sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Entrevista : CLÁUDIA RIBAS

Isso podemos afirmar coma mais absoluta certeza : se naqueles dez dias de festa - entre 9 e 18 de março de 1951 - algum dos oradores que participaram daquelas pomposas e grandiosas celebrações do primeiro centenário de Joinville ( ABAIXO )

dissesse que algum dia a cidade teria alguma faculdade ou universidade certamente seria taxado de louco , ou na melhor das hipóteses chamado de brincalhão.....Estudar em alguma faculdade ou universidade naquele remoto 1951 , época em que a imensa maioria da população era analfabeta , era privilégio de alguns privilegiados alunos em alguns centros urbanos , como Rio de Janeiro , São Paulo , Salvador e Recife . Então agora imagine o seguinte cenário : uma grande região que tinha como a principal , e praticamente única via de acesso , a rua Dona Francisca ( ABAIXO )

e que por isso mesmo era conhecida como DONA FRANCISCA e cujo principal caminho era na verdade uma rústica picada em meio ao mato , conhecida como ESTRADA DO BRAÇO ( foi só a partir de 1957 que mais ruas foram abertas na região ). Nesse lugar , onde havia mais mato do que gente , os pouquíssimos moradores sobreviviam , em sua maioria , graças ao cultivo e a comercialização de produtos agrícolas de subsistência , como milho , feijão , cará , aipim e batata-doce

e à criação de animais , principalmente galinhas ,

porcos e vacas ; quase todos os filhos desses poucos moradores estudavam em duas escolas : ESCOLA MUNICIPAL MISTA BOM RETIRO ( que funcionava em uma residência particular pertencente a FERNANDO FUNKNER , que também era o pai da professora ) e ESCOLA ESTADUAL MISTA DA ESTRADA DONA FRANCISCA QUILÔMETRO 5 ( que ensinava ao mesmo tempo português e alemão )

e os raros comércios existentes na região pertenciam a VICENTE PEREIRA , PAULO SCHOLZ , JÚLIO KORMANN e aos senhores ARTMANN , POLZIN , LIERMANN , HOLZ e STEUERNAGEL . Uma das poucas formas de diversão dos moradores era um rio que atravessava a atual rua CAÇAPAVA e que era local das pescarias e nessa mesma rua existia uma bica que abastecia de água a reduzida população local .

Ônibus ? Só se deslocando até as proximidades da atual IGREJA SANTO ANTÔNIO ( ABAIXO ) para tomar um ( desde a década de 30 um certo Artmann possuía um automóvel e foi também o primeiro taxista da região ; foi só por volta de 1966 que boa parte da região passou a ser servida de ônibus  ) ......

Se por volta de 1951 alguém visitasse aquela região predominante rural e relativamente afastada do centro da cidade e afirmasse que ali algum dia seria instalada uma faculdade , mais tarde universidade , não só seria taxado de louco como correria o risco de ser internado em um hospício..........

    Pois é , aquela outrora afastada região é hoje o bairro BOM RETIRO ( um decreto de 5 de julho de 1977 o tornou oficialmente um bairro ) e a tal picada no meio do mato é hoje a movimentada rua TENENTE LUIZ ANTÔNIO  ( ABAIXO ) ......

A inauguração do campus da então FUNC ( Fundação Universitária do Norte Catarinense ) , hoje UNIVILLE , em 1975 , acabou sendo o divisor de águas na história do bairro e era que faltava para encontrar o caminho do desenvolvimento , desenvolvimento esse que vem sendo " vitaminado " desde 2010 pela existência na região do GARTEN SHOPPING .

A história do bairro ( o seu nome se deve a um time de futebol que jogava aonde desde maio de 1960  está o colégio PLÁCIDO OLÍMPIO DE OLIVEIRA - ABAIXO  ; a região também é cortada por um rio de mesmo nome ) tem 3 peculiaridades :

 o de ter sido um ponto de encontro de carroceiros , em sua maioria provenientes de CAMPO ALEGRE e SÃO BENTO DO SUL ( ABAIXO ) e que vendiam principalmente mate , frutas , verduras , legumes , açúcar , milho , feijão e batata ( o comércio da região também era abastecido por produtos de agricultores vindo das regiões da ESTRADA DA ILHA  CUBATÃO ) ;

o de ter tido muitos salões de baile e boates ( só na rua SOMBRIO chegaram a existir 7 boates ! ) e o de ter sido um dos núcleos do movimento INTEGRALISTA na cidade ( o Integralismo era uma versão tupiniquim do infame fascismo italiano e , em menor grau , do NAZISMO - ABAIXO , MEMBROS DO MOVIMENTO INTEGRALISTA  ) .

 Segundo o Censo o bairro ( ABAIXO ) tinha 11.160 habitantes , sendo o vigésimo primeiro bairro da cidade , em matéria de população .

Pode parecer pouco , mas na verdade é muito : a população do Bom Retiro , por exemplo, era maior naquela oportunidade do que do BALNEÁRIO BARRA DO SUL ( 9.330 habitantes ) ......Entre essas mais de 11.000 pessoas está uma mulher , que exceto por ser filha única - algo difícil de acontecer - é , como diria a banda mineira SKANK ( ABAIXO ) , "uma pacata cidadã da civilização " :

 nascida em Joinville , em 29 de março de 1969 , descende por parte de mãe de alemães - STEFFENS - , trabalha no call center da FUNDAÇÃO PRÓ RIM ( ABAIXO ) , tem cursos de Marketing e Vendas e gosta de atualizar seus conhecimentos profissionais em palestras , principalmente realizadas na ACIJ .

É mãe de uma adolescente de 14 anos e é possível encontrá-la nos finais de semana com seus amigos no Mercado Municipal ( ABAIXO ) ou na praça de alimentação de algum shopping , bebendo chopp e curtindo uma boa música ao vivo .....

Tudo muito bom , mas , afinal , por que diabos ela está fazendo aqui no ALAMEDA CULTURAL ? CLÁUDIA FABIANE  RIBAS ( ABAIXO ) faz parte da imensa galeria de heróis anônimos do cotidiano  : apaixonada por leitura e pela história de Joinville , é uma das principais colaboradoras do grupo virtual JOINVILLE DE ONTEM , liderado e criado pelo comerciante VALMIR SANTHIAGO e que até cerca de 4 horas atrás já tinha 22.108 membros !

Os privilegiados membros do grupo podem quase todo os dias conferir as raras e antigas fotos postadas por Cláudia . É graças ao trabalho anônimo e silencioso de pessoas como ela que a memória desta cidade , que anda ultimamente tão esquecida , ainda está preservada.......E a nossa conversa do mês é com a heroína do Bom Retiro . CONFIRA :

  • 31/10/2015 22:22
  • 1 de novembro

  • 1/11/2015 13:37

  • 1/11/2015 13:47
    1- COMEÇAMOS COM UMA PERGUNTA INEVITÁVEL : COMO SURGIU O SEU INTERESSE PELA HISTÓRIA DE JOINVILLE ? COMO AS PESSOAS VÊEM ESSE SEU INTERESSE ?
    CLÁUDIA - O interesse pela história de Joinville, surgiu olhando o feed de notícias do facebook. 

  • Então apareceram várias imagens das décadas de 1930 à 1960, e fiquei encantada com os acontecimentos e como as pessoas viviam e de como Joinville sempre foi um encanto de cidade. ( ABAIXO , RUA DO PRÍNCIPE NA DE´CADA DE 20 )

  • Entrei nos grupos que tem essa finalidade de mostrar o passado e comecei a pesquisar e interagir com os membros do grupo. ( ABAIXO, VALMIR SANTHIAGO , CRIADOR E LÍDER DO GRUPO JOINVILLE DE ONTEM )

  • As pessoas vêem, acho que normal meu interesse. Já estive mais focada nos grupos, porém me afastei um pouco, pois como toda rede social, temos que ter um limite. Estipulei 1 hora por dia para postar, pesquisar e comentar fotos no grupo. ( ABAIXO , CLÁUDIA )


  • 1/11/2015 13:55
    2 - EM TODO ESTE TEMPO DE PESQUISA QUAL FOI OU QUAIS FORAM OS FATOS DA HISTÓRIA DE JOINVILLE QUE MAIS LHE CHAMARAM A ATENÇÃO ? TERIA ALGUMA HISTÓRIA INTERESSANTE A RESPEITO DISSO E QUE PODERIA NOS CONTAR ?
    CLÁUDIA - Na verdade todas as fotos que pesquiso, são interessantes e tem muitas curiosidades. A história de Joinville é vasta e cheia de surpresas. ( ABAIXO, RUA DO PRÍNCIPE NA DÉCADA DE 1910 )

  • Me encanto muito com o Rio Cachoeira, que ali chegaram nossos colonizadores. As fotos do Cachoeira não me canso de vê-las. ( ABAIXO , ANTIGO PORTO , AO LADO DO MERCADO PÚBLICO )

  • O Moinho, ah esse sim acho que de todas as pesquisas , o Moinho é o que mais me chama atenção. Tanto pela sua arquitetura, quanto pela sua história. Ele é belíssimo.

  • Entre outros, como as chaminés centenárias e claro, a clássica Rua das Palmeiras, me atrai muito quando vejo fotos dela.



  • 3- SE PUDESSE DECIDIR SOBRE O SETOR DE MEMÓRIA HISTÓRICA DE JOINVILLE , O QUE FARIA ? COMO VOCÊ VÊ A QUESTÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA EM JOINVILLE ?

  • 1/11/2015 15:28
    CLÁUDIA - Sobre Memória Histórica de Joinville. acho que está bem cuidada. Existe várias pessoas como Dilney Cunha( Historiador - ABAIXO ),

  • que se preocupam e cuidam da nossa história. Tem muitos anônimos que sabem fatos incríveis e tem registrado em seus acervos pessoais. ( ABAIXO , O PROFESSOR NICÁCIO TIAGO MACHADO , UM DOS MAIORES PESQUISADORES E CONHECEDORES DA HISTÓRIA DE JOINVILLE )

  • Acho que deveríamos ter sempre exposições de fotos antigas de Joinville. Ou uma Galeria de Arte(um espaço), para isso. Tenho certeza que seria bem frequentado e trocadas informações de nossa origem.

  • 4- COMO VOCÊ DEFINE A PALAVRA HISTÓRIA ?

  • 1/11/2015 15:3
    CLÁUDIA - Definição da palavra História - História para mim é vida. 

  • Tudo o que acontece e vive tem uma história. Essa entrevista, por exemplo, para mim já faz parte de minha história, ( risos ) ( ABAIXO , CLÁUDIA )


  • 1/11/2015 15:38
     5 - POR ÚLTIMO , QUE MENSAGEM GOSTARIA DEIXAR AOS LEITORES DO ALAMEDA CULTURAL ?
    CLÁUDIA - AOS LEITORES DO ALAMEDA CULTURAL - Bom, quero agradecer ao convite dessa entrevista e a todos os leitores que curtem e compartilham o "Alameda Cultural" que esse blog é maravilhoso e já tirei muitas informações e curiosidades daqui. Um abraço, viva Joinville em todos os tempos. EU AMO JOINVILLE. ( ABAIXO , FOTO DA RUA DO PRÍNCIPE EM 1932 )

Um comentário: