quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Arte Visível

Seja bem sincero : você presta atenção nos OUTDOORS ? Difícil , não é mesmo ? Tão presentes e comuns nos centros urbanos , eles mais contribuem para aumentar a já absurda poluição visual das cidades do que propriamente divulgam algum produto ou marca .



 Agora vamos para um exemplo bem joinvilense : você já reparou naqueles desenhos na fachada daquele prédio em frente à Biblioteca Pública Municipal e onde antigamente funcionou o CINE COLON ? ( ABAIXO )



Talvez você até tenha pensado : "Isso é coisa de pichador ! " E se lhe afirmarmos que tanto os tão comuns outdoors quanto aqueles estranhos desenhos são obras de arte ? Pois é , entre 2007 e 2012 e por iniciativa dos curadores JEFFERSON KIELWAGEN ( ABAIXO ) e ALANA MARMO , realizou-se um interessantíssimo projeto chamado JOINVILLE OUT ART e com o mais do que louvável objetivo de mostrar que as ARTES PLÁSTICAS não se limitam aos elitizados museus e galerias



 Elas podem sim ganhar as ruas , estar nos locais  mais inusitados , atingir um público amplo e levar uma mensagem , contrariando aquele ideia de que se trata de algo difícil de se entender e restrito a alguns poucos especialistas e endinheirados . Não chegou a ser algo novo ; no distante ano de 1980 foi realizada na cidade de Recife a ARTEDOOR , uma exposição de 280 obras de artistas plásticos , em sua maioria locais , em outdoors espalhados por aquela cidade . As três primeiras edições do Joinville Out Art tiveram uma temática ( em 2007 as obras foram expostas em outdoors , em 2008 os desenhos foram feitos em sacolas plásticas e em 2009 em adesivos conhecidos como STICKERS - ABAIXO  ) e foram assumidamente bairristas : só puderam participar artistas nascidos em Joinville .



Nas edições de 2011 e 2012 essa limitação foi abolida e cada artista ganhou liberdade para fazer sua obra do jeito que quisesse ( os desenhos que citamos no início do texto foram feitos por artistas participantes do projeto ) . Talvez a obra mais curiosa tenha sido a de autoria de RENATO VEIGA , em 2009 : ( ABAIXO )



 em vários pontos da cidade ele espalhou adesivos reproduzindo uma conversa entre 3 artistas plásticos já falecidos ( coincidentemente os três em 1992 ) - LUIZ HENRIQUE SCHWANKE ( ABAIXO ) , MÁRIO AVANCINI e HAMILTON MACHADO - no além e via twitter !



Os avatares ( figuras usadas pelos usuários daquela rede social ) usados na tal "conversa " eram fotos de obras dos artistas e os nomes utilizados não foram os nomes verdadeiros dos artistas mas sim nomes de alguma de suas obras  . Na fictícia e bem humorada conversa ( ABAIXO ) os temas eram fatos do cotidiano de Joinville e foram misturados fatos reais com fictícios .



Um dos fatos reais foi uma frase dita por Mário Avancini antes mesmo de a rua Inácio Bastos ( ABAIXO ) ser asfaltada :



 " Os paralelepípedos da Inácio Bastos já não são mais os mesmos " . ( como se sabe - ABAIXO , ele trabalhou muito tempo como calceteiro na prefeitura de Joinville ) .



Não afirmamos ainda há pouco que o projeto foi uma iniciativa de dois curadores ? Pois é , a inciativa foi privada mas foi o financiamento foi público , via SIMDEC ( verba municipal destinada a projetos artísticos e culturais ) .......Particularmente este modesto escriba é contra qualquer financiamento público de obras artísticas : entre inúmeros motivos , pelo fato de a essência da arte ser justamente questionar a sociedade e seus valores, o que inclui obviamente os políticos , e fazer as pessoas pensarem . No momento em que um artista passa a receber financiamento público a sua obra perde a razão de ser e ele , indiretamente , passa a ter "rabo preso "com o governo......Polêmicas à parte , um dos vídeos do dia traz um interessante trabalho em um dos outdoors da cidade . Qual é a mensagem a obra ? É HORA DE ASSISTIR O VÍDEO E BOTAR A " CUCA "  PARA FUNCIONAR !


Nenhum comentário:

Postar um comentário