segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Som de Joinville : O Galã

Embora fosse fosse uma das tantas cidades perdidas em meio ao gigantesco Império Russo , BIALYSTOK  ( atualmente a cidade faz parte da Polônia - ABAIXO  ) era um verdadeira Torre de Babel ,

 pois ali viviam os mais diferentes os mais diferentes povos e nem todos tinham conhecimento da língua russa mas o que seria do mundo se não fossem os visionários.......Um adolescente judeu logo percebeu isso e imaginou uma língua que pudesse ser utilizada por todos , não só especificamente naquela região mas no mundo inteiro e da imaginação ele passou à prática : chegou a criar um rudimento de uma língua , a qual ele chamou de UNIVERSALA . Dedicando tempo demais aquilo , seu pai foi bem enfático : VOCÊ TEM QUE ESTUDAR ! E lá foi o nosso herói estudar Medicina em Moscou......Já formado e ao retornar ao seu lar , LUDWIG ZAMENHOF ( 1859-1917 - ABAIXO ) teve uma desagradável surpresa :

 os manuscritos haviam sido queimados pelo seu rigoroso pai e ele teve de começar tudo de novo........E como os visionários jamais descansam , em 26 de junho de 1887 foi publicado um livro , em russo , trazendo 16 regras gramaticais , as pronúncias corretas um pequeno vocabulário  e até mesmo alguns exercícios gramaticais  de uma nova língua chamada ESPERANTO cujo nome vem do latim SPER , ou esperar ( a palavra ESPERANTO significa "O QUE ESPERA " ) . Usando , a princípio , o russo , o alemão , o polonês e o francês como suas línguas matrizes , o esperanto acabou aos poucos se difundindo pelo próprio Império Russo ( ABAIXO , DESTACADO NO MAPA )

e pelos países da Europa Oriental , sendo que o livro de Zamenhof ganhou versões em francês , alemão e polonês e em 1894 acabou sendo publicado primeiro dicionário de esperanto . Em 1905 aconteceu o primeiro congresso mundial de esperanto , realizado no paradisíaco balneário francês de Boulougne-Sur-Mer e em 1906 foi criada a primeira escola de esperanto no Brasil , mais especificamente em Campinas  ( ABAIXO ) : a SUDA STELARO  

Tudo ia de vento em polpa até ter a Segunda Guerra Mundial no meio do caminho : os falantes do esperanto estiveram entre as vítimas dos nazistas e perseguições semelhantes aconteceram no Japão , na China e na hoje falecida União Soviética . Mesmo tendo sido reconhecido pela UNESCO , organização da ONU ligada à ciência , à cultura e à educação  em 1954 , até mesmo por ajudar na aprendizagem de outras línguas , o esperanto passou décadas praticamente esquecido e foi só a partir de 1995 , coma popularização da internet , que ele realmente voltou a ser lembrado e a ganhar o impulso que faltava : em dezembro de 2013 , por exemplo , existiam cerca de 189.000 termos em esperanto no site de pesquisas WIKIPEDIA ......... ( ABAIXO, BANDEIRA QUE SIMBOLIZA O ESPERANTO )

      O esperanto tem um alfabeto formado por 28 letras e as principais línguas europeias , principalmente as línguas faladas no leste europeu , como suas línguas matrizes , sendo utilizado em atividades como correspondências , intercâmbios , rádio , televisão e literatura e geralmente é língua opcional em várias instituições de ensino , como a UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA , por exemplo  . Estima-se que cerca de 12 milhões de pessoas , em várias regiões do mundo falem esperanto e entre aqueles que chegaram a utilizá-lo estão 3 líderes religiosos : os papas JOÃO PAULO II ( ABAIXO )

e BENTO XVI e o líder islâmico AIATOLÁ KOMEHINI . Pode parecer muita coisa , mas na verdade não é : a Holanda , ( ABAIXO )

 um pequeno país com território de apenas 41.528 quilômetros quadrados e que tema sua própria língua , tem uma população de cerca de 17 milhões de pessoas , ou 5 milhões de pessoas a mais  do que aqueles que falam o esperanto........Se o esperanto surgiu com a pretensão de ser uma língua universal e conseguindo isso de maneira pacífica , os ingleses conseguiram esse objetivo ,

 só que de uma maneira digamos não muito agradável , através da força de seu exército , de sua marinha , do comércio e de sua então avançada indústria , formando durante quase 2 séculos um gigantesco império onde o sol jamais se punha........Resultado : hoje o inglês é a língua oficial de 54 países e 9 órgãos internacionais e cerca de 500 milhões de pessoas falam essa língua . Os Estados Unidos , que por sinal surgiu da união de 13 ex-colônias inglesas , foram  pelo mesmo caminho , só que de maneira digamos mais light , através de sua cultura , principalmente cinema e a música , e de seu modo de vida ,o famoso AMERICAN WAY OF LIFE ......

     Hoje isso é uma piada mas já foi algo sério : nos anos 70 era moda cantar em inglês e adotar um nome artístico "americano " . Foi que assim que , por exemplo , o brasileiríssimo José Pereira da Silva Neto , goiano de Nazário e descendente de índios , virou CHRISTIAN ! ( ABAIXO , COM GRETCHEN )

Antes de se juntar a seu irmão e formar uma consagrada dupla sertaneja , ele - no período entre 1972 e 1981 - gravou seus discos apenas em inglês e na primeira capa de seu disco sequer apareceu , o mesmo acontecendo em programas de televisão , para todo mundo pensar que se tratava de um cantor americano........O mesmo problema o nosso personagem do dia não enfrentaria : ruivo e de olhos claros , o mais desavisado com certeza pensará se tratar de um estrangeiro, quem sabe até um inglês .......mas ele é brasileiríssimo : nasceu em Joinville , em 21 de janeiro de 1991 , e chegou a viver em São Francisco do Sul . LUCAS STAMMERJOHANN  BERNARDES ( ABAIXO )  começou a se interessar mais seriamente pela música quando tinha 8 anos de idade , aprendendo a tocar violão logo a seguir .

 Aos 14 anos aprendeu a tocar baixo e pouco tempo depois iniciou sua carreira : em quase 10 anos -a carreira iniciou em 2007 - Lucas teve passagens , como baixista , nas bandas 1/4 DE GIM e BABITON  e atualmente , além de sua própria banda , é vocalista das bandas BAD ANGELS e THELAMA ( que nome esquisito , rapaz ! ) . Quem entrar no canal SOUND CLOUD - mais especificamente no endereço http: //soundcloud.com/ lucas-stammer - irá encontrar 4 músicas de sua própria autoria : IN MY DREAMS , I´M FAR , EU SEMPRE ESTAREI e O MUNDO . Também é possível entrar em contato com ele via facebook , twitter ( em ambos o endereço é Banda Lucas Stammer ) e instagram ( lucasstammeroficial ) . