sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Doído É Mais Gostoso !

Em uma época em que a esmagadora maioria da população brasileira era analfabeta e em que as escolas existentes eram ainda mais raras e restritas aos poucos centros urbanos então existentes , ser professor no tradicionalíssimo COLÉGIO DOM PEDRO II ( ABAIXO ) , no Rio de Janeiro , representava a realização profissional , aquele tipo de emprego que muitos sonhavam e invejavam .

E não era para menos : estabelecimento de nível médio , criado para educar a elite da então capital do Brasil , nele até mesmo o próprio imperador Dom Pedro II ( ABAIXO ) fazia questão de testar o conhecimento dos alunos.......

E o que dizer então de um sujeito , que além de ter tido o privilégio de trabalhar em tão renomada instituição de ensino ( foi professor de História e Geografia ) , ainda tornou-se amigo íntimo da família imperial e perceptor dos filhos da PRINCESA ISABEL ( 1846-1921 - ABAIXO  ) ?

Esse sujeito que nasceu para ser importante , veio ao mundo em 24 de junho de 1820 , na cidade de Itaboraí ( ABAIXO - hoje um dos municípios integrantes da região metropolitana do Rio de Janeiro , a GRANDE RIO ) , e queria ser médico : formou-se em Medicina , em 1844 ,e chegou a exercer a profissão durante um breve período .

 Ele também estava destinado a brilhar , afinal , falar de JOAQUIM MANUEL DE MACEDO ( ABAIXO ) é falar daquele que talvez tenha sido o grande ícone do gênero literário romântico no Brasil ( juntamente com o poeta maranhense GONÇALVES DIAS e o escritor , político e jornalista gaúcho MANUEL JOSÉ DE ARAÚJO PORTO ALEGRE , criou em 1849 a revista literária GUANABARA , órgão que teve enorme importância na divulgação e disseminação daquele gênero literário ) ;

 daquele que talvez tenha sido o melhor cronista e crítico da época em que viveu , especialmente de tudo o que acontecia na então corte imperial e ainda de um dos mestres brasileiros do FOLHETIM ( aquelas histórias cujos capítulos eram publicados em jornais e que mais tarde dariam origem as popularíssimas novelas ) . Dono de um estilo dramático , crítico , sincero e até ácido , escreveu 18 livros de romance , dos quais os mais importantes foram O MOÇO LOIRO ( 1845 ) , ROSA ( 1849 ) , VICENTINA ( 1853 ) e A LUNETA MÁGICA ( 1869 ) , mas , sem dúvida a sua obra mais conhecida é A MORENINHA .

     Publicada originalmente em 1844 , é também a sua obra mais popular , chegando a ganhar duas  versões  cinematográficas , a primeira em 1915 e a outra em 1970 ( ABAIXO ) : nela a então quase novata e ilustre desconhecida SÔNIA BRAGA interpretou a protagonista da história .

 Mas não só de romances açucarados é feita a obra de Joaquim Manuel de Macedo : ele ainda foi poeta ( seu único livro de poesias - A NEBULOSA - foi lançado em 1857 ) , dramaturgo ( foi autor de 16 peças teatrais , das quais as mais importantes foram O CEGO , de 1845 , e LUXO E VAIDADE , de 1860 ) , cronista ( dois de livros de crônicas de sua autoria - UM PASSEIO PELA CIDADE DO RIO DE JANEIRO , publicado em 1863 , e MEMÓRIAS DA RUA DO OUVIDOR , de 1878 - têm valiosíssima importância histórica - ABAIXO , FOTO DA RUA DO OUVIDOR )

 e ainda escreveu livros de sátiras políticas , História , Geografia e Medicina . Joaquim ainda foi sócio-fundador , secretário e orador do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO , membro da DIREÇÃO DE INSTRUÇÃO PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO ( uma espécie de secretário municipal de educação ) e é patrono da cadeira de número 20 da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS ( ABAIXO ) .

Hoje isso é algo surreal e até absurdo , mas já houve uma época em que poetas e escritores gozavam de uma popularidade equivalente a de um pop star : mesmo vivendo em uma época em que a leitura era um privilégio restrito a alguns poucos letrados , Joaquim era uma figura extremamente popular e era quase que um sacrilégio alguma roda literária ou festa realizada em algum salão elegante do Rio de Janeiro acontecer sema sua presença ( ABAIXO ) .......

Muito em função dessa popularidade e de seu prestígio pessoal do que propriamente por sua atuação como político ( era filiado ao PARTIDO LIBERAL ) foi eleito deputado provincial pelo Rio de Janeiro em 3 ocasiões e deputado geral - equivalente hoje a federal - em mais 2 ocasiões . ( ABAIXO , BRASÃO DO BRASIL IMPÉRIO )

Dinheiro , fama , reconhecimento , amizades com pessoas ricas e influentes , enfim , aquilo que qualquer um pediu a Deus  e um fim de vida sossegado e tranquilo .......Nada disso : infelizmente , em seus últimos anos de vida ( ABAIXO )  , Joaquim sofreu de distúrbios mentais , morrendo pobre e esquecido no Rio de Janeiro , em 11 de abril de 1882......

Um dos vídeos do dia é um curta metragem de autoria do escritor , dramaturgo e publicitário paulista , radicado em Joinville , JURA ARRUDA ( ABAIXO ) e é uma justíssima homenagem ao gênio de Itaboraí  , baseada em um conto de sua autoria : MENINA A LA MODA .

Em tempo : equivocadamente , nos créditos do curta metragem , o conto aparece como sendo de autoria do médico , poeta e compositor carioca LAURINDO RABELO ( 1826-1864 - ABAIXO )  ........VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário