sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

A Heroína

Certas frases tornam-se mais conhecidas e até ocultam os feitos de quem as diz ........Por exemplo , você já ouviu falar  num sujeito chamado Eugene  BERTHOLD Friedrich BRECHT ( ABAIXO ) ? Alemão natural da cidade de Augsburg , viveu entre 1898 e 1956 , foi poeta , dramaturgo e escreveu diversos ensaios .

 Considerado um dos grandes nomes do teatro no século 20 ( no período entre 1918 e 1955 escreveu 53 peças , entre elas UM HOMEM É UM HOMEM , MÃE CORAGEM E SEUS FILHOS A VIDA DE GALILEU , GUERRA DOS TRINTA ANOS e A ÓPERA DOS VINTÉNS ) , seu trabalho foi tão marcante que até hoje é uma das grandes fontes de inspiração para quem é do meio teatral e embora tenha o seu trabalho reconhecido muitas vezes é mais lembrado ( ABAIXO )  pela sua frase mais famosa : " POBRE DA NAÇÃO QUE PRECISA DE HERÓIS  ! " .......

A afirmação do grande dramaturgo está certa ? A resposta depende do ponto de vista de cada um......Entende-se como um HERÓI aquele indivíduo que se notabilizou em virtude de algum feito extraordinário , nobre , humano e muitas vezes surpreendente e sendo assim , UM PROFESSOR , justamente um dos pilares da sociedade , também não poderia ser considerado um herói ?

  E quem teria sido o primeiro professor da história ? A resposta para essa pergunta infelizmente se perdeu no tempo e é muito provável que os primeiros professores tenham surgido junto com a ESCRITA ( ABAIXO )  , há cerca de 6.000 anos atrás , na região conhecida como MESOPOTÂMIA e que hoje equivale ao Iraque .

 Sabe-se , porém , que por volta do ano 3.500 antes de Cristo já existiam na Suméria ( ABAIXO , CONSTRUÇÃO SUMÉRIA ) - por sinal também onde hoje é o Iraque - ESCOLAS DE ESCRIBAS  , as É-DU-BA , e que seriam uma espécie de avós das modernas universidades .

Curiosamente só em 1819 é que um país foi tornar a ESCOLARIDADE algo obrigatório : o REINO DA PRÚSSIA , um dos vários pequenos países que em 1871 se uniriam para formar a Alemanha . ( ABAIXO , FREDERICO GUILHERME IV , REI DA PRÚSSIA EM 1819 )

Quando chegaram e quem foram os primeiros professores brasileiros ? Indiretamente o responsável por isso foi um sujeito chamado LUÍS GOMES , que em 12 de maio de 1548 escreveu uma carta em tons desesperados e dramáticos para o então rei português DOM JOÃO II ( 1521-1557 - ABAIXO  ) :

" (......) se com tempo e brevidade Vossa Alteza não socorre a estas capitanias e costa do Brasil , ainda que nós percamos as vidas e fazendas , Vossa Alteza perderá a terra (.....) porque não está em mais de serem os franceses senhores  dela "......A tal carta  acabou surtindo efeito : para essa missão pra lá de espinhosa e que incluía tarefas como administrar aquele vastíssimo território com o genérico nome de Brasil , ( ABAIXO , MAPA DO BRASIL FEITO NO SÉCULO XVI )

 mandar construir fortalezas , incentivar expedições rumo ao inexplorado e desconhecido interior do território , visitar e proteger as capitanias hereditárias ( equivalentes aos atuais Estados brasileiros  ) e distribuir terras , foi escolhido o sisudo e austero militar TOMÉ DE SOUZA ( 1502-1573 - ABAIXO ) .

    Ela zarpou de Lisboa em 1 de fevereiro de 1549 e chegou em terras tupiniquins quase 2 meses mais tarde , em 29 de março , subiu uma colina à beira-mar e de frente para a deslumbrante Baía de Todos Os Santos e lá deu início à construção daquela que seria capital do Brasil até 1763 : Salvador . ( ABAIXO , GRAVURA DE SALVADOR FEITA NO SÉCULO XVII )

É óbvio que ele não veio sozinho : partiu de Lisboa uma frota composta de 3 naus , 2 caravelas , 1 bergantim e transportando 120 burocratas e funcionários públicos , 200 soldados , 300 colonos , 400 presos e ainda 6 padres jesuítas , ou seja , um verdadeiro exército de guerra e a maior expedição que os portugueses já haviam enviado a terras tupiniquins até então .

 Embora já existissem algumas pequenas e isoladas vilas no litoral , como Olinda , Recife , Santos e São Vicente , a partir da expedição de Tomé de Souza , os portugueses passaram a tomar conta do Brasil definitivamente ......( ABAIXO , QUADRO À ÓLEO FEITO POR BENEDITO CALIXTO EM 1900 E QUE RETRATA A FUNDAÇÃO DE SÃO VICENTE EM 1532 )

Ainda há pouco não comentamos que havia 6 jesuítas ? Pois é , os primeiros professores brasileiros usavam batina e rezavam em latim : em uma época em que na Europa o catolicismo perdia cada vez mais fiéis para as religiões protestantes , os ditos "selvagens " ou "negros da terra " passaram a ser o alvo . Era necessário catequizá-los ( ABAIXO ) e isso incluía ensiná-los a  ler e escrever em português ,

 embora os próprios jesuítas tenham mantido a língua e organizado uma escrita e um alfabeto indígenas , mais especificamente das nações que faziam parte do tronco TUPI ( ABAIXO , ÍNDIOS TUPINAMBÁS - até o século 18 falou-se mais o NHEENGATU , ou LÍNGUA GERAL , do que o português ) .

Vergonhosamente foi só em 1934 - data em que foi  promulgada a terceira constituição da história do Brasil - que a escolaridade se tornou algo obrigatório , criando-se a partir redes de escolas públicas e gratuitas , embora uma lei de 15 de outubro de 1827 ( ABAIXO , O IMPERADOR BRASILEIRO NAQUELA  OCASIÃO : DOM PEDRO I ) determinasse que em todas as vilas , freguesias e lugarejos do Brasil devessem existir "escolas de primeiras letras " , lei infelizmente na maioria das vezes descumprida pois "pobre deveria trabalhar e servir "........

É até desnecessário comentar todos os gigantescos problemas que os professores brasileiros enfrentam mas algumas vezes - pouquíssimas , é verdade - alguns desses Heróis e Heroínas ( ABAIXO ) , com H maiúsculo , têm o seu trabalho reconhecido . Esse é o caso de uma Heroína joinvilense que atende pelo nome de ROSEANA PINHEIRO e cujo nobre trabalho parece em um dos vídeos do dia . VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário