segunda-feira, 7 de março de 2016

Agende-se : Literatura Rosa - Choque

Trata-se de um Clube da Luluzinha , mas no sentido positivo......Já mostrando muito serviço neste início de 2016 a CONFRARIA DO ESCRITOR DE JOINVILLE convide você para mais um interessante evento . CONFIRA :

"Oito mulheres, muitas histórias e um só projeto: um livro de alma feminina voltado para todas e para todos que apreciam textos inspiradores. ' Elas contam ' reúne contos e crônicas de cinco escritoras da região Norte – Elizabeth Fontes ( ABAIXO ) ,

 Marlete Cardoso ( ABAIXO )

e Odenilde Nogueira Martins, de Joinville, e Ana Janete Pedri e Nilza Helena da Silva Vilhena, de Jaraguá do Sul. O time é reforçado pelas participações da artista plástica Tania Cotrin na concepção da capa e fotos, da escritora Urda Alice Klueger ( ABAIXO )  na assinatura do texto de orelha e da professora Taiza Mara Rauen Moraes, que prefaciou a obra. 

 


A proposta do livro surgiu ainda em 2013, quando as escritoras Nilza Helena da Silva Vilhena e Ana Janete Pedri ( ABAIXO )  discutiram a ideia, que pretendia inicialmente reunir dez autoras de Jaraguá e região.

 ' Era um projeto que voltava sempre à minha mente: publicar um livro com autoria de mulheres, contando histórias de mulheres, mas que não fosse somente para mulheres ' , relembra Nilza ( ABAIXO ) .

 A tarefa não foi fácil. Na primeira tentativa faltou engajamento das convidadas, uma vez que o projeto seria autofinanciado. Em 2014, o sonho da dupla ficou mais perto com a chegada da primeira representante de Joinville, Odenilde Nogueira Martins ( ABAIXO , A TERCEIRA , DA ESQUERDA PARA A DIREITA ) . 


A ideia, então, era reunir apenas oito escritoras, trabalho que só ganhou fôlego mesmo no ano passado, quando outros cinco outros nomes se juntaram ao trio. ' O critério utilizado [na escolha das autoras] foi observar a similaridade de escrita, de trajetória e de sentimentos ' , comentou Nilza ( ABAIXO ) . 

O grupo, no entanto, ainda enfrentou outro revés com a desistência de três integrantes durante o processo, mas seguiu em frente e fechou o projeto com os cinco nomes que assinam os textos, mais três convidadas que deram o toque final à obra. ' Desta forma, acabamos completando as oito mulheres como queríamos e lançaremos o livro no dia 08 de março ' , completou. 



Textos tem inspiração em personagens femininos

A capa de ' Elas contam ' ( ABAIXO )  é ilustrada por um fragmento de ' 8 metros de galáxias ' , obra da artista Tânia Cotrim que versa sobre a feminilidade e o universo criador das mulheres por meio de formas arredondadas. Nas 134 páginas do livro, que sai pela editora joinvilense Sucesso Pocket, o leitor poderá experimentar muito dessa multiplicidade criativa com textos fundados em diversos estilos literários, dada as diferentes formações e experiências das autoras que, por fim, convergem para um mesmo ponto: contar belas histórias protagonizadas por personalidades femininas, algumas resgatadas da própria literatura.


' Não temos dúvidas de que a energia da mulher atraiu todas essas almas de diferentes artes para a realização do ‘Elas contam’. Talvez porque o idealizamos com o coração, não sabemos, mas está aí e o leitor será seu possuidor agora ' , avalia Nilza ( ABAIXO ) . Cada texto no livro, seja conto ou crônica, leva no título o nome de uma mulher, fictícia ou não, que é enredada pela trama inventiva de cada escritora. 


Marlete Cardoso ( ABAIXO ) , autora de Joinville que estará em breve também lançando seu primeiro livro solo, acena sobre o que os leitores encontrarão na coletânea : ' Optei por narrativas curtas, utilizando personagens de obras artísticas como Monalisa, Dulcinea e Xerazade ' , adianta, fazendo referência ao quadro de Leonardo da Vinci, à musa de Don Quixote de La Mancha e à incansável narradora das histórias das Mil e Uma Noites. Outras sutilezas do livro, porém, só serão descobertas pela leitura atenta do que elas contam. Sobre outras mulheres, sobre elas mesmas, sobre todos nós . 


SERVIÇO:
Livro “Elas contam” – contos e crônicas (Sucesso Pocket, 134 páginas)
Autoras: Ana Janete Pedri, Elizabeth Fontes, Marlete Cardoso, Nilza Helena da Silva Vilhena e Odenilde Nogueira Martins.
Exemplar – R$ 25

Lançamento:

- Dia 10 de março, às 20h, no Capitão Space Batataria e Pizzaria (Rua Marquês de Olinda, 3340, Glória, Joinville - ABAIXO ) "

2 comentários: