juntamente com outros acordeonistas - na tradicional HARMONIA LYRA , o grupo MESA TRÊS , o DUETANGO ( em parceria com Fabrício Dalprá ) e , principalmente , o IMPRESSÕES MUSICAIS , a princípio em parceria com Gleidison Zabote e mais tarde com Fabrício Dalprá ( ABAIXO )  : contemplado pelo SIMDEC ( um fundo municipal de apoio a projetos artísticos e culturais ) , foi realizado entre 2010 e 2015 e consistia em apresentações instrumentais de clássicos do jazz , MPB e de Astor Piazzola - o grande ídolo de Alex - nos terminais urbanos de ônibus de Joinville ........

Você , amigo e amiga leitor ou leitora do ALAMEDA CULTURAL , terá a oportunidade de conferir um pouco do talento de Alex no vídeo do dia , em uma apresentação com o grupo Mesa Três ( ABAIXO )  . VALE A PENA CONFERIR ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário