terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Circunstâncias

Diz um velho , verdadeiro e sábio ditado : " Quem encontra um amigo verdadeiro , acha um tesouro " , seguindo essa lógica , um norte-americano chamado KING CAMP que ganhava a vida vendendo rolhas e que já tinha 40 anos de idade alem de ser uma das poucas com esse privilégio , também era um milionário , literalmente........Certa vez ele estava conversando com um amigo , WILLIAM PAINTER , e esse , com toda a autoridade de ter sido o inventar das tampas de garrafas descartáveis , lhe deu o seguinte conselho : " Por que você não faz como eu e vende uma coisa que o freguês usa e depois joga fora ? Assim ele voltará para pedir mais . "........Bendito William ! Foi a partir deste conselho e de um fato aparentemente rotineiro e banal que a vida daquele modesto vendedor de rolhas começou a mudar .......King Camp estava no banheiro de sua casa fazendo a barba com a velha e perigosa navalha quando observou : apenas uma parte dela , a ponta da lâmina , realmente tinha serventia . Pensando no que o amigo havia lhe dito e naquilo que estava observando , ele pensou : " Por que não fabricar uma pequena lâmina de aço para usar e depois jogar fora ? " . Ele procurou e propôs a ideia a vários empresários , que não só a recusaram , alegando motivos técnicos e financeiros , como a ridicularizaram.......Mas é em situações como essa que os fortes revelam toda a sua grandeza , ou como certa vez cantou o poeta CAZUZA ( 1958-1990 ) :
      " Homem que é homem volta atrás / Mas não se arrepende de nada / Sabe que a vida é pra lutar / Contra um dragão invisível / Que mata os sonhos mais banais / Que acha que tudo é impossível ......" King Camp então pôs mãos à obra e auxiliado pelo engenheiro WILLIAM NICKERSON , o inventor do sistema de botões para elevadores , resolveu os últimos problemas técnicos : em 28 de setembro de 1901 surgia a GILLETE SAFETY COMPANY , que só entrou em atividade em 1903 . Mas os problemas não haviam terminado : em seu primeiro ano de atividades a empresa vendeu vendeu inexpressivos 51 aparelhos e 168 lâminas ......De repente , a partir de 1905 , as vendas dispararam e durante a curta participação dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial ( 1914-1918 ) o governo daquele país encomendou 3,5 milhões de aparelhos e 36 milhões de lâminas para seus soldados ! Prestou atenção nesta história ? Contas a pagar , filhos pra criar , rotina , trabalho pesado e mal pago ......no momento esqueça de tudo isso e preste também muita atenção no que tem a dizer o jornalista e contador de histórias ROBERTO SZABUNIA na crônica de hoje ! Pode ser que após ler o texto do veterano jornalista você tenha um estalo , igual aquele que KING CAMP GILLETE ( 1855-1932 ) teve naquela manhã do distante ano de 1895........CONFIRA :

"Pessoas vencedoras são aquelas que procuram as circunstâncias de que

precisam para superar desafios ,

alcançar objetivos , cumprir metas e realizar

sonhos ;

quando as circunstâncias são difíceis de ser encontradas , essas

pessoas as criam .

Agradeço ao Bruno Salmeron ( ABAIXO , O DO MEIO ) , diretor corporativo da Schulz ,

pelas palavras inspiradoras que motivaram essa crônica .


O parágrafo que abre o texto não é a citação a algum guru que vivia no alto de

uma montanha ,

tampouco o pensamento de um filósofo contemporâneo .( ABAIXO , O PROFESSOR E FILÓSOFO MÁRIO SÉRGIO CORTELLA , UM DOS HOMENS MAIS INTELIGENTES DO BRASIL )

 É tão

somente uma constatação do óbvio : quanto mais favoráveis as circunstâncias ,

maior a chance de sucesso em qualquer atividade .

Exemplos para ilustrar não faltam . No caso da circunstância já existente ,

tomemos duas lojas que vendem sapatos , da mesma marca, com qualidade

idêntica .

A loja A fica numa movimentada autopista , onde os veículos transitam

no limite da velocidade ;

 a loja B , por sua vez , fica no calçadão , bem no centro

da cidade .

A loja A leva uma desvantagem : todos passam rapidamente em

frente ; até podem vê-la , mas precisam fazer algum retorno para acessá-la .

Já a

concorrente B , claro que vai ter mais movimento , pois ali as pessoas passam a

pé , podem parar , olhar a vitrine e ser atraídas .


Segunda situação : dois trabalhadores exercem a mesma função numa

empresa , digamos repositor de supermercado .

 Um deles limitou-se a completar

o ensino fundamental , sabe ler e escrever .

 Já o colega está prestes a concluir a

faculdade ,

não perde curso na empresa e já guardou um dinheirinho para a

pós-graduação .

Qual deles tem melhores possibilidades de progredir na

carreira ?

São exemplos clássicos . No primeiro , uma loja é favorecida pela boa

localização ( circunstância encontrada ) ; no segundo , um funcionário busca o

aperfeiçoamento ( circunstância criada ) .

Voltando lá para o início , a empresa que eu citei , nossa Schulz .

 Ela, como

muitas outras , encerra um ano difícil , em meio a uma crise econômica e

institucional a perturbar a nação . Qual o balanço da maioria das empresas ?

Mercado retraído , vendas em queda , estoque alto...

E o que fizeram ? As que

enxergam além do horizonte

procuraram as melhores circunstâncias para

superar a crise . Quando elas não existiam , criaram , unindo esforços , usando a

criatividade , economizando , reduzindo desperdício e buscando adequação a

um cenário desafiador .


Aí na sua casa, leitor e leitora , a crise também chegou ?

Cem pilas já não

enchem uma cesta no supermercado , tampouco o tanque do carro ?

Alguns

planos foram adiados ? Então , adiamento de planos faz parte da estratégia de

criar circunstâncias . Não deu pra fazer aquela tão ansiosamente aguardada

viagem ?

 Marque pro final do ano que vem e continue poupando ; vai até ter

mais grana .

Presentes de natal pra toda a família ? Nem pensar !

Vamos de

amigo secreto , ora . Como diz o Fritz ( ABAIXO ) :  '...meeeeu caneco, uma veis ! Se non dá

assim, dá assado, duas veis ' . Criatividade nessa hora ! "

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