segunda-feira, 7 de março de 2016

Homens e Livros

Dizem que era um sujeito sério  -carrancudo até - ,  que dificilmente sorria , conservador , até temperamental e que dificilmente concedia uma entrevista , sendo que a última delas - por sinal a única gravada - aconteceu apenas dois dias antes de sua morte  .......Dizem até que era preconceituoso e até racista , sem levar em consideração que ela viveu em uma época em que as feridas geradas pela infame escravidão ainda estavam abertas . Ainda por cima foi um dos maiores e mais ácidos críticos do MODERNISMO , movimento iniciado em São Paulo em fevereiro de 1922 , que teve como expoentes nomes como ANITA MALFATTI , MENOTTI DEL PICCHIA , OSWALD DE ANDRADE , MÁRIO DE ANDRADE , TARSILA DO AMARAL , entre outros......Se existe uma caraterística de um gênio é a sua capacidade de surpreender e , contrário do que o perfil citado a princípio indica , é simplesmente impossível contar a história da literatura infantil brasileira sem o sujeito que acabamos de descrever : ele é simplesmente José Bento MONTEIRO LOBATO ( 1882-1948 ) .......Formado pela tradicionalíssima Faculdade de Direito de São Paulo em 1904 , ele até chegou a seguir a carreira jurídica , mas por pouco tempo na cidade paulista de Areias como promotor público para logo em seguida se dedicar exclusivamente à literatura . Monteiro Lobato logo acabou mostrando que como empresário era um genial escritor : a editora fundada por ele logo acabou falindo......Esse paulista de Taubaté , autor de clássicos como SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO , CIDADES PERDIDAS ,URUPÊS , NARIZNHO ARREBITADO e VIAGEM AO CÉU e ainda de personagens antológicos como JECA TATU , PEDRINHO , NARIZINHO , VISCONDE DE SABUGOSA e a boneca EMÍLIA e que foi uma das raras pessoas a compreender perfeitamente as crianças , também foi um ferrenho e militante nacionalista : ele defendia a extração dos recursos minerais , principalmente o petróleo , única e exclusivamente por brasileiros .
        Da teoria foi à prática : chegou a criar a EMPRESA DE PETRÓLEO NACIONAL , que exploraria possíveis jazidas na cidade alagoana de Riacho Doce mas que jamais saiu do papel por questões burocráticas ; chegou a escrever um livro sugerindo a criação de uma estatal petrolífera ( o livro em questão é O ESCÂNDALO DO PETRÓLEO , publicado em 1936 ) , um livro infantil a respeito do tema ( O POÇO DO VISCONDE , publicado em 1937 ) e até uma carta , em tons ácidos , criticando a política petrolífera do governo do então ditador de plantão GETÚLIO VARGAS ( 1882-1954 ) . A ousadia e suas opiniões fortes acabaram lhe custando caro : em 1941 foi condenado pelo TRIBUNAL DE SEGURANÇA NACIONAL a ficar 3 meses em "cana " ........Outro fato pouco conhecido a respeito dele : chegou a ser adido comercial ( uma espécie de diplomata ) nos Estados Unidos , entre 1926 e 1931 , o que acabou servindo de inspiração para um livro : AMÉRICA . Quase tão celebre quanto a o conjunto de suas maravilhosas obras foi uma frase de sua autoria : UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS ........E o que diria o gênio de Taubaté a respeito do protagonista da crônica de hoje ? A surpreendente e maravilhosa história trazida e comentada pelo escritor LUIZ CARLOS AMORIM é mais uma prova de que um país em que a CULTURA e a EDUCAÇÃO são tão maltratadas e ignoradas ainda tem jeito ..........CONFIRA :

"Assisti, há algum tempo, no programa Via Brasil, uma reportagem mostrando o ' Homem Livro ' , de Aracaju ( ABAIXO ) . 

Por que ele é chamado ' Homem Livro '  ? Porque angaria livros, junta-os e sai à rua para distribuí-los às pessoas, gratuitamente. Ele pede livros em doação e os entrega para quem gosta de ler. Não é sensacional ? 

Já conheci muitos homens livros e muitas mulheres livros. 

Já vi muitos incentivadores de leitura, gente que sai no bairro e pede livros aos vizinhos e vai formando uma biblioteca comunitária,( ABAIXO , BIBLIOTECA COMUNITÁRIA NA CIDADE GAÚCHA DE CAXIAS DO SUL )

 gente que ao invés de pedir os livros, pede lixo reciclável, então os vende para comprar livros novos para bibliotecas e escolas. 

Aqui em Florianópolis há até um menino que pediu um cantinho do ' boteco '  do pai ( ABAIXO ) , foi recolhendo livros na comunidade e improvisou uma biblioteca e agora empresta livros às pessoas do bairro. De graça, é claro.

Mas não tinha visto um personagem curioso assim como o ' Homem Livro ' ( ABAIXO ) , que pede livros por onde passa, vai ao centro da cidade caracterizado – na sua roupa existem trechos de livros, capas de livros, tudo sobre livros – e os oferece à comunidade. 

Precisamos de mais homens livros, precisamos que eles se multipliquem para que o incentivo à leitura e o acesso ao livro, objeto tão caro hoje em dia, seja democratizado de maneira tão generosa.

Precisamos de mais gente generosa como o ' homem livro ' , que se transformou em estandarte vivo em prol da democratização do acesso à leitura, em prol da criação de mais leitores, promovendo a distribuição de cultura e de informação.

 É bom ver iniciativas como esta. A gente constata que nem tudo está perdido. Que ainda existem novas ideias, criatividade e dedicação na luta conta a ignorância e a miséria. 

Que há quem se preocupe com a educação e com a instrução das pessoas, mesmo as mais humildes, ao contrário de nossos governantes, que deveriam promover a cultura e a educação, mas ao invés disso, fazem questão de destruí-las.

Felizmente, conheço gente empenhada em levar livros, de graça, a leitores de todas as idades, democratizando-o e possibilitando o acesso à leitura,

 como a professora Mariza, de Joinville, e a professora Edna Matos, de Divinópolis, com seus projetos vitoriosos. 

Sei que há muitas outras pessoas como elas e como o homem livro por aí, graças a Deus, e a gradeço a Ele por elas existirem.

Há uma luz no fim do túnel. Há esperança para nós, seres humanos. Ainda. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário