quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Um Pouco de Polêmica : Emporcalhando Um Nome

Ele era natural de Recife mas acabou formando-se em Medicina no Rio de Janeiro e ainda como estudante universitário conheceu a trágica realidade dos morros cariocas e do outro lado , nada glamouroso da CIDADE MARAVILHOSA : engajou-se na campanha de vacinação obrigatória  do sanitarista OSWALDO CRUZ ( 1872-1917 - ABAIXO  ) e que visava sanear a então insalubre capital federal .

 Após se formar , PEDRO ERNESTO REGO BATISTA ( ABAIXO ) logo tornou-se um profissional de prestígio e teria tudo para ter um resto de vida tranquilo e sem grandes incomodações ,

 só que além da medicina havia algo correndo em seu sangue e que ao mesmo em que seria responsável pela eternização de seu nome também lhe traria muitos dissabores : A POLÍTICA ......Em 1922 e 1924 ele participou ativamente de rebeliões de militares de baixa patente e que ficaram conhecidas como REVOLTAS TENENTISTAS : ( ABAIXO )

 eles reivindicavam entre outras coisas , o voto secreto e universal e leis trabalhistas ; Pedro Ernesto fazia parte da chamada ala esquerda desse movimento e que defendia mudanças ainda mais radicais . Também esteve envolvido no movimento que culminou no golpe de Estado que levou Getúlio Vargas ao poder , entre outubro e novembro de 1930 . ( ABAIXO )

 Descrito como generoso , corajoso e tranquilo - mesmo em momentos difíceis e complicados - Pedro Ernesto era uma figura muito querida entre os militares , sendo chamado por uns de MÃE DOS TENENTES e por outros simplesmente de TENENTE ( ele realmente tinha uma patente militar , não de tenente , mas sim de coronel-médico de reserva do Exército ) e esse prestígio acabou sendo decisivo para que ele fosse nomeado pelo então ditador Getúlio Vargas ( ABAIXO ) prefeito do então distrito federal ( até 1988 todos os governadores da capital federal foram nomeados pelo presidente da república ) . 

Exerceu o mandato em 2 oportunidades : a primeira entre 30 de setembro de 1931 e 2 de outubro de 1934 e a segunda , por um breve período , entre 7 de abril de 1935 e 4 de abril de 1936 , sendo que nessa última ocasião e como determinava a legislação da época , por ter sido o vereador que recebeu mais votos automaticamente tornou-se prefeito . Pedro Ernesto visitava constantemente os subúrbios , foi o primeiro prefeito a conceder subvenções às escolas de samba ( ABAIXO , CARNAVAL CARIOCA DE 1932 )

 ( em uma de suas gestões aconteceu o primeiro desfile de escolas de samba , em 1932 , e conta-se também que ela chegou até a pular o Carnaval e a desfilar em blocos carnavalescos .......) e , embora há muito tempo o Rio de Janeiro fosse a capital e o cartão de vistas do Brasil ( ABAIXO , VISTA DO RIO DE JANEIRO , NA DÉCADA DE 30 ) , ele foi um dos primeiros a criar um órgão específico voltado para o Turismo .

 Ele também percebeu o óbvio : um grande povo só se faz com EDUCAÇÃO , dando carta branca para que o renomado educador ANÍSIO TEIXEIRA ( 1900-1971 - ABAIXO ) fizesse uma ampla reformulação no sistema público de ensino da cidade do Rio de Janeiro 

e com a construção de um expressivo número de escolas . Por ser médico , obviamente esse setor também recebeu atenção , com a construção ou reforma de grande número de hospitais , como MIGUEL COUTO ( ABAIXO ) e CARLOS CHAGAS , e ainda a construção de centros de saúde . 

    Pedro Ernesto ( ABAIXO )  era amigo de muitos artistas e acabou sendo conhecido como O AMIGO DO POVO . Aliás , a sua popularidade era tão grande , que chegou-se a cogitar lançar a sua candidatura para presidência da república , em eleição que aconteceria a princípio em 1938 .

 Provavelmente você já deve ter pensado " Ah , mas isso tudo que foi descrito todos os políticos fazem ! " .......Vale lembrar que naquela época apenas uma parcela mínima da população poderia votar , o conceito de marketing político inexistia e havia uma distância entre a população e os políticos muito maior do que a que há hoje . É claro que ele não agradou a todos : logo surgiu o boato de que fosse COMUNISTA , o que naquela época era quase como que ser acusado de um crime ! Embora jamais tenha sido comunista , Pedro Ernesto acabou sendo acusado  de participar de um movimento comunista ocorrido em novembro de 1935 e que recebeu o nome de INTENTONA COMUNISTA ( ABAIXO ) : acabou sendo preso e tanto o seu mandato de prefeito quanto a sua patente militar cassados , só sendo absolvido em 13 de setembro de 1937 , ou cerca de um ano e meio após a sua prisão .

 Conta-se também que a absolvição de Pedro Ernesto gerou grandes festas populares .......Até a sua morte , ocorrida em 10 de agosto de 1942 ( tinha na ocasião 57 anos de idade : nasceu em 25 de setembro de 1884 ) , ele voltaria a ser preso mais algumas vezes e , como acontece quase sempre , só depois de sua morte é que ele foi acabou sendo reconhecido : hoje dá nome a 2 escolas municipais ,a um rua no bairro da Gamboa , a um hospital universitário , ao palácio onde atualmente funciona a Câmara de Vereadores ( ABAIXO )  e a uma medalha .

 Criada através de uma lei de 20 de outubro de 1980 , a MEDALHA PEDRO ERNESTO ( ABAIXO )  é entregue a todos aqueles que se destacaram através de um algum grande feito , independente de terem nascido ou não no Rio de Janeiro . 

Porém , desde 2006 o nobre e falecido político homenageado deve estar se remexendo em seu caixão : desde então ele vem tendo o seu nome e memória enlameados por absurdas homenagens feitas pelos vereadores . A primeira aberração aconteceu justamente ano : a medalha foi entregue a ROBERTO JEFFERSON ...... ( ABAIXO )

Sim , ele mesmo , aquele deputado que denunciou um mega esquema de corrupção do qual ele mesmo fazia parte e que deu a esse mesmo esquema o nome que caiu na boca do povo : MENSALÃO ( a medalha foi entregue pela própria filha do corrupto político e que na ocasião era vereadora : CRISTIANE BRASIL ) ......Recentemente outra das aberrações aconteceu e , infelizmente , é mais uma demonstração do quanto que a EDUCAÇÃO e a CULTURA são maltratadas no Brasil . E para comentar a respeito desse tema , o músico NANDO MOURA ( ABAIXO ) , com o seu tradicional e característico cavalheirismo ! PARA CONFERIR E REFLETIR ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário