segunda-feira, 11 de abril de 2016

Estações Desencontradas

No longínquo ano de 1986 MARCELO NOVA - o último parceiro musical e incentivador e um dos últimos amigos do saudoso RAUL SEIXAS ( 1945-1989 ) - à frente da banda da qual era , e é , vocalista - a CAMISA DE VÊNUS - cantava os seguintes versos : " Esse calor insuportável / Não abranda o frio da alma / A vida já não é tão segura / E nada mais me acalma .....Ôh , crianças ! Isso é só o fim / Isso é só o fim " .......Este é um trecho de SÓ O FIM , um dos maiores sucessos da banda baiana surgida em 1980 e passados longos 30 anos eles estão cada vez mais atuais , proféticos e apocalípticos : de todas as florestas que existiam em todo o planeta - o que equivalia a 64,2 milhões de quilômetros quadrados - atualmente existem apenas 24 % , ou 15,5 milhões de quilômetros quadrados ( só na África , 90 % das florestas foram devastadas ! )  ; atualmente 15 % do planeta sofre de algum tipo de desertificação , ameaçando 110 países - inclusive o Brasil - e perto de 250 milhões de pessoas e a Organização das Nações Unidas ( ONU ) estima que cerca de 70 % das substâncias que contaminam os oceanos são originárias de atividades humanas realizadas nas faixas litorâneas , sendo que o restante vêm de acidentes ou descargas em alto-mar ......Aliás , no quesito POLUIÇÃO o Brasil infelizmente é um dos campeões mundiais : cerca de 3 % dos gazes lançados na atmosfera são originários de terras tupiniquins , isso sem contar o desmatamento da região Amazônica , as ocupações indevidas de mangues e outras áreas de importância ambiental , os lixos urbanos clandestinos ,a poluição em centros como São Paulo e Rio de Janeiro, etc , etc.......
       Segundo vários cientistas a tendência é que até o ano de 2100 a temperatura média do planeta pode aumentar 6,4 graus centígrados ; pode parecer pouco mas trata-se de uma verdadeira catástrofe : o derretimento cada vez mais rápido das geleiras pode gerar inundações catrastróficas e com isso muitas ilhas e cidades litorâneas podem simplesmente desaparecerem do mapa , incluindo as milenares culturas de povos melanésios e polinésios que vivem em uma extensa área entre a Austrália e os Estados Unidos ........E tem mais : caso , de repente , a nossa espécie desparecesse da face da Terra seriam necessários cerca de 75.000 anos ( ! )  para que os últimos resquícios de nossa presença , incluindo substâncias extremamente tóxicas , como CÁDMIO e CHUMBO , desaparecessem.......Tais dados e fatos estarrecedores e preocupantes , aliados a esse incrível e infernal calor  fora de época ( para se ter uma ideia , na última quinta-feira - 7 de abril - a sensação térmica em Joinville chegou a ser de escaldantes 45 graus ! ) , mais uma vez demonstram o nosso incrível e lamentável poder de autodestruição e o quanto somos nocivos ao planeta ......Por isso a crônica de hoje , de autoria do escritor LUIZ CARLOS AMORIM , é um grande e pertinente alerta , antes que seja tarde demais.......CONFIRA :

"As estações do ano já não são mais como eram, até poucos anos atrás, ou como deveriam ser. 

Elas não são mais definidas, por culpa unicamente de nós, por culpa do homem, do ser humano, 

que não soube cuidar como deveria do seu planeta, do lugar que Deus lhe deu para viver.

O inverno ( ABAIXO ) , que significava muito frio no sul, no sudeste e outras partes do Brasil e da América Latina, praticamente não existe mais. 

O calor impera de janeiro a dezembro, nos últimos tempos, mais ameno no meio do ano, por um ou dos meses, alcançando temperaturas de mais de cinquenta graus no final e no início do ano, até quase meados.

Essa indefinição de estações pode até parecer boa, se pensarmos que algumas flores e algumas árvores florescem fora de suas épocas, às vezes por mais de uma vez por ano, como é o caso do manacá-da-serra ( ABAIXO ) , o jacatirão de inverno. 

O meu floresceu três vezes, estamos em abril e ele ainda está desabrochando uma ou outra flor. E muitos outros manacás-da-serra por aí alongaram a última florada de 2015 e deram as boas vindas ao novo ano de 2016, atravessando por ele até agora.

Mas há o outro lado: a agricultura depende das estações, das suas datas definidas para a produção de alimentos. 

Cada planta tem a sua época certa para ser lançada ao solo, crescer e dar frutos. Se não for plantada na época apropriada, não produz apropriadamente. 

Em não existindo mais as estações em seus devidos lugares, em suas épocas corretas, como plantar e esperar ter boa safra ? 

Com a palavra os engenheiros agrônomos ( ABAIXO ) , que sabem bem a respeito e podem dizer se tenho razão ou não.

E, atentem, não consideramos que, com a indefinição das estações, o clima também fica maluco e sol demais ou chuva em demasia não são nada bons para a agricultura e não são bons para ninguém.

Que fizemos com o nosso meio ambiente, para desestabilizar o clima, o tempo, de tal maneira que não temos mais as estações definidas, como deveriam ser, em praticamente qualquer ponto do planeta ? Estamos sofrendo as consequências de nosso descaso, pois a Natureza é Mãe, mas não aceita ser desrespeitada o tempo todo. " ( ABAIXO , TSUNAMI OCORRIDO NO JAPÃO  EM MARÇO DE 2011 ) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário