segunda-feira, 14 de março de 2016

Som de Joinville : Os Discípulos

Assim como quase todos os brasileiros ele era fruto da imigração : o seu pai viera do vizinho Espírito Santo , já a sua mãe veio da longínqua e gelada Polônia .

Carioca do boêmio bairro da Lapa ( ABAIXO )  , estudou no Colégio Anglo-Americano e após ter servido ao Exército e trabalhado como arquivista no Ministério do Exército - na época o Rio de Janeiro ainda era a capital federal - seguiu carreira e se aposentou como serventuário da Justiça ( era escrivão ) . Enfim , ele era um sujeito normal .......ou QUASE ISSO !

Ainda criança ele - e certamente todos os outros vizinhos - ficava impressionando com a seguinte cena : um vizinho francês CEGO tocando divinamente um violino ......

Logo ele também quis tocar violino e aos 12 anos ganhou o tão aguardado presente , um presente de grego , diga-se de passagem : sem adaptar ao arco do violino passou a tocá-lo usando grampos de cabelo ! ( ABAIXO )

 Pouco tempo depois ele ganharia um presente que mudaria a sua vida : um BANDOLIM modelo napolitano ( ABAIXO ) . Parecia ser uma extensão de seu próprio corpo : sem ter tido aula alguma e tocando intuitivamente , baseando-se nas repetições que fazia de trechos de música que ouvia , o garoto fazia " misérias "  com aquele instrumento .

O Brasil aos poucos começaria a ter conhecimento daquele gigantesco e precoce talento em 17 de maio de 1934 : o garoto , então com 16 anos , derrotou 28 concorrentes , recebeu a nota máxima do júri e acabou conquistando o concurso promovido pelo PROGRAMA DOS NOVOS , da hoje extinta rádio Guanabara . Detalhe : entre os jurados estava ninguém menos do que FRANCISCO ALVES , o CHICO VIOLA ( 1898-1952 - ABAIXO  ) , um dos maiores cantores brasileiros de todos os tempos.......

A vitória daquele adolescente que entrara no concurso sem pretensão alguma ( antes já havia feito parte de um grupo de choro e tocado fados ) não representou apenas o início de uma longa e promissora carreira : representou o início de uma revolução naquele que muitos consideram o mais brasileiro dos gêneros musicais , o CHORO , e contar a sua história sem ao menos citar Jacob Prik Bittencourt , ou melhor , JACOB DO BANDOLIM ( ABAIXO ) , chega a ser um sacrilégio ........

       Se coube ao professor de música , flautista e compositor JOAQUIM DA SILVA CALLADO ( 1848-1880 - ABAIXO  ) criá-lo , possivelmente na longínqua década de 1870 ( o nome CHORO vem do seu tom lamurioso ; em seus primórdios era conhecido como TANGO BRASILEIRO ou ainda como CORTA-JACA , em virtude de certos movimentos de sua dança )

 e aos pianistas e compositores CHIQUINHA GONZAGA ( 1847-1935 - ABAIXO  )

e ERNESTO NAZARETH ( 1863-1934 - ABAIXO  )

e ao flautista , saxofonista , compositor e arranjador João Alfredo da Rocha Vianna , o PIXINGUINHA ( 1897-1973 - ABAIXO ) , aprimorá-lo e popularizá-lo coube a Jacob a tarefa de dar um acabamento final e defini-lo .

Tradicionalista , extremamente exigente e perfeccionista e , é claro, inovador , o músico carioca tornou o bandolim um item praticamente obrigatório em qualquer apresentação de choro que se preze . Em 1964 , após ter se tornado conhecido e consagrado apresentando-se em rádios cariocas como MAYRINK VEIGA , MAUÁ e FLUMINENSE e fazendo parte de grupos como GENTE DO MORRO e JACOB E SUA GENTE , veio talvez a grande obra do mestre ( ABAIXO ) :

 Jacob criou e capitaneou um grupo chamado ÉPOCA DE OURO ( ABAIXO ) e que contava simplesmente com alguns dos maiores  instrumentistas brasileiros de então , como DINO 7 CORDAS e CÉSAR FARIA .......

Em um concerto realizado em 1968 no teatro João Caetano ( Rio de Janeiro ) em benefício do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro , Jacob simplesmente roubou a cena ( entre os participantes do concerto estava ELIZETH CARDOSO - ABAIXO - , simplesmente uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos....... )

 e fez uma de suas maiores apresentações , TOCANDO CHEGA DE SAUDADE , famosa composição da dupla TOM JOBIM - VINÍCIUS DE MORAES  . Infelizmente essa foi uma das últimas demonstrações de genialidade do mestre carioca : em 13 de agosto de 1969 ele faleceu em casa , vítima de um mau súbito , após ter visitado um velho amigo , um tal de Pixinguinha ........( ABAIXO , OS DOIS AMIGOS )

Jacob ( ABAIXO ) pôde ter vivido pouco ( nasceu em 14 de fevereiro de 1918 ) mas deixou um legado colossal : em 35 anos de carreira foram 22 discos , 51 compactos simples ( discos com no máximo 2 músicas ) e 105 composições , muitas delas clássicas , como VIBRAÇÕES , DOCE DE COCO , A GINGA DO MANÉ , NOITES CARIOCAS e ASSANHADO , e que são itens obrigatórios no repertório de qualquer músico que toque ou se dedique ao choro .

E isso sem contar as gravações inéditas e que só foram lançadas após a sua morte.......No vídeo do dia , dois discípulos do mestre carioca do choro - o violonista joinvilense GUTO MACHADO e o bandolinista gaúcho ROGER FELTEN ( ABAIXO -  ver texto SOM DE JOINVILLE : VIOLEIRO DOS PAMPAS , postado no último dia 7 de março ) - dão uma verdadeira aula de choro e nos brindam com algo que ultimamente tornou-se algo raro : BOA MÚSICA .......VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário