terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Agende-se : Tira-Dúvidas

É provável que você saiba quem foi o autor daquele monumento bem no centro da Praça da Bandeira : FRITZ ALT ( 1902-1968 ) . Mas , você sabe realmente quem foi ele ? A partir de quinta-feira ( 17 de dezembro ) você terá uma excelente oportunidade para tirar suas dúvidas ! CONFIRA :

"O Museu Casa Fritz Alt ( ABAIXO )  apresenta a partir desta quinta-feira (17) a exposição "Fritz Alt – Sentimento e Forma", que irá reunir esculturas, desenhos, fotografias, pinturas e objetos do acervo pessoal do artista. 

A abertura ocorre às 19h30, no Setor Educativo do Museu. ( ABAIXO )


Jorge Hiroshi ( ABAIXO ) é o coordenador e curador da mostra. Entre os destaques da exposição, estão as esculturas: busto de Lea Richlin Alt, Vida e Morte, o busto de Emmy Kröner, Beethoven (relevo em argila) e Wieland, o ferreiro. 


Também estarão presentes desenhos que revelam o processo de criação de Alt ( ABAIXO ) . Podem ser vistas ainda fotos do artista em vários momentos de sua vida e um vídeo do diretor de arte Thiago Barba, no qual o publico poderá conhecer cronologicamente a vida artística de Fritz Alt . 


                                              * FRITZ ALT *

Escultor, desenhista e mosaicista Fritz Alt (1902-1968 - ABAIXO ) foi um artista plástico alemão que construiu sua poética em Joinville, entre as décadas de 1920 e 1960. O artista é considerado um marco referencial do patrimônio cultural do município de Joinville. 


Fritz Alt era de uma família ( ABAIXO )  ligada à guerra. Ele, seu pai e um irmão foram combatentes nas duas grandes guerras, o pai na Primeira Guerra Mundial e os dois filhos na Segunda. 


Dos anos 20 aos anos 60, Fritz Alt viveu apenas de seu ofício, a escultura. Entre algumas obras em locais públicos de Joinville, destaca-se o “Monumento ao Imigrante”, instalado em 1951 na Praça da Bandeira no Centro de Joinville ( ABAIXO )  em comemoração ao centenário de Joinville e o Monumento à Dona Francisca.


Alt  ( ABAIXO ) morreu em 15 de março de 1968, após sofrer um ataque cardíaco enquanto andava de bicicleta nas proximidades do Monumento ao Imigrante.


                             * SERVIÇO *

EXPOSIÇÃO : Fritz Alt – Sentimento e Forma ( ABAIXO , UMA DE SUAS ESCULTURAS )


ABERTURA : quinta-feira (17), às 19h30

PERÍODO : 18 de dezembro de 2015 a 28 de fevereiro de 2016

HORÁRIO : sexta-feira (18), das 9 às 17h. A partir de 19 de dezembro de 2015, de terça a domingo, das 10 às 16h.

LOCAL : Museu Casa Fritz Alt – Setor Educativo - Rua Aubé, s/n, Boa Vista ( ABAIXO )

ENTRADA :  Gratuita "
FONTE : Site Oficial da FUNDAÇÃO CULTURAL DE JOINVILLE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário