segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Quem Foi Ela ?

Como você já se acostumou , todas às segundas-feiras  postamos alguma crônica de autoria do Forrest Gump de Joinville , o jornalista e contador de histórias ROBERTO SZABUNIA , ou do  escritor 100 % corupaense LUIZ CARLOS AMORIM , mas desta vez faremos diferente ......Estávamos ainda há pouco matutando : a data de 25 de novembro é o dia de SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA ( ABAIXO )  , algo que infelizmente poucas pessoas sabem , e afinal , o que a tal santa fez para merecer ser a padroeira de um dos mais progressistas Estados brasileiros ? Quem foi ela ? Trata-se de um daqueles típicos casos , tão comuns na Igreja católica , em que a pessoa confunde-se , ou é confundida , com as lendas.......

Nascida em 287 , portanto em uma época em que o  Império Romano ainda existia e dava as cartas , era a princípio pagã e teria se convertido , já na adolescência , ao cristianismo ao ter uma das famosas visões . Como o próprio nome já indica , nasceu em uma das maiores cidades da antiguidade - a portuária e cosmopolita ALEXANDRIA ( a cidade chegou a ter aquela que talvez tenha sido  a maior biblioteca do mundo ) - e dirigiu-se a capital do então poderoso império com uma missão árdua e dificílima : convencer o então imperador  MAXIMINIANO ( ABAIXO ) - um dos mais implacáveis perseguidores de cristãos -  de que este estava errado e de que verdadeira fé era o cristianismo ......

Dona de uma inteligência rara e privilegiada , Catarina conseguiu converter a esposa do imperador ao cristianismo , porém isso acabou servindo para enfurecer o imperador ......Ela convocou aqueles que eram os 50 homens mais sábios do império e que a principio riram muito quando viram Catarina , afinal tratava-se apenas de uma adolescente ......Caso conseguissem convencer Catarina de que ela supostamente estava errada , os ditos sábios receberiam do imperador os mais valiosos bens da época , parecia ser uma tarefa fácil demais , apenas parecia.......Catarina não só os convenceu como também os converteu ao cristianismo ! 

Colérico , Maximiniano mandou matar a própria esposa e os sábios e ainda mandou atirar os guardas - que também haviam sido convertidos - aos leões no Coliseu ! E mais : mandou prender , torturar Catarina e prendê-la a uma roda , onde teria uma morte lenta e é aí que começa a série de lendas a seu respeito : Catarina teria feito o sinal da cruz e a roda simplesmente teria quebrado.......Ela então acabou sendo decapitada e ao invés de jorrar sangue , teria jorrado leite ! Seu corpo teria misteriosamente desparecido e sido levado por anjos até o ponto mais alto da península do SINAI ( região atualmente pertencente a Israel ) , tendo sido encontrado por um grupo de monges três séculos mais tarde . 

    Uma dos principais figuras na extensa galeria de santos do Igreja Cristã Ortodoxa , na Igreja católica é considerada um dos chamados " quatorze santos auxiliares " e até 1969  a data de sua morte - 25 de novembro ( foi supostamente decapitada em 315 , quando tinha apenas 28 anos ) - constou no calendário litúrgico da Igreja . Muitos historiadores questionam a sua existência ( Catarina , na verdade , teria sido uma filósofa da cidade de Alexandria e que realmente existiu : HIPÁTIA )  e esse foi o motivo pelo qual o nome de Catarina foi excluído do calendário litúrgico . Só recentemente , e ainda com o ultraconservador e tacanho papa BENTO XVI , é que o seu nome foi novamente incluído . ( um dos motivos teriam sido supostas inscrições dos ´seculos 8 e 9 , encontradas em Roma e Nápoles e referindo-se a uma certa EKATERINA )  É também a padroeira de estudantes , filósofos e professores .

 Mas afinal , por que ela é a padroeira do Estado ? Essa é uma pergunta difícil de responder ......Segundo uma das versões , o navegador italiano , a serviço da Espanha ,  SEBASTIÃO CABOTO ( ABAIXO )  - que esteve entre 1525 e 1527 na então ILHA DOS PATOS - teria dado nome esse nome à ilha por ser devoto da santa .

 Outros afirmam que o nome teria sido dado em homenagem a sua esposa CATARINA DE MEDRANO , que aniversariava em 25 de novembro ........Existe ainda uma terceira versão : o nome teria sido dado pelo fundador de Desterro , a atual Florianópolis : o bandeirante paulista FRANCISCO DIAS VELHO ( 1622-1687 - ABAIXO  ) , que certamente seria um devoto da santa . 

O fato é que esse , a princípio dado apenas à ilha , com o tempo passou a nomear todo o território que hoje é o Estado . Surge agora outra pergunta , ou melhor , várias perguntas  : Você sabe qual é o significado da BANDEIRA DO ESTADO ? Por que a bandeira do Estado é tricolor ? O que é que aquela águia está fazendo no centro da bandeira , segurando duas chaves ? ( que águia forte , não ? ) ........As respostas você terá em um interessantíssimo vídeo que postamos há pouco . VALE A PENA CONFERIR ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário