sexta-feira, 25 de março de 2016

Viagem Musical : Menina da Voz Doce

Nascido em Timbaúba ( ABAIXO ) , em pleno sertão pernambucano , e criado em Recife aquele jovem de apenas 17 anos desembarcava no Rio de Janeiro cheio de planos e sonhos :

 músico profissional desde os 14 anos de idade , sonhava com muita fama , fortuna e sucesso tendo como cenário para a sua história de final feliz a " Cidade Maravilhosa " ( ABAIXO , A FAMOSA PRAIA DE COPACABANA , EM 1967 ) , mas o seu próprio nome não ajudava muito , afinal você já imaginou algum astro da música chamado IVANILTON DE SOUZA LIMA ?

Rendendo-se a um modismo da década de 70 , e que para nós hoje em dia seria considerado ridículo e até cômico ( ABAIXO ) , passou a cantar apenas em inglês e a adotar um pseudônimo americanizado .

Realmente ele alcançou o sucesso mas nem tanto como cantor e sob a luz dos holofotes mas sim nos bastidores atuando como produtor musical e , principalmente , como compositor . Passaram-se 20 anos e agora estamos em 1987 : já consagrado no cenário musical brasileiro , Ivanilton , ou melhor , MICHAEL SULLIVAN ( ABAIXO , CAPA DO SEU DISCO , LANÇADO EM 1979 ) ,  estava prestes a fazer a sua maior e mais arriscada aposta em mais de 20 de carreira , acreditando naquela jovem cantora e fazendo com que ela gravasse o seu primeiro disco solo .

Os executivos de sua gravadora , a RCA ( hoje Sony Music ) , também pensavam o mesmo mas não naquele momento mas sim quando ela se tornasse mais velha e madura . Detalhe : a jovem cantora em questão tinha apenas 13 anos ........Mas o que fez uma figura já tão consagrada ( ABAIXO )  apostar em uma menina ?

 Agora iremos voltar no tempo para entender .........Nascida em São Paulo em 28 de junho de 1974 , ela aprendera a cantar quase ao mesmo tempo em que aprendera a falar . A vocação artística tinha uma explicação : sua mãe era professora de balé clássico . A partir dos 5 anos suas participações no programa apresentado pelo saudoso CHACRINHA ( 1917-1988 ) , que logo ficou encantado por aquele pequeno e precoce talento ( ABAIXO )  , tornaram-se constantes e embora cantasse um repertório variado tinha certa predileção pelas músicas de GUILHERME ARANTES e GAL COSTA .......

Curiosamente só na década de 80 as gravadores enfim perceberam algo óbvio : as CRIANÇAS eram excelente mercado e em virtude disso , tão comuns quanto as bandas de rock no Brasil durante aquela década foram os cantores mirins e bandas formadas exclusivamente por crianças . ( ABAIXO , O TRIO "OS ABELHUDOS " )

 Um dos primeiros a perceberem esse valioso e promissor filão foi o espertíssimo e matreiro comunicador-empresário SILVIO SANTOS : em 1983 a sua emissora de TV , então conhecida como TVS , transmitiu a primeira edição do FESTIVAL INTERNACIONAL DA CRIANÇA  : executivos da RCA presentes naquele evento logo se encantaram com um menino chamado LUCIANO MASSYN ( ABAIXO , ELE ONTEM E HOJE ) e , é claro , com a menina que acabamos de citar ( ela gravou a música MÃE NATUREZA , presente no disco oficial do festival ) .

 Resultado : os dois acabaram sendo convidados para gravar um disco para o programa infantil CLUBE DA CRIANÇA , transmitido pela hoje extinta TV MANCHETE . Aliás foi esse programa que acabou revelando um então modelo vinda do Rio Grande do Sul , mais conhecida por seus atributos físicos e , principalmente , por ser namorada de Pelé do que propriamente por algum possível talento : Maria da Graça Meneghel , vulgo XUXA.......

       Em relação ao disco , foi gravado ainda em 1983 e lançado só no ano seguinte : foi um estrondoso sucesso , vendendo perto de 300.000 cópias , rendendo um DISCO DE PLATINA e emplacando os sucessos CARROSSEL DA ESPERANÇA e É DE CHOCOLATE . E foi aí que entrou pela primeira vez na história Michael Sullivan e seu raro e incrível faro para perceber o sucesso : em 1985 , por sua iniciativa , um menino conhecido como JUNINHO BILL ( atualmente um dos produtores do talk show humorístico THE NOITE ) juntou-se à menina e à Luciano para formar o grupo TREM DA ALEGRIA ( ABAIXO )  .......

Uma jogada de mestre do cantor-compositor-produtor : até 1987 o trio que virou quinteto ( VANESSA e FABÍOLA BRAGA entraram para o grupo ) gravou 3 discos ; emplacou sucessos  que agitaram a garotada , como DONA FELICIDADE , UNI-DUI-TÊ , HE MAN , ZEPPELIN, THUNDERCATS e PIUÍ ABACAXI ; vendeu algo próximo de 2.250.000 cópias de discos e faturou 1 DISCO DE PLATINA , 1 DISCO DE DIAMANTE e ainda 1 DISCO TRIPLO DE PLATINA  , mas sem dúvida alguma quem mais chamava a atenção era a menina protagonista desta história ........

Já se considerando velha para fazer parte de um grupo infantil e disposta a alçar voos solos , ela acabou deixando o Trem da Alegria ( o grupo - ABAIXO - existiu até 1992 ) embora ainda gravasse mais uma música com ele : ABRA A BOCA E FECHE OS OLHOS .

Apesar da aposta arriscada , os executivos da RCA resolveram dar um voto de confiança à Michael Sullivan e , aliás , das nove músicas do disco - que recebeu o nome de PATY - praticamente todas foram compostas por ele em parceria com o seu velho amigo PAULO MASSADAS e cuja parceria de sucesso duraria até 1994 ( a única exceção foia música VIVO SONHANDO , composta por TOM JOBIM - ABAIXO , CAPA DE UM DOS DISCOS GRAVADOS PELA DUPLA SULLIVAN-MASSADAS ) .

O disco ( ABAIXO ) é uma espécie de diário de uma adolescente : as letras das açucaradas músicas refletem a realidade de uma menina que está entrando na adolescência e está começando a viver a difícil arte de amar .......E não é que a aposta arriscada acabou dando certo : das nove músicas , nada menos do que seis acabaram fazendo sucesso - FESTA DO AMOR , TO BE OR NOT BE , SONHA ADOLESCENTE , TE CUIDA MEU BEM , RAIO DE LUAR e CORAÇÃO NA MÃO - , o disco acabou vendendo perto de 350.000 cópias ( o que valeu um DISCO DE PLATINA )

e ainda teve uma música incluída na trilha sonora de uma novela da Globo - BAMBOLÊ ( a música é To Be Or Not Be ) , o que em uma época em que a internet não passava de uma criação fantástica digna de filmes de ficção científica , era algo equivalente a alguém alcançar o cume do monte Everest ( o mais alto pico do mundo , com 8.848 metros de altitude )..........E foi a partir de uma aposta arriscada que surgiu a carreira solo de Patrícia Marques de Azevedo , ou simplesmente PATRÍCIA ( ABAIXO ) ........

        Embora no anos seguintes Patrícia tivesse gravado outros dois bons discos - PATRÍCIA ( 1988 ) e INCERTEZAS ( 1990 - ABAIXO  ) - ; emplacado sucessos , como CERTO OU ERRADO, DOÇURA e SONHO DE AMOR e atingido em cheio o público adolescente , ela não se sentia contente : muitos ainda tinham dela aquela imagem infantil , de "a eterna menina do Trem da Alegria " ......

A metamorfose teve início em 1992 : gravou um disco chamado NEOCLÁSSICO , com reinterpretações de clássicos da MPB e da bossa nova , e exclusivamente dirigido para o mercado do Japão , país onde já tinha uma expressiva legião de fãs . O disco ( ABAIXO )  hoje é raro e é disputado a tapas pelos fãs da cantora , que chegaram a desembolsar a bagatela de 500 reais para tê-lo........

Mas a transformação radical aconteceria em 1994 : cortou e pintou o cabelo , passou a adotar o nome de PATRÍCIA MARX ( uma sugestão de sua então produtora artística e de imagem , a recentemente falecida ex-modelo e atriz BETTY LAGO ) e a gravar músicas com um estilo mais leve , solto , jovem , dançante e com letras até ousadas e sensuais .....

.No período entre 1994 e 1999 a cantora gravou 3 discos e embora tenha tido sucessos ,  como QUANDO CHOVE , SEI QUE VOCÊ NÃO VAI , GO BECK e  ESPELHOS D ´ÁGUA , não foi tão bem sucedida quanto no período inicial de sua carreira : mistura de MPB com música eletrônica acabou desagradando a muitos . ( ABAIXO , CAPA DO DISCO " FICAR COM VOCÊ "  , DE 1994 )

 Em 1999 veio outra radical transformação : Patrícia casou-se , converteu-se ao budismo , tornou-se vegetariana e mudou-se para a terra da rainha , a Inglaterra ( ABAIXO ) . Na fria e chuvosa ilha , no período entre 1999 e 2010 , gravou mais 3 discos e fez um trabalho mais experimental , misturando uma infinidade de ritmos  como música eletrônica , dream pop , soul , MPB e até rap . Também fez sucesso no " Velho Continente " entre 2004 e 2005 com os hits BURNING LUV e DIAS DE SOL .

Após retornar ao Brasil , em 2010 , passou a fazer um trabalho mais voltado para a MPB , tendo como pontos altos desde então duetos com o sambista SEU JORGE e o soul man e sobrinho do saudoso TIM MAIA , ED MOTTA ( ABAIXO )  .

Em quase 30 anos de carreira solo a cantora ( ABAIXO )  vendeu algo próximo de 5 milhões de cópias de discos , teve músicas incluídas em 13 trilhas sonoras de filmes ou novelas , participou de 26 discos coletivos ou de outros artistas e ainda recebeu 2 DISCOS DE OURO, 2 DISCOS DE PLATINA e 8 premiações ,

porém já não consegue  emplacar um grande sucesso há algum tempo e  ultimamente tem se notabilizado mais por atitudes e declarações polêmicas , como a de em 2014 ter  postado um foto no Facebook fumando o que Tim Maia chamaria de "a erva dos deuses "

 e em agosto de 2015 lançou no site de financiamentos culturais KICKANTE uma campanha visando arrecadar cerca de 59.400 para a a gravação de mais um disco . Resultado : em 16 de outubro , quando a campanha foi encerrada , apenas cerca de  6.900 reais haviam sido arrecadados e 3 dias mais tarde , via Facebook , a cantora ( ABAIXO )  postou uma mensagem supostamente em tom de despedida ........Seria esse o triste e melancólico fim da menina de voz doce e que fora motivo de uma arriscada aposta por parte de um dos nomes da música nacional ?

 Bom , enquanto o tempo não traz essa resposta , aproveite e curta o clipe de um dos primeiros sucessos da cantora : TE CUIDA MEU BEM .......COM VOCÊS A VOZ DOCE DA ETERNA MENINA PATRÍCIA MARX !

Nenhum comentário:

Postar um comentário