segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Em Quadrinhos

Como a esmagadora maioria dos brasileiros ele começou a trabalhar cedo : conseguiu o seu primeiro emprego quando tinha 14 anos . O fato de seu primeiro patrão ter sido ANTÔNIO ALBERTO CORTEZ , um dos primeiros arquitetos de Joinville , acabou influindo na escolha de sua profissão e após trabalhar em inúmeros escritores de arquitetura e engenharia e em construtores , finalmente em 2002 , ocasião em que tinha 34 anos de idade ( nasceu em 8 de setembro de 1968 ) abriu em parceria com seu irmão - que também é arquiteto - o seu próprio escritório : a LUGAR ARQUITETURA . Em 2012 - 30 anos após seu primeiro emprego , 10 anos após abrir o próprio negócio e após ter planejado 65 edifícios construídos até então -  , ele se lançou em um novo desafio : fazer parte da equipe do BLOG CHUVA ÁCIDA , que como o próprio nome já indica , analisa de maneira crítica , sincera e até ácida os acontecimentos , comportamentos e costumes aqui em terras de Dona Francisca ......E a sua participação no sisudo blog não acontece através de artigos críticos de sua autoria mas sim através daquilo que mais sabe e tem prazer em fazer , e que também o tornou conhecida , e não é arquitetura ........Muito tempo antes - em 1995 - artisticamente falando , ele não era nenhum novato : entrara no jornal A NOTÍCIA em 1988 , fazendo desenhos para a seção SUBTERRÂNEOS DA GANG EDITORES e ilustrando as crônicas do advogado e escritor CARLOS ADAUTO VIEIRA , e desde 1990 tinha a sua própria tira e que era publicada no caderno ANEXO , publicado sempre aos domingos , mas naquele ano de graça de 1995 que muitos leitores do tradicional jornal joinvilense passaram a conhecê-lo , ou melhor a conhecer os seus outros trabalhos : os de cartunista , desenhista e chargista .
      Nasciam e entravam em ação naquele momento a impagável dupla CÃO TARADO - TOMBA , coadjuvados pelo cão ADOLF , pela sua dona ( HELGA ) , as GALINHAS , entre outros .......Além das aventuras de Cão Tarado e sua turma , entre 2005 e 2008 também trabalhou para o jornal DIARINHO DO LITORAL e publicou suas obras no site CHARGES ON LINE ; também entre 2000 e 2005 e desde novembro de 2014 é autor das charges que são publicadas logo na segunda página do jornal A Notícia e ao passar a colaborar com o blog Chuva Ácida , em 2012 , já tinha na ocasião as respeitáveis quantias de 6.000 tiras e 1.600 charges publicadas.......É muito provável também que pessoas que não têm o hábito da leitura e que jamais comprariam ou leriam um jornal tenham feito isso por causa dos desenhos do joinvilense  SANDRO LUÍS SCHMIDT ......Seja sincero : você conseguiria ler até o fim um texto sem nenhuma ilustração ? Além das torná-los mais agradáveis as ILUSTRAÇÕES também podem ser uma excelente fonte de conhecimento e informação , contribuindo também na formação de um senso crítico nas pessoas . E justamente esse é o tema da crônica de hoje , de autoria do escritor DONALD MALSCHITIZKY . CONFIRA :

"Na caixa de correio ,

 propaganda religiosa ' contando '  a história do Rei David : ilustrações no mais puro mangá ; ( ABAIXO , DESENHO EM QUADRINHOS TÍPICO DO JAPÃO )

 o rei judeu ( ABAIXO )  virou herói  japonês .


As histórias em quadrinhos começaram na pré-história ,


 com as pinturas rupestres e nunca mais morreram. Os hieróglifos egípcios ,

  a decoração das tumbas dos faraós , 

os altos relevos em monumentos de tantos e tantos povos , as representações de passagens religiosas em tapeçarias , vitrais ( ABAIXO ) etc. etc. , 

todos têm o mesmo princípio e a mesma trama : contar fatos ou lendas através de sua representação em figuras .

 
Apesar de serem tão antigas quanto a inteligência humana ,

 ainda existe (muita) gente que afirma que são danosas ao desenvolvimento das pessoas por levarem à preguiça mental e assim vai.

 Plínio Salgado ( ABAIXO ) , fundador do integralismo ( NOTA DO BLOG : o INTEGRALISMO foi uma versão brasileira do fascismo italiano e , em menor grau , do nazismo ) , escrevia e falava com uma precisão invejável , já suas opiniões nem sempre estavam entre as mais acertadas . 

 Chamou as histórias em quadrinhos e os desenhos animados de ' organização internacional '  destinada a formar uma geração de preguiçosos mentais e por aí vai .


Exatamente ao contrário dessa crença , os quadrinhos , as charges ( ABAIXO )  ,

 os desenhos , além de serem uma arte que exige muito talento, estudo e dedicação , exercitam a imaginação de quem os lê 

e levam a outras leituras , erradamente tratadas como ' mais sofisticadas ' . Mas seu maior mérito é o de desenvolver a consciência de outros costumes , lugares, valores e de aprender a rir do que parece sério , mas é risível . Se tivessem apenas esse último  mérito , já se justificariam .


Contar uma história inteira em três quadros e não mais de meia dúzia de palavras ,  mostrar o imenso ridículo , a enorme  tristeza ou a incontida  alegria em uma charge ,  traduzir toda emoção no desenho de uma boca ou dois olhos não é para qualquer um , é para quem entende o mundo e o vê com olhos perspicazes .


Fiz uma lista de autores que vai de Guido Crepax ( ABAIXO ) , o criador de Valentina, a única personagem de HQ que envelheceu nos traços ; 

o ilustrador   Sandro Schmidt ( ABAIXO ) , do Cão Tarado

 e Geraldo Poerner com seus impagáveis Monstrinhos do Cachoeira ; 

 de Tarzan a Radicci , mas acabou o espaço . O Baixim do Henfil ( ABAIXO ) , faria um gesto consagrado para explicar minha situação. Sem uma palavra ! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário