terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Vagões da Memória

Mesmo quem não gosta das músicas um dia já a ouviu , ou vá dizer dizer que jamais ouviu  versos como esses : " Ói , oia o trem vem surgindo de trás das montanhas / Azuis , olha o trem......"


 " Ói , já é vem , fumegando , apitando , chamando os que / Sabem do trem ....."



.......Estes são trechos da belíssima TREM DAS SETE , música presente no icônico disco GITA , de 1974 , e que representou a consagração definitiva o mestre RAUL SEIXAS ( 1945-1989 ) , o rei do rock brasileiro .

 A bela canção também expressa uma cantiga paixão do "Maluco Beleza "( ABAIXO )  : os trens , como ele próprio chegou a comentar durante uma entrevista para o então jovem jornalista PEDRO BIAL , em 1983 .

 Raulzito era um tanto suspeito para falar disso : seu pai , RAUL VARELLA SEIXAS ( ABAIXO , AO CENTRO ) , era engenheiro ferroviário e ele praticamente cresceu percorrendo ferrovias pelo interior baiano . Aliás como não gostar de trens ?

 Aliás , para quem já teve o privilégio de fazer uma viagem ferroviária com certeza ainda estão guardadas aqueles imagens da estação - geralmente uma construção muito antiga e em estilo clássico - ,

das últimas despedidas e das pessoas na plataforma de embarque , das outras tantas pessoas embarcando no trem , dos barulhos do apito e do trem partindo , as maravilhosas paisagens vistas da janela .........

Mas afinal , como foi que isso tudo começou ? Conta-se que já no remoto ano de 1550 - mais precisamente na cidade de Leberthal ( ABAIXO ) , na ALSÁCIA ( região atualmente pertencente a França ) - utilizavam-se vagões que deslizavam em trilhos de madeira , com a finalidade de transportar carvão .

A mesma coisa  acontecia na Inglaterra , só que já no século 17 : entre 1604 e 1615  transportava-se carvão entre as cidades de Strelley e Wollaton e a partir de outubro de 1605 passou a se extrair carvão das minas da cidade de Broseley , utilizando-se  os tais vagonetes com trilhos de madeira .( ABAIXO )

 Porém , demoraria quase 200 anos para que o trem propriamente dito surgisse , e tal feito coube a um inglês : em 1803 , mais precisamente na cidade inglesa de Coalbrookdale ,  RICHARD TREVITHICK ( 1771-1833 - ABAIXO ) projetou e construiu uma locomotiva `a vapor . Só que existe um detalhe : não existem registros de que a tal locomotiva tenha funcionado......

O fato é que o mesmo Richard teve de construir outra locomotiva , e ela funcionou : em 22 de feverEiro de 1804 , mais precisamente na cidade de Penydarren , ela realizou a sua viagem inaugural , puxando alguns vagões e transportando alguns passageiros . Só que surgiu outro senhor problema : a viagem durou pouco tempo , pois o comboio quebrou os trilhos , feitos de metal........( ABAIXO , RÉPLICA DA LOCOMOTIVA )

     A primeira estrada de ferro demorou mais de 20 de anos para surgir : em 27 de setembro de 1825 foi inaugurada a ferrovia STOCKTON AND DARLINGTON  , ligando as cidades inglesas de Shildon e Stockton . Projetada e às dirigida pelo engenheiro GEORGE STEPHENSON ( 1781-1848 - ABAIXO  )

 , a locomotiva que nela trafegava tinha o nome de LOCOMOTION ( ABAIXO , RÉPLICA ) , pesava 7 toneladas , tinha capacidade para transportar  48 toneladas de carga e andava a "assombrosos " 24 quilômetros por hora......

Já o primeiro serviço ferroviário regular de passageiros surgiu quase 5 anos mais tarde , e também na Inglaterra : a partir de 3 de maio de 1830 a locomotiva à vapor INVICTA ( ABAIXO ) - que  andava a uma velocidade de 10 quilômetros por hora - passou a transportar  passageiros entre  as localidades de Bogshole Farm e South Street , ambas na cidade de Kent . O trajeto percorrido era de 1 milha , ou 1,6 quilômetro......

Embora desde 1835 já existissem projetos prevendo a construção de ferrovias no Brasil isso só tornou uma realidade graças ao espírito visionário e empreendedor do gaúcho  Irineu Evangelista de Souza , o BARÃO DE MAUÁ ( 1813-1889 - ABAIXO ) :

empresário e banqueiro , com uma vasta rede de negócios não só no Brasil , como também na Argentina ( ABAIXO , RECIBO EMITIDO POR SEU BANCO NA ARGENTINA ) , no Uruguai e na Inglaterra

 e em uma época em que o Brasil era um país atrasado , rural , escravocrata e com raríssimas estradas , via no trabalho livre e assalariado , na industrialização e no investimento em infra-estrutura , principalmente a construção de ferrovias , o futuro do Brasil......A primeira ferrovia brasileira - ESTRADA DE FERRO MAUÁ ( ABAIXO )  - era de sua propriedade

 e foi inaugurada em 30 de abril de 1854 , ligando a localidade de Praia da Estrela ( às margens da baía de Guanabara - ABAIXO , ESTAÇÃO INICIAL ) à localidade de Fragoso ( localizada no alto da Serra de Niterói ) .

 Utilizava uma locomotiva à vapor e carros de passageiros , mas a sua prioridade era o escoamento de café , então o principal produto brasileiro de exportação ; hoje , absurdamente encontra-se desativada........( ABAIXO )

Diante do que acabou de ser exposto surge a seguinte pergunta : QUAL FOI A PRIMEIRA FERROVIA CATARINENSE ? Em 2009 a RBS TV prestou um serviço de utilidade de altíssimo valor : naquela ocasião foi produzida uma matéria contando um pouco da história do transporte ferroviário no Estado ........( ABAIXO , TRECHO DA ESTRADA DE FERRO TEREZA CRISTINA , NO SUL DO ESTADO )

Mais do que resgatar  parte da história desse fascinante meio de transporte , a matéria também recupera  parte da tão esquecida e desvalorizada história de nosso Estado . VALE A PENA CONFERIR , E SE IMPRESSIONAR ! ( ABAIXO , TRECHO RECUPERADO DA ESTRADA DE FERRO SANTA CATARINA , NA REGIÃO DO VALE DO ITAJAÍ )

Nenhum comentário:

Postar um comentário