sexta-feira, 18 de março de 2016

Viagem Musical : A Filha de Newark

Trata-se de uma das antigas cidades dos Estados Unidos - foi fundada em 1666 - e também uma de suas mais prósperas , embora a sua população não seja muito grande ( eram 277.140 habitantes , segundo o Censo de 2010 ) e tenha um território pequeno ( apenas 67,6 quilômetros quadrados ) : vizinha a Nova Iorque , NEWARK ( ABAIXO )  é importante centro industrial , comercial , financeiro ( no quesito SEDES DE COMPANHIAS DE SEGURO a cidade é a terceira maior daquele país , perdendo apenas para a vizinha Nova Iorque e Hartford ) ,

aeroportuário ( com cerca de 30 milhões de passageiros em média por ano , o aeroporto da cidade é seguramente um dos maiores do mundo- ABAIXO , ESTRADA QUE DÁ ACESSO AO AEROPORTO  ) e portuário ( em 2003 o porto da cidade chegou a ser o décimo quinto mais movimentado do mundo ) .

 Nada mal para uma cidade que em 1820 era um o modesto vilarejo de 6.507 habitantes em torno de um porto e , aliás , daquele povoado fundado por imigrantes ingleses extremamente religiosos e puritanos não resta praticamente nada ........( ABAIXO , VISTA GERAL DA CIDADE )

Basta dar uma caminhada no bairro operário de IRONBOUND ( ABAIXO ) para logo perceber essa radical transformação : embora ali existam expressivas comunidades de imigrantes equatorianos , mexicanos e cabo verdianos , um sotaque em especial se sobressai em relação aos demais......

.Logo se nota aquele sotaque lusitano , típico de além mar : vive naquele bairro talvez uma das mais expressivas colônias portuguesas do mundo . Antiga , datando da década de 1910 , e embora a imigração de portugueses para a região tenha praticamente cessado , todos anos e sempre no dia 10 de junho - o dia nacional de Portugal - ( ABAIXO , COZINHEIRAS PREPARANDO COMIDA A SER SERVIDA NA FESTA DE SÃO JOÃO , UM DOS MAIORES ACONTECIMENTOS DAQUELE BAIRRO )

ocorre ali uma grande e animada festa , que chega a atrair quase 500.000 pessoas ou quase o dobro da população da própria Newark . Basta dar mais algumas caminhadas e olhadas mais atentas para se perceber que ali existem restaurantes de comidas regionais brasileiras , churrascarias , escolas de samba e de capoeira ........

Ou seja , a presença de brasileiros ali ( ABAIXO ) é quase tão grande quanto a de portugueses e a chamada "Flor do Lácio " é de maneira disparada a língua mais falada e escrita ali , mais até do que o próprio inglês !


Sabe aquela música de discoteca que fez enorme sucesso nos anos 70 ? Pois foi nessa cidade ( ABAIXO )  que é quase um pedaço um tanto de Portugal e um tanto do Brasil que ela surgiu , ou melhor , com a sua filha mais ilustre .......

Na década de 60 a música negra norte-americana enfim conquistou a sua maioridade e foi reconhecida . Talvez influenciada pelo célebre trio de cantoras negras THE SUPREMES ( ABAIXO )  , da qual fez parte DIANA ROSS ,

uma então adolescente negra nascida em 7 de setembro - olha aí a coincidência ! - de 1949 e chamada Gloria Fowles entrou para um  grupo de jazz e pop chamado SOUL SATISFIES e ainda naquele ano de 1965 gravou um disco com apenas duas músicas : SHE´LL BE SORRY e LET ME GO BABY . Tanto o grupo quanto o disco passaram praticamente despercebidos mas aquela jovem cantora ( ABAIXO ) era talentosa demais para se abater pelo primeiro revez de sua ainda incipiente carreira ........

       Foi só anos mais tarde , em 1973 , que ela enfim começou a ser percebida : representantes da gravadora COLUMBIA RECORDS estavam presentes a uma de suas apresentações e acabaram a contratando . Teve que mudar para a vizinha Nova Iorque e também de nome : passou a adotar o nome artístico de GLORIA GAYNOR ( ABAIXO ) .

 Já na chamada "Big Apple " gravou a música HONEY BEE , que fiz algum sucesso , mas o grande público só seria apresentado mesmo a Gloria Gaynor em 1975 : já em uma outra gravadora - MGM - gravou o disco NEVER CAN SAY GOODBYE ( ABAIXO )  cujos destaques foram as músicas REACH OUT I´LL BE THERE , uma regravação de Honey Bee e a própria música-título , que aliás , fez um enorme sucesso ( chegou a a ser a nona música mais ouvida nos Estados Unidos naquele ano ) e é considerada por muitos a primeira música do gênero que ficou conhecido pelo nome de DISCO MUSIC .

Foram necessários mais 4 anos e 5 discos apenas razoáveis e sem grande repercussão para o sucesso voltasse a bater às portas da filha de Newark : o disco LOVE TRACKS ( ABAIXO ) , lançado em 1979 , rendeu à cantora um DISCO DE DIAMANTE .

