segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Som de Joinville : Mestre Hermano

Juan Jose Carlos Jacinto Dardo Rocha y Arana.........tão extensa quanto o próprio nome do argentino DARDO ROCHA ( 1838-1921 - ABAIXO ) foi a quantidade de atividades que exerceu : ele foi advogado , militar , diplomata , jornalista , professor , deputado provincial , deputado nacional e , ufa ! , governador da província de Buenos Aires , entre 1881 e 1884 ; mas está faltando algo........

Ao longo currículo do argentino poderia ser acrescida mais uma coisa : SER VISIONÁRIO . Membro de família rica e descente de ricos e aristocráticos militares e fazendeiros vindos da Espanha no século 18 , Dardo ( ABAIXO )  como governador fez um governo caracterizado pela ênfase na EDUCAÇÃO ( mais tarde , em 14 de abril de 1897 , ele seria um dos fundadores da conceituadíssima UNIVERSIDADE NACIONAL DE LA PLATA )  , embora também tenha dado uma grande importância à infra-estrutura , com construções de portos , ferrovias , instalação de linhas telegráficas e ainda construções de redes de abastecimento de água .

Administrando uma região ainda em sua maior parte despovoada , ele mesmo tratou de fundar várias cidades : Necochea , Pehuajo , Tres Arroyos , Coronel Vidal e , principalmente , LA PLATA  ( ABAIXO , ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA CIDADE  ) ......

Em 1880 , dona do mais movimentado porto daquele país e já cosmopolita , a cidade de Buenos Aires acabou tendo o seu território separado do da província ( ABAIXO , DESTACADA NO MAPA DA ARGENTINA ) que leva o seu nome para formar um território à parte : o DISTRITO FEDERAL ,

 portanto era necessário definir qual seria a nova sede da província ( a capital provisório da província foia cidade de LOMAS DE ENSENADA , atualmente um bairro de La Plata : TOLOSA - ABAIXO , UMA DAS PRAÇAS DESSE BAIRRO ) .

Criada oficialmente em 19 de novembro de 1882 ( na verdade essa é a data do lançamento da pedra fundamental da cidade : ela só acabou sendo inaugurada em 15 de abril de 1884 , com o próprio Dardo Rocha supervisionando as obras de construção da cidade - ABAIXO , GRAVURA QUE RETRATA ACERIMÕNIA DE LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DA CIDADE  ) ,

La Plata acabou sendo uma das primeiras cidades do mundo a contar com uma revolucionária novidade : A ILUMINAÇÃO PÚBLICA  COM LUZ ELÉTRICA . Como todas as cidades jovens e planejadas , ela tem várias peculiaridades , a começar pela arquitetura singular e muito presente nos edifícios públicos . ( ABAIXO , PALÁCIO DO GOVERNO DA PROVÍNCIA DE BUENOS AIRES )

 Todas as ruas têm nomes , certo ? Em La Plata , não : lá elas tem números em ordem crescente , o que facilita a vida de algum forasteiro perdido na cidade e existem ainda 4 ruas diagonais que cruzam a cidade , formando interseções com as avenidas e pequenas praças que são também locais de atividades culturais . ( ABAIXO , PONTO DE ENCONTRO DA 4 RUAS DIAGONAIS )

       Embora a cidade tenha pontos turísticos interessantes , como o ZOOLÓGICO MUNICIPAL , o MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS e a PLAZA MORENO ( ABAIXO ) ; uma expressiva e variada quantidade de atividades culturais e artísticas e tenha surgido para ser um centro administrativo regional ,

é mais conhecida por ser um pólo universitário : ao longo das décadas de 70 e 80 viveu o seu auge nesse setor e atraiu estudantes não só de outras regiões argentinas como também de outros países da América do Sul . ( ABAIXO , FACHADA DA UNIVERSIDADE NACIONAL DE LA PLATA )

Até mesmo o principal time de futebol da cidade surgiu no meio estudantil : em 4 de agosto de 1905 um grupo de dissidentes do elitizado GIMNASIA Y ESGRIMA ( uma das mais antigas agremiações esportivas da Argentina , foi fundado em 1887 - ABAIXO , DISTINTIVO DO CLUBE  )

- mais precisamente 20 estudantes - resolveu fundar a sua própria agremiação esportiva , o ESTUDIANTES . ( ABAIXO , UMA DAS PRIMEIRAS EQUIPES DO ESTUDIANTES )

E o nosso personagem do dia também veio do mundo acadêmico........Professor de Música Popular na Faculdade de Belas Artes da Universidade Nacional de La Plata  durante 4 anos , MARCOS ARCHETTI ( ABAIXO ) não se limitava a dar aulas de teoria musical : suas aulas davam grande ênfase ao aprendizado e à prática de ritmos musicais sul americanos  .

Marcos acabou mudando de lar , ou melhor , de pátria : cruzou a fronteira , radicou-se no Brasil e acabou escolhendo Joinville como o seu novo lar . Atualmente , além de ser um dos coordenadores do CONSERVATÓRIO BELAS ARTES ( ABAIXO , AO CENTRO DA FOTO ) , é professor de contrabaixo elétrico na mesma instituição .

Também resolveu repassar parte de seus sábios ensinamentos no livro IMPROVISAÇÃO : O MÉTODO DE CONSTRUÇÃO PARA A  LIBERDADE . Mas a vida profissional de Marcos não se limita  à nobre função do magistério : baixista , arranjador e compositor , ele integra as bandas joinvilenses FORRÓBODÓ e JOINVILLE JAZZ BIG BAND ( ABAIXO )  .

No vídeo do dia ele ( ABAIXO )  - muito bem acompanhado e assessorado pelos músicos ISRAEL , TATU e SERGINHO e pela cantora joinvilense ANA PAULA DA SILVA - mostra um pouco de seu talento aos seus alunos e também aos privilegiados leitores do ALAMEDA CULTURAL . VALE  A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário