quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Mama África

Afinal , quantos deles vieram para o Brasil ? Nem mesmo entre os historiadores existe consenso : segundo a maioria esse  número teria sido na casa dos 3,5 milhões , já segundo MIRCEA BUESCU e CAIO PRADO JÚNIOR ( 1907-1990 - ABAIXO )



 entre 6 e 7 milhões de indivíduos teriam sido trazidos aqui pata terras tupiniquins e o historiador e político carioca PANDIÁ CALÓGERAS ( 1870-1934 - ABAIXO  )



 foi mais exagerado : segundo seus cálculos e estimativas teriam sido entre por volta de 13,5 milhões.......Quem mesmo na "europeia " região sul do Brasil  nunca experimentou , pelo menos uma vez , algum quitute como pé-de-moleque , cocada , maria-mole e quindim ?



Aliás , com certeza você já deve visto alguma apresentação de capoeira em alguma praça ,



  e o que dizer daquele sujeito que , diziam , jogava uma barbaridade e que todos chamam de PELÉ ?



Ah , teve aquele humorista que dizia "cacilds ! " e que não vivia sem o tal do "mé "  ......



Com certeza , na sua telinha , você já deve ter visto aquele ótimo ator chamado LÁZARO RAMOS ( ABAIXO )



e também aquele mal humorado senhor de óculos , que vivia sempre de "capa preta " e que até 2014 foi a autoridade jurídica máxima do país e que se chama JOAQUIM BARBOSA ( ABAIXO ) . E quanto a você é o ou a CAÇULA da família ? ........



Bom , tudo isso é uma ínfima parte da gigantesca presença e influência negra em quase todos os setores da sociedade brasileira e mesmo em regiões aonde o elemento africano foi e é  minoria a sua presença é visível . Um grande exemplo disso está aqui do lado :na vizinha Araquari ( ABAIXO ) existe uma comunidade chamada CANTAGALO , localizada no bairro da CORVETA e que é remanescente de um antigo QUILOMBO .



Também na vizinha cidade , mais precisamente na localidade de ITAPOCU , desde 1854 os descendentes de antigos escravos seguem uma interessante tradição chamada CATUMBI e que mistura elementos do cristianismo comas das religiões trazidas pelos escravos : trata-se de um misto de ritual religioso com música e dança . ( ABAIXO )



 Nem é preciso sair de Joinville para perceber  essa presença : em várias regiões da cidade , como o bairro ADEMAR GARCIA , existem centros de UMBANDA ; no bairro Floresta desde 1960 existe o KÊNIA CLUBE , ( ABAIXO )



um dos pontos de encontro da população negra da cidade ( ABAIXO ) , que , por sinal , equivale a cerca de 17 % da população de Joinville e a maior população negra do Estado ; no CEMITÉRIO DOS IMIGRANTES estão enterrados 14 escravos , entre inúmeros outros exemplos .......





  Por tudo isso causa estranheza o número divulgado pelo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) no último censo , realizado em 2010 : a população negra  seria de 14.739.963 , ou 7,61 % da população brasileira . ( ABAIXO , A JORNALISTA GLÓRIA MARIA )



 Esses números levaram em conta apenas aqueles que se autodeclararam negros : caso a pesquisa fosse mais abrangente e incluísse também boa parte dos cerca de 84.700.000 mestiços brasileiros ( esse número equivale a 44,7 % da população brasileira  - ABAIXO , A ATRIZ CAMILA PITANGA )



e ainda aqueles brancos que tem algum antepassado negro , com certeza o número seria gigantesco.........Uma das inúmeras manifestações culturais de origem africana é O MARACATU , ( ABAIXO )



um dos símbolos do Estado de Pernambuco e que surgiu a partir das antigas CONGADAS , ou seja as cerimônias de coroação de reis e rainhas africanos . De ritmo intenso e frenético , dependendo da batida , é divido em dois tipos : o MARACATU NAÇÃO ( ABAIXO )  , característico de Recife e das cidades vizinhas ,



 e o MARACATU RURAL ( ABAIXO )  , que como o próprio nome já indica é característico do interior daquele Estado , principalmente da região da Zona da Mata .



Também poderia ser incluído um terceiro tipo de maracatu , O MANGUE BEAT , criado e difundido pelo cantor e instrumentista CHICO CIENCE ( 1966-1997 - ABAIXO ) nos anos 90 e que mistura o maracatu propriamente dito com ritmos eletrônicos , pop , rock , entre inúmeros outros ritmos e gêneros musicais .



 Um tambor grande , chamado de ALFAIA , dita o ritmo e utiliza-se uma baqueta especial , chamada de TALABARTE . O acompanhamento é feito por caixas , chamadas de TARÓIS , e  por 2 instrumentos de percussão :  o AGOGÔ e o GANZÁ ( ABAIXO )  .



 Trata-se , portanto , de uma manifestação artística única e exclusiva de Pernambuco , certo ? Errado ! Em Joinville também tem maracatu , sim senhor ! É o que prova o grupo joinvilense MORRO DO OURO ( ABAIXO )  em um dos vídeos do dia . VALE A PENA CONFERIR !


Nenhum comentário:

Postar um comentário