segunda-feira, 4 de abril de 2016

Som de Joinville : Menino ou Anjo ?

Iniciamos mais uma semana fazendo o mestre das Alagoas , AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA ( 1910-1989 ) , "trabalhar "de novo........Ele definiu aquela que é talvez a mais bela e sublime das manifestações da espécie humana - a MÚSICA - da seguinte maneira : " ARTE E CIÊNCIA DE COMBINAR OS SONS DE MODO AGRADÁVEL AO OUVIDO " ( alô , cantores da atualidade ! )

......Indo mais a fundo e pesquisando a origem da palavra , descobrimos que ele teve origem em uma antiga expressão grega : MOUSIKI TEKHNE , ou " Arte das Musas " , visto que ela era tida como a manifestação por excelência das divindades protetoras das artes ( ABAIXO ) .

A velha sabedoria popular a define da seguinte maneira : " A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA " ......E tem ainda aquela certíssima , antiquíssima e conhecidíssima frase : " QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA "......

Pois para os mais religiosos a música também é tida como uma forma de se aproximar e de entrar  em contato com Deus e é muito provável que

 com seus tenros e inocentes oito anos de idade aquele menino morador de um pequena comunidade rural de Guaramirim ( ABAIXO )  sequer soubesse o que é religião e tivesse apenas vagas noções do que estava acontecendo :

o fato é que participar e cantar durante a celebração de uma missa , ele deve ter , com certeza ,  impressionado a todos . " Será que estamos no céu ? É um anjo cantando ? " , devem ter se perguntado muitos daqueles presentes

 e provavelmente as mesmas perguntas devem ter sido feitas pelos participantes dos inúmeros eventos que aconteciam na comunidade rural em que aquele menino ( ABAIXO ) vivia  e que eram abrilhantados pela sua voz .......

Daí a aprender a tocar um instrumento musical foi um "pulo ": aos 9 anos ele começou a aprender a tocar teclado na escola de música de sua cidade e quatro anos mais tarde o violão e aquele que definitivamente viria a ser a sua grande paixão , o ACORDEON .

 E o tempo passou : agora ele era um adolescente de 16 anos e já compartilhava seus impressionantes conhecimentos musicais dando aulas de acordeon para vizinhos e amigos . Também a velha BANANAL - antigo nome de Guaramirim na época em que foi distrito de Joinville ( ABAIXO , A ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA , HOJE RODOVIÁRIA DA CIDADE ) - tornou-se pequena demais para o seu talento :

 ela primeira vez ele teve de deixar a sua terra natal , indo morar , ampliar e aperfeiçoar seus conhecimentos musicais em Jaraguá do Sul , mais especificamente na escola de música do TEATRO SCAR ( ABAIXO ) .

Agora ele já tinha 17 anos , um momento importante na vida , de escolher uma profissão "séria " , de se preparar para entrar em uma conceituada universidade ........e realmente ele fez a sua escolha : foi pela sua velha paixão , a velha companheira MÚSICA .

 E para celebrar essa duradoura união , que já dura quase quase 20 anos , em 2004 ele ( ABAIXO )  tornou-se músico profissional e ingressou em uma banda de música gaúcha , sendo seu vocalista e ao mesmo tempo acordeonista . Em 2007 veio outra mudança de endereço : dessa vez para Joinville .......

     Estudando teoria musical , canto popular e coral na tradicional ESCOLA DE MÚSICA VILLA LOBOS - da Casa da Cultura - entre 2007 e 2010 , foi um dos mais aplicados alunos . Tão aplicado , que entre março e dezembro de 2009 acabou repassando seus enciclopédicos conhecimentos do acordeon como professor naquela instituição e alguns meses mais tarde se transferiria para o Centro de Educação Musical Arte Maior , onde leciona até hoje .

 Mas não são só dos formais e teóricos  momentos vividos em sala de aula que resume a atividade musical de FABRÍCIO CIRILO DALPRÁ ( ABAIXO )  ........Jovem ( nasceu em 7 de outubro de 1987 ) , já tem um grande e respeitável currículo : participou - em inúmeras ocasiões - de gravações de estúdio , workshops , apresentações , shows e projetos em parcerias com nomes de destaque da música local ,

como as cantoras ANA PAULA DA SILVA e PATRÍCIA SAYURE DE MELLO ; os cantores ANOU DE MELO e LEO LIMA ; o baixista , compositor e professor de música argentino MARCOS ARCHETTI e o acordeonista ALEX REIMANN ( ABAIXO ) .

Junto com o seu inseparável acordeon , Fabrício já chegou a participar de um concurso de forró e além de suas atividades como professor , também está envolvido - como vocalista e acordeonista - na BANDA FORRÓBODÓ ( ABAIXO ) e no PROJETO DUETANGO .


Como todos nós estamos sempre aprendendo e até mesmo pessoas dotadas de grande talento - como é o caso de Fabrício ( ABAIXO ) - devem sempre adquirir mais conhecimento , em 2012 ele teve aulas de Harmonia e improvisação com JUDSON TEIXEIRA .

 No vídeo do dia você terá a oportunidade de conferir um pouco do talento de Fabrício : nele o músico , que está à direita do vídeo , toca juntamente com Alex Reimann um dos clássicos de um dos mestres do acordeon , o argentino ASTOR PIAZOLLA ( 1919-1992 - ABAIXO  ).......VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário