sexta-feira, 25 de março de 2016

Entrevista : TIAGO KOSTETZER

Olhando aquela cidade à primeira vista ela parece ser como tantas cidades do gigantesco interior dos Estados Unidos : modorrenta , pacata e com a impressão de que tempo , sempre tão dinâmico e rápido , parece ter parado por ali e feito um longo descanso ........Localizada na divisa do Estado de Michigan com o de Indiana , NILES tinha em 2006 uma população de 1.571 habitantes , número que pouco deve ter  alterado dez anos depois , vivendo em um território de apenas 15,4 quilômetros quadrados ( só a título de comparação : a área urbana do distrito de Pirabeiraba é de 21,46 quilômetros quadrados ) e teria tudo para passar despercebida , exceto por um detalhe : os dois mais ilustres filhos da terra seriam responsáveis por uma das maiores inovações naqueles primórdios da indústria automobilística e a sua criação seria sinônimo de qualidade , potência , velocidade , imponência , luxo e admiração , mesmo por parte de pessoas que não entendem rigorosamente nada de carros ......Os irmãos JOHN FRANCIS DODGE ( 1864-1920 ) e HORACE ELGIN DODGE ( 1868-1920 ) iniciaram suas vidas auxiliando seu pai no pequeno estabelecimento comercial da família mas definitivamente ficar atrás do balcão e ter o difícil jogo de cintura que a atividade comercial não era com eles : ambos sempre gostaram de criar , de produzir , de planejar e acima de tudo isso estava a paixão pelo AUTOMÓVEL , aquele veículo rápido - para os padrões da época - e curioso , surgido na Alemanha por volta de 1886 , e que embora ainda fosse raro já dava o que falar.......A mudança da família para a já progressista cidade de DETROIT , em 1886 e que em breve se transformaria em um dos maiores pólos da indústria automobilística mundial , acabou encaixando-se como uma luva nos planos dos dois irmãos : logo acabaram ganhando fama de hábeis e competentes mecânicos e os longos de experiência trabalhando para outras pessoas acabaram sendo valiosos e decisivos para o que tinham em mente . E que experiência ! Trabalharam simplesmente para dois dos maiores pioneiros da indústria automobilística : RANSOM ELI OLDS ( 1864-1950 ) , o fundador da montadora OLDSMOBILE ( uma curiosidade : o primeiro automóvel a circular em Joinville , em 1907 , era justamente um Oldsmobile ) , e um sujeito chamado HENRY FORD ( 1863-1947 )........Em 1914 já era hora de por em prática todos os seus conhecimentos e naquele ano acabaram criando a própria empresa - DODGE BROTHERS MOTOR VEHICLE COMPANY - e um tipo de automóvel inovador , com carroceria feita totalmente de aço . Curiosamente , embora ambos tenham falecido no mesmo ano , a empresa só seria adquirida em 1928 pela CHRYSLER COMPANY.
           Até hoje já surgiram 93 modelos de carros ou caminhões com a marca Dodge , mas um deles especialmente deixou saudade : trata-se do DOGE DART ( "dardo " , em inglês ) , também conhecido como DODGE V8 .......Lançado originalmente nos Estados Unidos em 1960 , começou a ser fabricado aqui em terras tupiniquins  em 1969 , originalmente como um modelo SEDAN , ou um carro com 4 portas . Símbolo de beleza , imponência , luxo e status , o Dodge Dart foi até 1992 - quando foi lançado o FIAT TEMPRA TURBO - o carro brasileiro mais veloz e potentee diferenciava-se de seu similar norte-americano principalmente pelo seu visual  . A compra da fábrica que montava essa marca pela alemã WOLKSWAGEN m 1980 acabou decretando o fim de sua fabricação no Brasil em 1981 e , curiosamente , a Wolkswagen passou a utilizar o motor V8 na fabricação de seus caminhões utilitários ( entre 1969 e 1981 foram fabricados 7 tipos de Dodge Dart ) . Não é difícil encontrar em várias regiões do Brasil grupos ou clubes que se dedicam à preservação , ao restauro e ao concerto do belo e saudoso modelo de carro e quem passa pela rua Ministro Calógeras , mais especificamente pelo número 250 , logo acaba se deparando com um desses grupos de apaixonados......Trata-se do DELINQUENTE ´S  ROAD , grupo surgido em 2011 e que trabalha não apenas com Dodges mas também com outros modelos de carros antigos mas o grupo não se resume apenas a carburadores , ignições , pistões , embreagens e coisas do gênero : lá funciona um espaço cultural alternativo , com apresentações do que existe de melhor no rock local .Mas a Delinquente ´s  Road também não é só sinônimo de preservação , memória , paixão , velocidade , música e rock ´n roll ........Sabe aquele abrigo no antigo cais Conde D´ Eu , que entre 2008 e 2010 serviu de ponto de saída e chegada do JET BUS e mais tarde de um catamarã ? O que era para ser a retomada do transporte fluvial em Joinville transformou-se em mais uma das vergonhosas e criminosas demonstrações de como o dinheiro público é tratado e aplicado no Brasil.......No último mês de dezembro , em uma demonstração de nobreza e cidadania , os Dodgemaníacos ( ou seriam Dodge lovers ? )  limparam o abrigo e deram a ele um aspecto muito mais agradável . Pois nesta conversa do mês de março o líder do grupo - TIAGO KOSTETZER ( ABAIXO )- comenta um pouco mais a respeito das atividades desenvolvidas pela Delinquente ´s  Road .......CONFIRA :


1 - UMA PERGUNTA UM TANTO INEVITÁVEL : O QUE FEZ SURGIR A DELINQUENTE ´S ROAD E POR QUE ESSE NOME ?
TIAGO - Surgido inspirado nos nossos carros Dodge V8 .

 São carros fortes e geralmente usados nos filmes pelos vilões ( delinquentes )


2 - COMO VOCÊ EXPLICARIA ESSA VERDADEIRA PAIXÃO QUE FAZ O CARRO SER ALGO INTEGRANTE NA CULTURA E NA VIDA DO BRASILEIRO ? COMO ESTÁ A PRESERVAÇÃO DE AUTOMÓVEIS ANTIGOS EM JOINVILLE ?
TIAGO - Na verdade não acho que faça parte da cultura brasileira e sim da americana .

 Quanto à preservação dos carros em Joinville , tem poucas oficinas que fazem verdadeiras restaurações .


3- ALÉM DAQUELE MARAVILHOSO TRABALHO FEITO NO ANTIGO TERMINAL DO JET BUS , QUE OUTRAS ATIVIDADES SOCIAIS A SUA INSTITUIÇÃO REALIZA ? O QUE FALTA PARA QUE JOINVILLE SEJA UM CENTRO DE PRESERVAÇÃO AUTOMOBILÍSTICA E DE COMPETIÇÕES ESPORTIVAS DO GÊNERO ?
TIAGO - Na verdade nossos encontros anuais são gratuitos . Arrecadamos brinquedos , alimentos e roupas para pessoas que são menos favorecidas . O que falta em Joinville é um autódromo onde possam ser realizados encontros , competições automotivas , exposições , etc.....



4- COMO VOCÊ DEFINIRIA UM AUTOMÓVEL ?
TIAGO - Para mim o Dodge ( automóvel ) faz parte de mim e da minha vida . Todos os dias eu vivo isso .



5- POR ÚLTIMO , QUE MENSAGEM GOSTARIA DE DEIXAR PARA OS LEITORES DO ALAMEDA CULTURAL ?
TIAGO - Gostaria de agradecer e convidar os leitores a conhecer a oficina , o nosso bar e compartilhar essa energia boa que existe lá ( ABAIXO )  .


 Delinquente ´s Road Joinville e Delinquente ´s Bar V8 agradecem a sua atenção , leitor .


2 comentários: