quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Um Pouco de Polêmica : Eu Sou O Show !

Essa é para refrescar a memória : no último dia 15 de outubro postamos um texto chamado NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS......., em que além de comentarmos sobre as gafes cometidas pela presidanta, ops ! , presidente DILMA ROUSSEFF 

listamos e comentamos vários presidentes que entraram para a história não por si capacidade administrativa ou grandes feitos mas sim por atitudes , situações e frases no mínimo esquisitas e a quem chamamos de PRESIDENTES-HUMORISTAS . Sendo o tema desse assunto justamente o HUMOR INVOLUNTÁRIO , então por que não abordar a trajetória daquele que talvez o maior humorista involuntário da história do Brasil , talvez até maior do que LULA ( ABAIXO ) e DILMA ? 

Como você se lembrar , ontem ( 27 de outubro ) postamos um texto e um vídeo contando um pouco sobre ele .......O que dizer então  de um sujeito , que entre as inúmeras esquisitices que teve no breve período em que foi a autoridade máxima do país , planejou invadir e anexar ao Brasil a GUIANA FRANCESA ; ( ABAIXO ,  A SUA CAPITAL : CAIENA )

decretou medidas determinando os tamanhos dos maiôs nos concursos de beleza , a proibição das brigas de galo , do lança-perfume e das corridas de cavalo e até mesmo determinando qual deveria o objetivo da safra de amendoim de 1960-61 ( ! ) ? 

De um sujeito que não governava através de leis e decretos mas sim através de bilhetes , enviados não só a ministros mas também a funcionários dos mais diversos setores públicos , sendo que dos 1.534 bilhetes enviados em breves 206 dias de governo apenas 11 foram de elogio  ou homenagem ( o ministro da Fazenda , CLEMENTE MARIANI - ABAIXO , foi a maior vitima : recebeu 600 bilhetes ! ) .......

Afinal , quem ele era ? Louco ? Um ator e humorista talentoso na profissão errada ? Paranoico ? Um moralista incompreendido ? Um político corrupto e hipócrita , como quase todos os outros ? Um político diferente ? Um alcoólatra , como acusar seus antigos desafetos ? 

Em se tratando de um sujeito com várias personalidades , como foi o caso de JÂNIO DA SILVA QUADROS ( 1917-1992 - ABAIXO ) , todas as alternativas citadas , e mais algumas outras , são válidas ! 

Tão diferentes quanto quanto os seus tipos de comportamento foram as opiniões a respeito do chamado "homem da vassoura " , dono de um sotaque único , peculiar e não falado em nenhuma região do Brasil e autor da frase FI-LO PORQUE QUI-LO .......

     Opinaram  sobre ele do ponto de vista humorístico : " Jânio foia UDN de porre " ( AFONSO ARINOS - ABAIXO - jurista ) . 

Do ponto vista artístico : " É o maior ator nacional " ( PRESTES MAIA - ABAIXO - ex-prefeito de São Paulo ) . 

Do ponto de vista psicológico : " Encontrava dificuldade em tomar decisões básicas , tornando-se propenso a se fechar em grandes períodos de depressão , quando assistia a projeções particulares de filmes e fazia uso de uma quantidade generosa de álcool " ( THOMAS SKIDMORE - ABAIXO  - historiador norte-americano ) .

 Do ponto vista histórico : " Cinco figuras históricas parecem haver influenciado o senhor Jânio Quadros : Jesus Cristo , Shakespeare , Lincoln , Lênin e Chaplin . O problema é que nunca se sabe quando ele imita esta ou aquela personalidade . Muitas vezes procuramos Cristo e damos de cara com Lênin ( ABAIXO ) . " ( MÁRIO MARTINS - deputado federal ) .

 E ainda do ponto de vista sincero e realista : " O senhor Jânio Quadros não tinha a estabilidade emocional imprescindível a quem deveria governar um país com problemas tão complexos como o Brasil . " ( GENERAL LOTT - ABAIXO - candidato derrotado por Jânio na eleição presidencial de 1960 ) . 

" Desde jovem , possui espírito indomável . Certa feita , num colégio de Curitiba , não titubeou em arremessar um tinteiro na testa de um padre professor......." Essa última declaração foi dita por ninguém menos que GABRIEL QUADROS ( ABAIXO ) , simplesmente o seu pai........

Você ficou com o que leu até agora ? Pois tudo o que acabou de ser citado não é nada perto da interessantíssima matéria que foi ao ar pela TV Cultura , de São Paulo , em 2 de fevereiro de 2012 , e que traz mais fatos , alguns até bizarros e cômicos , a respeito de uma das figuras mais caricatas e controversas da história do Brasil . PARA CONFERIR E REFLETIR  ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário