terça-feira, 5 de abril de 2016

A Escritora Distraída

Muitas vezes grandes fatos ou revoluções - em todos os setores da sociedade -tiveram início com gestos despretensiosos , simples e até banais : talvez aquele desenhista norte-americano jamais pretendesse ganhar notoriedade ou ser um pioneiro , mas acabou sendo........Em 1896 RICHARD FELTON OUTCAULT ( 1863-1928 - ABAIXO ) ,

 que no ano anterior havia criado o personagem THE YELOW KID - ou o O Menino Amarelo ( ABAIXO )  - , introduziu balões com fala em suas histórias :

surgia ali uma verdadeira mania , algo que encanta pessoas das mais diversas classes sociais e idades e faz muitos recordarem , saudosos , de seus doces tempos de infância ........as HISTÓRIAS EM QUADRINHOS ( ABAIXO ) , ou HQs ,

 também conhecidos por muitos no Brasil como GIBIS ( o nome vem de um dos personagens de TICO-TICO , a primeira revista infantil brasileira , lançada em 1905 ) .

 Pelo fato de a maioria de aquelas primeiras histórias serem de humor , isso lhe valeu o nome de COMICS , termo pelo qual até hoje é conhecido nos Estados Unidos e no ano seguinte foi a vez de o alemão RUDOLPH DIRKS ( 1877-1968 - ABAIXO ) introduzir  nas histórias em quadrinhos ,

 através do seu OS SOBRINHOS DO CAPITÃO ( lançado em 12 de dezembro de 1897 ) , as ONOMATOPEIAS , ou seja , aquelas palavras que reproduzem sons , como por exemplo , uma pessoa dormindo ( ZZZZ ) .

A história nos conta , porém , que antes de Richard Felton Outcault os HQs já tiveram seus pioneiros : no século 19 o suíço RUDOLF TOEPFNER , o alemão WILHELM BUSCH ( ABAIXO ) e um francês conhecido apenas como CHRISTOPHE já faziam um misto de literatura e desenho e , pasmem , no remoto século 14 em algumas ilustrações europeias os chamados FILACTÉRIOS , ou seja , faixas com palavras escritas junto às bocas dos personagens .......

Sem querer , Richard - ou as pessoas que o antecederam - criou uma divertida e eficiente ferramenta de combate contra um dos maiores males da sociedade contemporânea : o BULLYING .......Entende-se como bullyng como um tipo de agressão - física ou moral - feita de maneira repetitiva contra alguém , geralmente crianças ou adolescentes no ambiente escolar .

E qual seria a origem dessa palavra ? Ela surgiu a partir de um massacre : o bárbaro episódio ocorrido em uma escola na manhã de 20 de abril de 1999 , na cidade norte-americana de Columbine , no qual foram assassinadas 13 pessoas ( os dois autores do massacre cometeram suicídio ) e outras 25 pessoas ficaram feridas . ( ABAIXO , FOTO FEITA DE SATÉLITE DO LOCAL ONDE OCORREU O  MASSACRE )

O trágico episódio expôs um velho problema , que muitos vivenciaram ou presenciaram : aqueles alunos brigões e metidos a valentões e que intimidam , agridem e humilham os seus colegas mais fracos , tidos como inferiores ( em inglês usa-se o termo BULLY para se referir a um sujeito brigão e valentão ) .

Uma das pessoas que pesquisaram o lado psicológico da tragédia e mais especificamente essa situação que acabamos de expôr - o sueco DAN OLWEUS ( ABAIXO ) - acabou criando o termo BULLYING ( a palavra vem do verbo TO BULLY , que significa " tiranizar , oprimir , ameaçar ou amedrontar ) e deu início a estudos mais sistemáticos e complexos a respeito desse tipo de situação .

      Agora se coloque na seguinte situação : você é uma garota de 14 anos de idade ( ABAIXO ) , tem uma incrível e inexplicável dificuldade de aprendizado e de prestar atenção em alguma coisa  e além de ser evitada pelos seus colegas de aula , ainda por cima é taxada , entre outros termos nada elogiosos ,  de " burra , avoada e cabeça de vento "........

E o que pior , num belo dia a sua professora ( ABAIXO ) toma um desenho feito por você ,  o mostra para os seus colegas e diz o seguinte : "“Olha que vergonha Vanessa ! No máximo, você será cartazista de supermercado ! " ........

A joinvilense VANESSA BENCZ ( ABAIXO ) , a vítima desse episódio lamentável e de situações semelhantes ou até piores do que essa , sentiu na pele o que é bullying e com os providenciais ajuda e apoio de sua psicóloga e das pessoas que mais ama - os SEUS PAIS - conseguiu dar a volta por cima . 

Mais : aquilo que teria tudo para ser o grande trauma de sua vida tornou-se o ponto de partida e a grande inspiração para um nobre e altruísta trabalho que vem sendo realizado por ela já há alguns anos  e que consiste no combate ao bullying , na conscientização e no resgate da alto estima de vítimas dessa infame prática , inclusive por professores , o que mais uma vez demonstra o colapso da EDUCAÇÃO BRASILEIRA ( ABAIXO )  , tanto a formal quanto a familiar .......

Tendo como duas de suas grandes fontes de inspiração as frases " A MENTE É DISTRAÍDA MAS A ALMA É DETERMINADA ! " e " FORTES RAZÕES RESULTAM EM FORTES AÇÕES " - ambas de sua própria autoria - Vanessa realiza esse trabalho de MANEIRA VOLUNTÁRIA , através de palestras em escolas , depoimentos pessoais e entrevistas na mídia . 

Formada em Jornalismo , nessa atividade já foi repórter , redatora , locutora e apresentadora , tendo tido passagens pelos jornais A NOTÍCIA , NOTÍCIAS DO DIA , RBS TV , RÁDIO MAIS FM , RÁDIO ITAPEMA FM e ainda pela agência de publicidade A2C e pela Univille , mas foi como ESCRITORA que Vanessa revelou ter um formidável talento : em 2012 foram lançados os seus dois primeiros livros , RELATO DO SOL e IMPRESSÕES DE UMA JORNALISTA DISTRAÍDA ( lemos ambos os livros e os recomendamos ! - ABAIXO , VANESSA COM UM DE SEUS LIVROS ) .

 Dona de um estilo leve , ágil , despojado e informal de escrever não foi difícil para Vanessa ( ABAIXO )  conquistar uma legião de apreciadores e admiradores de seu trabalho , especialmente jovens , sendo chamada por muitos desses carinhosamente de TIA NESSA ,

 e escrever um HQ que fosse ao mesmo tempo autobiográfico e abordasse e combatesse a questão do bullying era algo mais do que natural , e assim foi feito : em dezembro de 2014 foi lançado , no INSTITUTO INTERNACIONAL JUAREZ MACHADO , o HQ MENINA DISTRAÍDA ( ABAIXO )  , o filho predileto de Vanessa .

 Inscrito em 6 de  março daquele ano no site de financiamentos culturais coletivos CATARSE , apenas 45 dias mais tarde - para a surpresa de Vanessa - 309 pessoas já haviam dado o seu voto de confiança e sua contribuição ao projeto da MENINA DISTRAÍDA , como Vanessa também conhecida : no total foram arrecadados 20 .000 reais , ou 4.000 reais do que o valor necessário para que o projeto saísse do papel ........No vídeo do dia ,, feito antes do lançamento do HQ ,  A MENINA DISTRAÍDA comenta um pouco sobre o drama que viveu e , é claro , sobre o projeto . VALE A PENA CONFERIR !


Nenhum comentário:

Postar um comentário