sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Topas ?

Você sabia que o autor do hino da cidade de Joinville era um típico e legítimo "manezinho da ilha " ?  Pois é , CLÁUDIO ALVIM BARBOSA , o ZININHO ( 1929-1998 - ABAIXO , AO CENTRO ) ,

na verdade nasceu em Biguaçú , mais especificamente na localidade de Três Riachos  ( ABAIXO ) ,

 mas foi criado nas proximidades do LARGO 13 DE MAIO , a atual PRAÇA TANCREDO NEVES ( ABAIXO )  ,

 região próxima ao antiquíssimo Hospital de Caridade . ( ABAIXO )

Ainda adolescente começou a trabalhar em uma rádio :

passou pelas rádios DIÁRIO DA MANHÃ e GUARUJÁ , ambas de Florianópolis , e fez de tudo um pouco , sendo técnico de som , sonoplasta , produtor , cantor e até mesmo ator !

 No entanto a praia de Zininho era outra : avaiano e boêmio inveterado ,

 tornou-se conhecido pelas suas composições , geralmente em estilo " dor-de-cotovelo " , sendo que dentre elas destacam-se 23 , especialmente PRINCESINHA DA ILHA , A ROSA E O JASMIM , QUEM NUNCA CHOROU e aquela que é a sua composição mais lembrada : RANCHO DE AMOR À ILHA , vencedora de um concurso realizado em 1965 e que definiu qual seria o hino oficial da capital catarinense .

Um fato bastante curioso : o hino de Joinville na verdade foi composto para a FESTA DAS FLORES e acabou sendo executado publicamente pela pela primeira vez pela banda de 62 BI , antes do primeiro jogo da história do JEC , em 9 de março de 1976 contra o Vasco ( ABAIXO )  ........

A principal caraterística do hino de Joinville é o tom épico , quase que de uma saga , de suas letras e um trecho dele chama a atenção : " Depois foram lutas e pernas , / Mas nunca o herói fraquejou ,  / Com sangue , suor e com lágrimas / Do seu próprio corpo teu solo irrigou "........( ABAIXO , TÚMULO DO CEMITÉRIO DOS IMIGRANTES )

Provavelmente Zininho baseou-se nos poucos e superficiais conhecimentos que tinha a respeito de Joinville e talvez até no MONUMENTO AO IMIGRANTE , uma das mais marcantes obras do genial escultor FRITZ ALT ( 1902-1968 ) e que desde 1951 está na Praça da Bandeira .


Mas um poeta é assim mesmo : bastam uma simples imagem ou uma ou duas palavras .......Independente do fato de ter tido ou não conhecimento da história de Joinville , o poeta manezinho estava certíssimo e um dos típicos exemplos de heróis a que ele se referiu no trecho que reproduzimos há pouco atendeu pelo nome de CARL AUGUST WUNDERWALD ( 1815-1868 - ABAIXO , É O QUE ESTÁ AGACHADO ).......

Agrimensor e engenheiro  contratado pela SOCIEDADE HAMBURGUESA  , veio a bordo do navio CAROLINE , desembarcando em São Francisco do Sul em 29 de outubro de 1853 e deu muita sorte de estar vivo : dos 77 passageiros que estavam naquele navio quando saiu do porto de Hamburgo , 44 chegaram vivos a São Francisco do Sul.......( ABAIXO , NAVIO VELEIRO , O MESMO TIPO DE NAVIO QUE TROUXE AQUELES IMIGRANTES )

Ele pôde não ter sido um dos fundadores de Joinville mas sem dúvida alguma foi um de seus principais desbravadores : a histórica e fascinante ESTRADA DONA FRANCISCA - a atual SC-301 - ( ABAIXO )

e o próprio tamanho do município de Joinville - 1.131 quilômetros quadrados ( ABAIXO , EM DESTAQUE NO MAPA DE SANTA CATARINA ) - devem-se muito ao seu corajoso trabalho .

Em uma época em que os lotes do núcleo central da então colônia Dona Francisca estavam se esgotando e o seu interior  não passava ainda de um vasto e virgem sertão praticamente impenetrável , coube a ele , juntamente com alguns poucos corajosos , explorá-lo ; descobrir serras , picos , rios , riachos e lagoas e nomeá-los ; fazer cálculos topográficos e abrir picadas , que décadas mais tarde dariam origem a estradas e comunidades rurais .( ABAIXO  , MAPA DE 1868 TRAZENDO DESTACADO O LOTE DE NÚMERO 636 , PERTENCENTE À FAMÍLIA GERBER )

     Praticamente desde o momento em que aqueles pioneiros e esperançosos imigrantes deram início ,  oficialmente , a Joinville em 9 de março de 1851 , um ousado projeto começou a ganhar corpo : construir uma estrada que ligasse a comunidade que estava surgindo a já promissora vila de Curitiba .


 Naquele distante tempo vencer a serra era um obstáculo quase que intransponível e construir uma estrada era quase que uma utopia : no Brasil elas eram raras e o que existia eram uma incontável quantidade de picadas - geralmente continuações de velhos caminhos indígenas ( ABAIXO , TRECHO DO ANTIGO CAMINHO DO PEABIRU ) - e raríssimas cidades no interior do país , e quase todas praticamente isoladas .......

Em 1854 o projeto já existia e embora já houvessem sido feitos alguns estudos , estava muito longe de se tornar realidade : ainda não se sabia qual seria o trajeto e por qual região a estrada rumo a Curitiba ( naquele tempo escrevia-se CORYTIBA ) passaria . E foi justamente Wunderwald quem começou a resolver o problema : naquele ano ele descobriu um pequeno  rio afluente do rio Cubatão - o RIO SECO  ( ABAIXO ) -

e a partir dali explorou a região por onde futuramente passaria a estrada ( a sua abertura teve início em 1858 mas só foi totalmente concluída em 1892 , ou seja , 34 anos mais tarde ! - ABAIXO  FOTO DA ESTRADA NO SÉCULO 19 ) .

 Em 1859 um outro projeto de estrada começou a sair do campo das ideias : um caminho que ligasse as colônias Dona Francisca e Blumenau . ( ABAIXO , GRAVURA A RESPEITO DA FUNDAÇÃO DE BLUMENAU , EM 2 DE SETEMBRO DE 1850 )

 Em virtude de um contrato , assinado em 1 de julho daquele ano com o governo imperial , a SOCIEDADE HAMBURGUESA recebeu uma quantidade de terras com a extensão de 4 léguas quadradas e que se localizava às margens do rio Itapocu , justamente uma região entre as duas colônias citadas e próxima do que hoje é o bairro Vila Nova ( ABAIXO - desde 1852 parte da atual região do Vila Nova vinha sendo colonizada ) .

Com a missão de explorá-la , em  25 de outubro daquele ano a direção da colônia enviou para lá duas equipes : uma era liderada justamente por Wunderwald e a outra era liderada pelo tenente RUDOLF ZINNECK , sendo que a equipe desse último seguiu  o curso do rio Piraí ( ABAIXO )  e teve de enfrentar um região plana e pantanosa , banhada pelo riacho do Poço Grande .

 Em 1 de dezembro boa parte da região , mais especificamente entre os rios Itapocuzinho e Piraí , já havia sido explorada e havia sido feitas duas excelentes descobertas : além de ser possível construir ali futuramente uma estrada as suas eram de propícias à agricultura . Por iniciativa de Wunderwald , foi aberta uma picada em direção ao rio Piraí com 14.000 braças de extensão , o equivalente a cerca de 30 quilômetros , e que mais tarde seria de fundamental importância : a partir dela foi aberta a ESTRADA DO SUL , ( ABAIXO )

primeiro caminho ligando Joinville à Blumenau , e como uma extensão dessa , a ESTRADA BLUMENAU . ( ABAIXO )

    Embora já em junho de 1863 tivessem sido distribuídos os primeiros lotes de terras , a colonização da região só tomaria impulso em 1881 ; naquela ocasião Joinville tinha uma população de 19.445 habitantes e boa parte dos 945 imigrantes - quase todos alemães - que vieram em 8 navios à vapor ( ABAIXO ) ao longo daquele ano acabou se dirigindo rumo às estradas do Sul e Blumenau .

Entre as duas estradas existe ainda uma pequena estrada conhecida como NEUDORF : lá está um dos mais antigos cemitérios de Joinville e que infelizmente encontra-se abandonado . Nesse mesmo cemitério ( ABAIXO )  também está enterrado

aquele que foi o único imigrante oriundo da gelada e quase isolada ilha da ISLÂNDIA( aquela ilha que está próxima do alto dos mapas mundi e que também está próxima da gigantesca ilha da Goenlândia ; até 1944 pertenceu à Dinamarca - ABAIXO , MAPA COM LOCALIZAÇÃO DO PAÍS E FOTO DA CAPITAL REJKEJAVIK )  a se radicar em Joinville : o agricultor JHON EINARDSSON ( ou EINARDSSEN ) .


Tendo vindo a bordo do navio Caroline ( nele  também estavam 3 imigrantes oriundos da Islândia ) , desembarcou em 29 de outubro de 1863 e acabou falecendo em 11 de maio de 1863 , aos 53 anos e solteiro ........Segundo informação obtida no livro HISTÓRIA DOS BAIRROS DE JOINVILLE , publicado em 1992 , o centro de Joinville - ou STADPLATZ - seria justamente nessa região ( ABAIXO )  , isso segundo depoimento dos moradores GERHARD DIETRICH  BARKEMEYER e NORMA BAUMER ........

Atualmente os poucos moradores que vivem na região são em sua quase totalidade de origem alemã , boa parte deles segue o luteranismo ( ABAIXO , IGREJA LUTERANA DA ESTRADA BLUMENAU ) e sobrevivem graças ao cultivos de produtos como aipim , cará , arroz e batata e da criação de animais como bois , vacas , porcos e galinhas .

Até décadas atrás uma das raras formas de diversão dos moradores locais eram os bailes no SALÃO BAUMER e a prática de tiro em um clube anexo a esse salão , a água era obtida em um dos muitos ribeirões que cortam a região e conta-se que mesmo com a chegada da luz elétrica , na década de 50 , muitos moradores não a quiseram porque tinham medo dela ( KKKKK!!!!!! ) .........

E o que você acha de fazer um passeio por essa região sem sair da frente de seu computador ? Um grupo de ciclistas  , partindo da ESTRADA DEDO GROSSO ( ABAIXO )  ,

 gravou um vídeo dessa aventura e nos contempla com belíssimas imagens dessa bela e histórica região  . VALE A PENA CONFERIR , E COMEÇAR 2016  EM RITMO DE AVENTURA !

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