segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Som de Joinville : Ao Amigo , Com Carinho

Califórnia , Novo México , Arizona , Colorado , San Diego , Los Angeles , San Antônio , Albuquerque , Pueblos , Navajos ......tudo isso é MÉXICO ! Pelo menos em 1830 essa seria a resposta correta ( há alguns anos atrás , mais precisamente em 2008 , um marca de vodca causou polêmica ao divulgar em um anúncio publicitário um mapa do México de 1830 - ABAIXO ) . 

Tendo um território que a princípio era de cerca de 3 milhões de quilômetros quadrados ( hoje o seu território é de 1.958.201 quilômetros quadrados ) , 

em 1846 o México lançou-se a uma guerra que , já sabia-se , fatalmente perderia : as diferenças , militares e econômicas , entre eles e os já poderosos vizinhos norte-americanos eram gigantescas e desiguais . Mesmo assim os mexicanos mostraram brio e bravura e só foram derrotados após 3 anos de conflito . ( ABAIXO )

Um dos motivos que acabou contribuindo para que perdessem aquela imensa região acabou sendo o seu escasso povoamento , existindo apenas uma ou outra pequena cidade perdida em meio ao nada , entre ela a hoje gigantesca e cosmopolita Los Angeles . Povo de caráter belicoso , eles acabaram impedindo que os antigos conquistadores e colonizadores espanhóis ocupassem plenamente aquela região e indiretamente acabaram contribuindo para a vitória norte-americana : OS COMANCHES .

 A sua origem é um tanto nebulosa : sabe-se que teriam surgido por volta de 1700 , a partir dos SHOSHONES , uma nação indígena que vivia no vale do RIO PLATTE , entre os atuais Estados norte-americanos de Wyoming e Montana e , assim como o povo que lhes deu origem , eram caçadores e coletores , falando um dialeto próprio e que os especialistas classificam como UTO-ASTECA ( imenso tronco linguístico que inclui línguas faladas por nações indígenas no oeste dos Estados Unidos , na maior parte do México e em regiões da Guatemala , El Salvador e Honduras ) . Mas eis que surgiu algo que acabou sendo um divisor de águas na história dos comanches : OS CAVALOS , trazidos a princípio pelos espanhóis e que viviam em estado selvagem .

     Os comanches logo revelaram ter um a incrível destreza com aqueles animais , algo comparável a dos antigos mongóis : aquele nação indígena acabou sendo uma das primeiras a fazer uso dos cavalos 

e graças à eles acabou expandindo-se , chegando e ocupando uma vasta região de planícies , equivalente aos atuais Estados de Oklahoma , Novo México , Kansas e Texas ( os espanhóis chamavam essa região de COMANCHERIA - ABAIXO , DESTACADO PELO CÍRCULO VERMELHO  ) .

 O período de apogeu daquela nação indígena foi entre 1740 e 1850 , beneficiados não só pelo uso do cavalo como também pela abundância de BÚFALOS naquela região : 

utilizavam não só a carne como também o seu couro , para a confecção de roupas e coberturas para as suas tendas . 

Logo perceberam que o arco e a flecha eram praticamente inúteis nos confrontos contra os brancos e passaram a vender cavalos , geralmente em troca de armas de fogos . Aí entram os outros motivos para a expansão comanche : o sequestro e o roubo . A população comanche cresceu , em boa parte , em virtude do rapto de mulheres e crianças

 e eles logo tornaram-se temidos não só por serem hábeis ladrões de cavalos , gados e mercadorias ( atacavam em época de Lua Cheia , o que no Texas deu origem à expressão COMANCHE MOON , ou " Lua comanche " )  , como também por sua incrível crueldade ......Belicosos , vingativos , gananciosos e imperialistas , 

tendo se expandido também graças ao domínio e exploração de outras nações indígenas , os comanches contrariam aquela velha imagem do '" bom e inocente selvagem " que equivocadamente fazemos de todos os povos indígenas e é bem provável que aqueles terríveis índios dos velhos filmes de faroeste ( ABAIXO ) sejam uma referência aos comanches . 

Algo que possivelmente explica esse comportamento é a própria organização social dos comanches : eles jamais foram um povo coeso e unido , com uma liderança clara e inconteste , chegando a se dividir em 12 grandes grupos , que por sinal eram rivais ( a organização básica entre os comanches era O BANDO , formado por 100 indivíduos , e a união de vários bandos formava UMA TRIBO ; curiosamente as mulheres - ABAIXO - também lutavam ) .

 A rendição de QUANAH PARKER  ( ABAIXO ) em 1874  , um mestiço filho de mãe branca e considerado o último líder comanche , marca o início do declínio daquele povo . Fazendo valer aquela máxima  de "dançar conforme a música " , os comanches foram um dos povos indígenas que melhor assimilaram o modo de vida dos brancos e também é um dos povos indígenas mais prósperos .

 Se em seu apogeu a sua população chegou a ser de cerca de 45.000 pessoas hoje ela mal ultrapassa a marca de 14.100 , espalhando-se pelos Estados de Oklahoma , Novo México , Califórnia e Texas ( a maior população comanche vive na cidade de Lawton - ABAIXO  , em Oklahoma ) . 

Também deram nome a uma cidade e a um condado ( os 50 Estados norte-americanos dividem-se em regiões , chamadas de CONDADOS , e que geralmente levam o nome de sua capital ) , tanto no Texas quanto em Oklahoma e serviram de inspiração para 5 filmes ( um deles , O CAVALEIRO SOLITÁRIO , de 2013 , estrelado pelo astro e dublê de roqueiro JOHNNY DEEP - ABAIXO  , que interpretou um bem comportado e simpático chefe de uma tribo comanche ) , 

uma série de jogos de video game , um helicóptero militar e ainda um livro , COMANCHE MOON , escrito por LARRY MACMURTRY ( ABAIXO ) e publicado em 1997 ( o livro acabou sendo adaptado para uma minissérie , exibida na TV norte-americana em janeiro de 2008 ) .

       E o que significa a palavra COMANCHE ? É provável que o termo tenha surgido com os espanhóis e signifique " inimigo " ou "estrangeiro "( os comanches referem-se a si mesmos como NUMUNU , ou " o povo " )  , existe ainda um terceiro significado : uma talentosa banda de Joinville .......

Ao contrário do que a logomarca , e a própria história dos comanches , dá a sugerir não se trata de uma banda de heavy metal , o popular "roque pauleira " , mas sim uma banda ( ABAIXO ) fiel ao bom e velho rock and roll , com generosas doses de blues e fazendo interessantes e pessoais  releituras de clássicos de nomes como ELVIS PRESLEY E RAUL SEIXAS . 

Na estrada desde 2000 ,a banda já passou por inúmeras formações e atualmente é formada por MÁRCIO ( voz e baixo  ) , ARNALDO ( guitarra ) e o casal DÉIA ( backing vocal ) - CABELO ( bateria e percussão ) e engana-se quem pensa que eles só fazem covers : chegaram até a gravar um CD e tem composições próprias , todas de letras belíssimas , como ARTISTA SOLITÁRIO . Em 2014 , por muito pouco a banda não teve uma perda dolorosa e gigantesca : o guitarrista ARNALDO PROCHONOW ( ABAIXO ) , considerado um dos melhores de Joinville e que foi vítima de um acidente , chegando a estar muito próximo da morte.......

Felizmente foi apenas um susto ! Em prol da recuperação de seu guitarrista , a banda , em show realizado no último dia 20 de março no teatro JUAREZ MACHADO , contou com a participação de 11 músicos convidados , entre eles LUÍS MORETTI  , ( ABAIXO )

 líder e vocalista da  banda H2O , que marcou época na história do rock joinvilense . A banda também fez a emocionante homenagem que está no vídeo do dia e QUE VOCÊ TERÁ O PRIVILÉGIO DE CONFERIR ! ( ABAIXO , ARNALDO PROCHNOW )


Nenhum comentário:

Postar um comentário