segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Som de Joinville : Voo do Zeppelin

Uma frase curta, sábia e verdadeira - aliás , bem a seu estilo - costumava ser repetida até com certa frequência pelo saudoso José Abelardo Barbosa de Medeiros , vulgo CHACRINHA ( 1917-1988 - ABAIXO  ) : " NADA SE CRIA TUDO SE COPIA " .......No MEIO MUSICAL isso é quase que uma lei embora existe a questão dos direitos autorias , a lei de fato , mas que  nem sempre é respeitada ......

Quando se trata de uma mega banda de rock de renome mundial , se está em em meio a uma frenética turnê em um país do outro lado do Oceano Atlântico a dezenas ou centenas de milhares de quilômetros de casa e se está próximo de gravar mais um disco , a frase do chamado " velho guerreiro " ( ABAIXO )  além de ser quase que uma lei vira uma necessidade ......

No caso do LED ZEPPELIN , legendária banda inglesa que marcou e agitou o cenário do rock´n roll entre 1968 e 1980 ( ABAIXO )  , o que poderia ter sido uma cópia fajuta em  uma banda obscura tornou-se um dos maiores clássicos da história do rock  !

 A banda já havia dito a que viera logo em seu primeiro disco ( ABAIXO ) , lançado em 14 de janeiro de 1969 : não é exagero afirmar que todas as 9 faixas do disco - músicas como BABE I´M GONNA LEAVE YOU , YOU SHOOK ME , HOW MANY MORE TIMES e principalmente DAZED AND CONFUSED - figuram entre os grandes clássicos da história do rock

e mostram uma das marcas registradas da banda , ou seja , uma mistura de um som mais pesado - HARD ROCK , HEAVY METAL - e do velho e bom BLUES com o rock mais tradicional e também pitadas de rock romântico , jazz e música folclórica inglesa , essa fortemente influenciada pelos antigos povos celtas .

Também pode-se afirmar que a banda , embora inglesa , foi uma das percussoras da chamada WORLD MUSIC , ou seja aquele tipo de música não comercial , tida como exótica e que vem de fora do velho eixo Inglaterra-Estados Unidos ( a longa e épica KASHIMIR , presente no disco PHYSICAL GRAFFITTI  - ABAIXO - , de 1975 , é a prova maior do que estamos afirmando ) .

 Mas agora vamos ao que interessa.......em maio de 1969 a banda estava em meio a uma de suas muitas turnês pelos Estados Unidos  ( ABAIXO ) quando iniciou as gravações daquele que seria o seu segundo disco , lançado em 7 de novembro daquele ano e uma das primeiras músicas a serem gravadas foi WHOLE LOTTA LOVE ........

A fonte onde os rapazes do Led Zeppelin foram beber , ou copiar , foi uma despretensiosa música gravada originalmente por um dos ícones do blues : o cantor , compositor e guitarrista norte-americano MUDDY WATERS ( 1913-1983 - ABAIXO  ) .

Em 1962 ele gravou YOU NEED LOVE , uma parceria com outro monstro sagrado do blues : o baixista , cantor , compositor , produtor musical e também norte-americano WILLIE DIXON ( 1915-1992 - ABAIXO  ) .

Em 1966 , fazendo valer aquela frase do " velho guerreiro " , os ingleses da banda SMALL FACES - mais especificamente o cantor STEVE MARRIOTT ( 1947-1991 - ABAIXO  )

e o baixista RONNIE LANE ( 1946-1997 - ABAIXO  ) -

copiaram descaradamente a música , a começar pelo próprio título de sua versão : YOU NEED LOVING .
       Whole Lotta Love traz algumas letras da versão da dupla Muddy Waters-Willie Dixon e em alguns momentos o vocalista do Led Zeppelin , ROBERT PLANT ( ABAIXO )  , imita a maneira com que o cantor Steve Marriot interpretou You Need Loving .

Plágio ou não o fato é que antes mesmo de Whole Lotta Love ter sido gravada ela já era tocada nos shows da banda e tornou-se um sucesso instantâneo : ela chegou a ser uma das 4 músicas mais ouvidas nos Estados Unidos durante 15 semanas , entre 1969 e 1970 , e em 13 de abril de 1970 , ou seja 5 meses após o lançamento do disco  LED ZEPPELIN II , a música SOZINHA já havia vendido 1 milhão de cópias , e isso apenas nos Estados Unidos......( ABAIXO , CAPA DO SINGLE ORIGINAL DE WHOLE LOTTA LOVE , LANÇADO EM 1969 )

Como era algo comum , principalmente no tempo do velho VINIL ou BOLACHÃO ( ABAIXO ) , as músicas com maior chance de fazer sucesso eram lançadas em datas separadas da próprio lançamento dos disco : eram os chamados SINGLES , ou seja discos geralmente com apenas duas músicas .

 Essa prática desagradava aos membros do Led Zeppelin , principalmente o super guitarrista JIMMY PAGE ( ABAIXO ) , pois os SINGLES eram geralmente feitos para tocar nas rádios , e para tocar nas rádios era necessário editar e diminuir o tempo de duração da música .......

Mesmo coma antipatia da banda , a música foi lançada 14 vezes no formato de Single sendo que a última delas foi em 1997 , ou seja 17 anos após a dissolução do Led Zeppelin . Você já imaginou um boliviano ( ABAIXO )  , um uruguaio , um costarriquenho , um angolano ou um filipino ouvindo rock ? Algo até esquisito , não é mesmo ? Pois nesses países e em outros 24 ( o Brasil também está na lista ) a música foi lançada como single .

 Em relação a gravação , ou melhor , às gravações de Whole Lotta Love elas aconteceram em vários estúdios nas cidades de Los Angeles e Nova Iorque sendo a sua mixagem , ou produção final , feita no OLIMPIC STUDIOS em Londres ( ABAIXO )  . Quem é fã da banda sabe que em um trecho da música , que tem 5 minutos e 34 segundos de duração ,  acontece de tudo : efeitos de guitarra , bateria e percussão ,  gemidos e um grito-eco do vocalista Robert Plant e um clima bem sinistro.......

Isso tudo surgiu por acaso : Jimmy Page o engenheiro de som EDDIE KRAMER ( ABAIXO )  apertaram todos os botões do aparelho de mixagem para ver no que aquilo iria dar , já o grito-eco de Robert Plant veio do resto de uma das primeiras gravações da música ......

Tudo muito bom , menos para Muddy Waters : o veterano bluesman entrou com um processo contra a banda . Em tempo : o processo , cujo resultado foi favorável ao cantor-guitarrista , só foi concluído em 1985 , ou seja dois anos após a morte do bluesman e 5 anos após o fim da banda . Curiosamente ele não processou a banda Small Faces ( ABAIXO ).......

Cantar uma música com o mesmo sentimento do cantor , ou da cantora , da versão original é uma uma tarefa dificílima mas quando se tem um virtuose , como o guitarrista joinvilense MARCELO RIZZATTI  ( ABAIXO ) ;

 uma voz poderosa , como a da bela cantora CAROLINA LUZ ( ABAIXO ) ,

e o talento erudito e metódico da ORQUESTRA CIDADE DE JOINVILLE , então brilhantemente regida pela violinista e maestrina FABRÍCIA PIVA ( ABAIXO ) , isso se torna "fichinha "........COM VOCÊS UM ENCONTRO MEMORÁVEL DA HISTÓRIA DA MÚSICA JOINVILENSE !

Um comentário: