segunda-feira, 21 de março de 2016

Som de Joinville : Avenida do Samba

Jogar futebol naquele longínqua década de 40 era um ato de coragem : as costuras das bolas ficavam do lado de fora , causando ferimentos . E , como se não bastasse isso , ainda era necessário hidratar o couro da bola com sebo !

 Na rua Emílio Cubas - mais conhecida como AVENIDA CUBAS - , um dos redutos da então reduzida e segregada população negra de Joinville e localizada no então portuário bairro Bucarein ( ABAIXO , FOTO TIRADA PROVAVELMENTE NOS ANOS 50 E COLORIDA POR VALMIR SANTIAGO  NA COMUNIDADE VIRTUAL "JOINVILLE DE ONTEM " ) cabia a um menino de anos , chamado Luís da Silva , a tarefa de arranjar o sebo em algum açougue vizinho . Diante disso logo o garoto acabou recebendo o bem humorado e inevitável apelido : SEBERA , e com o tempo , apenas BERA .......

Além da hoje estranha tarefa ele tinha uma boa habilidade no futebol , mas não para marcar gols mas sim para evitá-los , jogando como zagueiro ; só que curiosamente o pai dele - SEU ALEGÁRIO - sem nem sequer imaginar qual seria o futuro do filho ou no máximo pensando que seria um jogador de futebol , como aliás muitos dos garotos residentes naquele rua seriam no futuro ( durante muito tempo a rua foi o grande celeiro de jogadores para o futebol joinvilense , saindo dali , entre outros , o goleiro JAIRO DO NASCIMENTO - ABAIXO  - com passagens por clubes , como Coritiba , Fluminense e Corinthians e pela seleção brasileira , em 1976 -

 e PINGO - ABAIXO - , eficiente e versátil jogador com passagens por um número quase incontável de clubes , como Botafogo , Flamengo , Grêmio , Corinthians e Vitória baiano ) ,

lhe deu um presente completamente diferente : um CAVAQUINHO ( ABAIXO ) .......E nem é que o garoto gostou !

Aliás , gostou tanto que ao completar 13 anos acabou ganhando de presente um BANDOLIM ( ABAIXO ) e - instintivo , auto didata e sem jamais ter participado de alguma aula de música - já impressionava a todos aos 15 anos de idade , apresentando-se em uma escola e em uma rádio da cidade , mostrando que não era apenas futebol que os moradores da popular Avenida Cubas tinham no pé mas também muito SAMBA !

Acontece que ele também logo percebeu que aquela que era a sua grande paixão e vocação , a MÚSICA , era insuficiente para encher a sua barriga e teve de seguir uma profissão : escolheu ser marceneiro e com os conhecimentos adquiridos no ofício que escolheu pôde fabricar os seus próprios bandolins ( ABAIXO ) .

 Como já deu para perceber nem ele largou da música e nema música largou dele : chegou a tocar guitarra em uma banda chamada OS MARAJÓS mas definitivamente a sua praia era o samba , tendo o velho bandolim como seu grande e inseparável colega de trabalho e amigo .......

Junto com 4 velhos amigos - IEIÁ , ERIBERTO , TONINHO DE PAULA e DEDA - formou o grupo que haveria de ser o grande marco e ícone do tão pouco lembrado e desvalorizado samba joinvilense : BERA E SEU REGIONAL . ( ABAIXO , MESTRE BERA - À ESQUERDA - COM O VOCALISTA TONINHO DE PAULA )

MESTRE BERA , como era carinhosamente conhecido por seus amigos , fãs e admiradores , era tão bom que chegou a ser considerado um dos maiores bandolinistas do Brasil e chegava até a tocar o clássico choro BRASILEIRINHO com o bandolim às costas ! ( ABAIXO )

 Qualquer roda de samba que acontecesse em Joinville ( ABAIXO )  e que não tivesse a sua presença não era digna de receber esse nome : lá ia aquele sujeito alegre e extremamente humilde exibir o seu talento fora do comum para os privilegiados clientes e frequentadores do Mercado Público e dos bares SALOMÃO , LUIZINHO , NILO e IVAN assim como para admiradas e impressionadas plateias nas frequentes apresentações dele e de seu grupo em Jaraguá do Sul , Blumenau e Curitiba ........


        Já se reconhecia o mestre bem ao longe : geralmente vestia um terno branco e usava colarinho engomado e chapéu Panamá - o tão caraterístico figurino foi dado por um fiscal da Fazenda por ocasião de uma apresentação em uma das edições da Festa das Flores - e , dependendo do gosto do público , também tocava apaixonadas serestas . Mestre Bera também foi o primeiro a apostar no sucesso do então recém fundado JEC ( ABAIXO , TIME DE 1976 )  : logo ao saber da fusão entre América e Caxias compôs um samba intitulado PASSADO DE GLÓRIA , um misto de sentimento de saudade com a tradicional dupla que se despedia do futebol profissional com a esperança no futuro do clube que surgia . O samba logo caiu no gosto do público e passou quase que obrigatória tanto nas suas apresentações quanto nas apresentações de seu grupo .

 Como frutos de seus longos e felizes 41 anos de casamento com Rosa Maria Rodrigues da Silva , a simpática e popular DONA TUCA , nasceram 3 meninas : MARA , MÁRCIA REGINA e MARIA DO CARMO . Para alegria do mestre as três acabaram herdando parte de seu gigantesco talento : Mara toca pandeiro , Márcia Regina toca tan-tan e canta e Maria apenas canta . Outra curiosa e feliz coincidência : Mara e Márcia Regina casaram-se com músicos ( Mara casou-se com EZEQUIEL e Márcia Regina casou-se com Márcio Renato Vieira , o MÁRCIO DO PANDEIRO  - ABAIXO ,A FAMÍLIA DO SAMBISTA ) .

O genial músico também foi uma das raras e privilegiadas pessoas que viveram seus últimos momentos fazendo aquilo que realmente amavam e gostavam : mestre Bera passou sua última noite em companhoa de velhos amigos numa animada roda de samba ( ABAIXO , CLICAR NAS FOTOS PARA AMPLIÁ-LAS ) e no dia seguinte uma ponte de safena seria colocada em seu coração . Infelizmente não deu tempo : em 21 de setembro de 1997 o já velho , cansado e doente coração do mestre se recusou a continuar batendo ........

E AGORA , O QUE FAZER SEM ELE ? Foi essa a pergunta que fizeram os integrantes do Bera e Seu Regional e a opção mais lógica era acabar com o legendário grupo , mas felizmente tal ideia não acabou sendo posta em prática : seguindo um sábio conselho de um dos amigos de Márcio do Pandeiro , optou -se por continuar e em uma justíssima homenagem ao mestre o nome do grupo passou a ser BERA SAMBA ( ABAIXO )  , com outro - esse formado por amigos e discípulos do mestre e liderado pelo ex-jogador de futebol JURANDIR ( 1944 - 2011 ) - formando o JURANDIR E SEU GRUPO .

 Caso ainda estivesse vivo , o mestre - que completaria 85 anos de idade no próximo mês de setembro - abriria um de seus caraterísticos sorrisos e ficaria muito orgulhoso : gerações de ótimos sambistas joinvilenses foram direta ou indiretamente influenciados por ele , como PAULÃO VITÓRIO , PAULO JÚNIOR , LÉO SANTOS e LETÍCIA OLIVEIRA ( TODOS OS QUATRO CITADOS ESTÃO NA FOTO ABAIXO ) . Considerado por muitos o criador do samba joinvilense , sua importância na história da música local é inegável : pensando nisso , em 2013 ELIS REGINA DOS SANTOS  produziu o documentário O BANDOLIM QUE EMBALOU JOINVILLE : A HISTÓRIA DO MESTRE BERA . O vídeo do dia também é uma homenagem ao saudoso mestre , modesta , é verdade : trata-se de uma de suas últimas apresentações .......VALE APENA CONFERIR , E SE IMPRESSIONAR COM O TALENTO DE MESTRE BERA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário