quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Um Operário Diferente

Em 1951 o Brasil ainda vivia o choque da dolorosa perda da Copa do Mundo do ano anterior para o rival Uruguai em pleno Maracanã , mas isso não acabou coma paixão que o brasileiro já tinha pelo futebol : em todas as regiões do país sempre estava surgindo algum clube , geralmente um time de várzea e que disputava descompromissados jogos de final de semana . Naquela então quase isolada região de Joinville , vizinha de uma uma localidade chamada GUAXANDUVA , não foi diferente : um grupo de moradores apaixonados por futebol acabou fundando em 1 de dezembro daquele ano o AVENTUREIRO ESPORTE CLUBE ( ABAIXO , DISTINTIVO DO CLUBE - um dos fundadores havia jogado em uma equipe de vôlei chamada Aventureiro ) , mas o que era um descompromissado divertimento de final de semana logo transformou-se em algo sério :



o clube logo tornou-se um dos principais do futebol amador da cidade e em 1963 conquistou o campeonato joinvilense amador da primeira divisão e outra glória no futebol  só 30 anos mais tarde , em 1993 , quando conquistou o campeonato da segunda divisão . Mas o Aventureiro não se resumia apenas ao esporte das multidões : também havia um salão de bailes afamado e bastante frequentado pelos moradores das vizinhanças , sendo essa uma das poucas formas de diversão da população da região . ( OS MUROS AZUL E VERMELHO , DA FOTO ABAIXO E COM OS CARROS NA FRENTE , SÃO DA SEDE DO AVENTUREIRO )



Se hoje o Aventureiro anda um tanto esquecido e suas melhores lembranças se resumem às glórias do passado , no bairro ( ABAIXO ) ao qual acabou batizando a situação é completamente diferente........



Aquela outrora região rural ( arroz , milho , aipim , banana e cana-de-açúcar eram os principais produtos cultivados , sendo que a maior parte das produções de arroz e cana-de-açúcar eram compradas , respectivamente , pelos hoje extintos INDÚSTRIA E COMÉRCIO GERMANO STEIN e USINA SANTA CATARINA ) , que era uma extensão do atual bairro Iririú - a antiga localidade de Guaxanduva -  ( ABAIXO , VISTA GERAL DOS BAIRROS IRIRIÚ E AVENTUREIRO )



, uma das maiores produtoras de cachaça artesanal de Joinville ( chegaram a existir na região 15 alambiques ) e já era ocupada muito antes da fundação oficial de Joinville , por famílias como os CERCAL , CIDRAL , ARAÚJO e ESTEVÃO , hoje é o bairro mais populoso da cidade : em 2010 , por ocasião do último censo realizado pelo IBGE , o bairro tinha 34.878 habitantes . ( ABAIXO , VISTA GERAL DO BAIRRO )



     Trata-se de um daqueles típicos bairros de periferia , distantes do centro ; cheios de pequenos estabelecimentos comerciais , tendo também um considerável número de indústrias , agências bancárias , estabelecimentos educacionais e igrejas ( principalmente evangélicas ) e sendo em sua grande maioria formado por pessoas de baixa renda ou de classe média baixa . Embora já por volta de 1956 circulasse na região um ônibus pertencente a um certo JACINTO MACHADO , o grande divisor de águas do bairro foi a instalação da METALÚRGICA DUQUE , atraindo um considerável número de imigrantes , oriundos principalmente do sul do Estado , e outro fato marcante acabou sendo a inauguração , em 1981 , do Conjunto Habitacional Castelo Branco  , popularmente conhecido como COHAB DO AVENTUREIRO . ( ABAIXO , IGREJA EXISTENTE NESSA LOCALIDADE  )




Ele é um cidadão normal : nasceu em Joinville , em 21 de agosto  de 1982 , é casado há 12 anos com Daiana , é pai de um bela menina chamada Gabriela e . assim como boa parte dos moradores do bairro é um operário , só que o estilo e  visual  despojados já indicam ser um operário diferente .........



PIERRE TONIOTE é o que se poderia chamar de TRI ARTISTA : é escultor , pintor  e desenhista e é dono do próprio estúdio , onde , entre outras coisas , produz esculturas e modelos para festas de casamento , formaturas , festas sociais , entre outros eventos . Em um dos vídeos do dia o artista ( ABAIXO )  comenta sobre o seu interessante trabalho . VALE A PENA CONFERIR !


Nenhum comentário:

Postar um comentário