Fama , sucesso , muito dinheiro , festas , amantes , escândalos e excessos , enfim essa passa a vida de muitos daqueles que são apresentados ao sucesso mas com Gloria aconteceu algo completamente diferente : ela se tornou uma pessoa profundamente religiosa . A mudança não aconteceu apenas no plano pessoal : em 1982 a disco music já era um modismo pertencente ao passado e naquele ano a cantora gravou o disco GLORIA GAYNOR ( ABAIXO ) , com um som mais voltado para o rithm and blues . Como muitas vezes junto coma  religião vem o nacionalismo , o sucesso daquele disco acabou sendo a nacionalista AMERICA .

O grande momento da cantora naquela difícil década de 80 viria em 1984 : voltando às suas origens , Gloria gravou o dançante disco I AM GLORIA GAYNOR ( ABAIXO )  cujo destaque foi I AM WHAT I AM que a a transformou em um ícone - vejam só a contradição ! - do MOVIMENTO GAY .........

Após uma década de 90 em que se dedicou mais à religião , à eventos de caridade e em que basicamente regravou clássicos da música gospel , como OH , HAPPY DAY , Gloria ( ABAIXO )  só voltaria a ficar em evidência na primeira década do século 21 , mais especificamente em 2002 : nesse ano gravou o disco I WISH YOU LOVE cujos destaques foram JUST KEEP THINKING ABOUT YOU e I NEVER KNEW . Depois disso a cantora ainda gravaria mais 5 discos , sendo o seu trabalho maias recente o disco HACER POR HACER , gravado em 2008 em parceria com o cantor espanhol MIGUEL BOSÉ .

 Tendo se apresentado no Brasil inúmeras vezes , em 2002 Gloria gravou a música PENA , um dueto com o brasileiro ALEXANDRE PIRES ( ABAIXO - aquele pagodeiro que como vocalista do grupo SÓ PRA CONTRARIAR  gravou aquele pagode da " barata da vizinha " e anos mais tarde chorou de emoção na presença do então presidente norte-americano GEORGE BUSCH ......)  que por sinal é o cantor brasileiro preferido de Gloria ( bom , gosto é gosto , embora discutível  ).......

          Caso você já tenha associado o nome da cantora à música então reparou que "esquecemos " uma música , justamente aquele que consagrou a cantora........I WILL SURVIVE  ( ABAIXO )  foi gravada originalmente tendo enormes 8 minutos e 1 segundo de duração e foi lançada no final de 1978 como uma despretensiosa e obscura música lado B de um cover de um velho sucesso da dupla norte-americana RGHTEOUS BOTHERS : SUBTITUTE .

Ao contrário do que era comum na era da disco music , a música não tenha acompanhamentos vocais ( apenas Gloria - ABAIXO - a cantou ) e nem efeitos de estúdio , principalmente o acompanhamento de sintetizadores , e embora tenha sido composta pela dupla FREDDIE PERREN - DINO FEKARIS  foi baseada em uma tragédia que aconteceu pouco tempo antes : a morte da mãe da cantora .......A música , cuja faz referência a uma mulher  que rompe com o seu companheiro e parte para recomeçar a vida , logo tornou-se um hino feminista e também gay .

Como um sucesso muitas vezes não se explica a música logo agradou em cheio o grande público e acabou rendendo à Gloria , em 1980 , um prêmio GRAMMY ( ABAIXO ) na categoria de melhor música no gênero disco music . Certa vez foi considerada pela emissora de TV  fechada norte-americana VH1 a música mais dançante de todos os tempos e foi incluída na lista das 500 melhores músicas de todos os tempos pela revista norte-americana ROLLING STONE , embora numa modestíssima colocação de número 492.......

Foi regravada em inúmeras ocasiões , muitas vezes com versões e letras completamente diferentes dos originais e chegou até a ter uma versão gravada em ritmo de bossa nova ( pela cantora brasileira JULIANA AQUINO , em 2011 ) e outra em árabe (pela cantora , modelo e atriz libanesa HAIFA WEHBE , em 2009 )  , mas de todas essas regravações e versões a única a ter obtido êxito foi curiosamente uma obscura cantora norte-americana de rithm and blues chamada SAVAGE CHANTAY ( ABAIXO ) , que recebeu um DISCO DE OURO .

Por último e em relação a moça que aprece patinando no clipe da música  e tendo os seus 3 minutos e 15 segundos de fama - o tempo exato de duração do clipe - , o seu nome é SHEILA REID , vivia na ocasião no bairro negro nova iorquino do Harlem e fazia parte de um grupo de patinação chamado VILLAGE WIZARDS .........Agora chega de conversa ! COM VOCÊS TODO O DRAMA E ALEGRIA DA FILHA DE NEWARK ( ABAIXO )  !

2 comentários:

  1. Este patchwork de culturas faz dos Estados Unidos um país, digno de seu lema, Pluribus Unos. Brasileiros e portugueses já são parte da grande nação norte americana e são muito bem assimilados. Quanta Gloria (Gaynor) em Newark!

    ResponderExcluir
  2. Este patchwork de culturas faz dos Estados Unidos um país, digno de seu lema, Pluribus Unos. Brasileiros e portugueses já são parte da grande nação norte americana e são muito bem assimilados. Quanta Gloria (Gaynor) em Newark!

    ResponderExcluir