sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Viagem Musical : Olha A Onda !

Ano novo , vida nova , novos projetos , mudança no blog .......Desde 2013 você se acostumou a ver vídeos e a ler textos  aqui neste espaço , o VIAGEM MUSICAL , trazendo informações a respeito dos cantores ou bandas que interpretaram a música do clipe da semana mas desta vez vamos mudar o esquema .......Ao invés de textos longos a respeito dos artistas vamos procurar trazer curiosidades a respeito das músicas que serão postadas ,

 e vamos começar com ......UMA ONDA NO MAR ! Você  viveu a década de 80 ? Mesmo que você nem sequer fosse nascido com certeza já ouviu essa música , aliás Luiz Maurício Pragana dos Santos , ou melhor , LULU SANTOS ( ABAIXO ) e ela são quase que sinônimos e é impossível o cantor carioca fazer algum show sem tocá-la !

 A primeira das curiosidades começa pelo seu próprio título : na verdade é COMO UMA ONDA ( ZEN SURFISMO ) . Outra coisa que poucos sabem : ela foi composta  para o filme GAROTA DOURADA ( 1983 - ABAIXO )  , de autoria do cineasta ANTÔNIO CALMON .

Trata-se de uma espécie de símbolo do modo de vida surfista e que na verdade foi a continuação de outro filme : MENINO DO RIO , de 1981 . ( ABAIXO )

Ainda em relação ao filme , ele foi protagonizado pelos atores ANDRÉ DE BIASE e BIANCA BYINGTON ( ABAIXO ) e tem em seu elenco nomes como o de CLÁUDIA MAGNO ( 1959-1994 ) e dos então quase estreantes ALEXANDRE FROTA e MARCOS PALMEIRA .

O filme ainda foi abrilhantado por nomes que faziam sucesso na música brasileira na ocasião : RITCHIE ( ABAIXO - aquele cantor inglês que estourou na década de 80 com MENINA VENENO ) , MARINA LIMA , guilherme arantes e LOBÃO ( que fez uma breve participação no filme ) .

Agora vamos voltar à música : afinal que sentimentos você tem ao ouvir seus 3 minutos e 48 segundos  ? A própria leveza de seu ritmo já dá uma ideia e um sentimento de harmonia e tranquilidade , não é mesmo ? ( ABAIXO , SÍMBOLO ADOTADO PELOS POVOS DO EXTREMO ORIENTE ASIÁTICO PARA REPRESENTAR EQUILÍBRIO E HARMONIA E QUE TAMBÉM ESTÁ PRESENTE NA BANDEIRA DA COREIA DO SUL )

Ao se analisar as suas letras , logo percebemos o quanto ela está carregada de filosofia , em versos como esses : " A vida vem em ondas / Como um mar / Num indo e vindo ".......

E realmente uma de suas inspirações é mesmo a arte da filosofia : foi baseada na obra do grande escritor argentino JORGE LUIZ BORGES ( 1899-1986 - ABAIXO  ) e no livro A ARTE ELEGANTE DO ARQUEIRO ZEN , do pensador alemão EUGEN HERRIGEL .

Outra possível fonte de inspiração : o passado hippie de Lulu Santos ......Filho de um severo oficial da Aeronáutica que queria que ele também seguisse a carreira das armas e do ar , ele chegou a fugir de casa, entrando no  chamado universo bicho-grilo........

Aliás o jeito hippie de ser do cantor está muito presente em seus trabalhos feitos no período entre 1982 e 1988 , por coincidência ou não , na melhor fase de sua carreira .  O coautor da música , jornalista , escritor , produtor , apresentador e faz-tudo NELSON MOTTA ( ABAIXO )  a costuma definir como um "bolero moderno " e justamente uma das fontes de inspiração da música é a própria situação que ele mesmo vivia naquela ocasião .......

Tanta filosofia e harmonia no ritmo e nas letras dela na verdade escondem um drama pessoal que Nelson Motta vivia : AS DROGAS , situação aliás semelhante ao do próprio Lulu Santos . Um trecho da música deixa bem claro esse drama : " Não adiante fugir / Nem mentir / Pra si mesmo agora agora / Há tanta vida lá fora ......"

Filosofias e dramas pessoais à parte , como era costume antigamente , todas as músicas com chance de fazer sucesso eram lançadas em datas separadas ao do próprio disco ( no caso de Como Uma Onda , o disco era NO RITMO DO MOMENTO , lançado em 1983 e que também traz outra música icônica de Lulu Santos : QUANDO UM CERTO ALGUÉM )  ,

eram os chamados singles , com apenas uma ou duas músicas . Outro fato que raríssimas pessoas sabem : Como Uma Onda foi lançada em um disco ( ABAIXO , A CAPA DESSE DISCO )  junto coma obscura música TUDO COM VOCÊ ( NÃO VÁ PARA NOVA YORK ) .

Agora uma última curiosidade, só que em relação ao disco : formaram o coro , na maioria das músicas , o próprio Nelson Motta , a jornalista SCARLET MOOM ( na época casada com Lulu ) , LOBÃO ( ele e Lulu chegaram a fazer parte de uma mesma banda , de rock progressivo  : a VIMANA - ABAIXO -  , que existiu entre 1974 e 1978 e chegou a gravar um disco em 1978 , na época quase que despercebido )

e duas bandas que fariam estrondoso sucesso naquela década , OS PARALAMAS DO SUCESSO e KID ABELHA ........Bom , chega de papo ! Agora que você soube um pouco mais a respeito da música , curta o som zen-surfista e bicho-grilo de LULU SANTOS !

Nenhum comentário:

Postar um comentário