segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Escuta - me !

Você que está aí , neste exato instante e calmamente lendo estas mal escritas linhas , por acaso sabe como funciona a nossa AUDIÇÃO ? Bom , o que acontece é o seguinte : as ondas sonoras atingem os TÍMPANOS fazendo vibrar ao mesmo tempo 3 ossos que formam a nossa orelha - o MARTELO , a BIGORNA e o ESTRIBO - , que por sua vez modificam essas ondas sonoras e as enviam a parte interna de nossa orelha . Chegando ali elas atingem um órgão de nossa orelha chamado CLÓCEA , que manda as vibrações para um conjunto de membranas conhecido pelo nome de ÓRGÃO DE CORTI e ali existem minúsculos pêlos que são estimulados pelas vibrações sonoras e que as transformam em impulsos nervosos , que são conduzidos através de um nervo chamado VESTÍBULO-CLOCEAR até a região do cérebro conhecida como LOBO TEMPORAL onde finalmente são interpretadas como sons.......Se existe uma característica  e , é claro , uma qualidade dos POETAS é a de transformar complicadas e chatas explicações científicas em agradáveis , e líricos , versos ......Engenheiro químico por formação profissional e escritor-poeta  por talento , hobbie e prazer , MILTON MACIEL explica o sentido da audição......sob o ponto de vista de um HOMEM  APAIXONADO ! CONFIRA :

"Escuta-me.
Mas tem cuidado, por favor.

Todo meu ser está cansado :

Mal de amor ! Como viver
com este fado ? Entende-me.   
     

Mas tem paciência, te suplico.

Pois vago assim na impermanência
Onde fico, sem ter de mim
mais consciência. 

Apoia-me.


Mas tem firmeza, sê constante.
Pois que oscila, minha alma, na incerteza
 angustiante.

 E, sem força, atônita vacila
em sua tibieza. Ajuda-me ! 

Mas tem carinho, por piedade.

Pois que, transido, cansei de lutar sozinho
contra a saudade e o abandono descabido

dos quais definho. 

Compreende-me !      

Oh, por favor, escuta-me ! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário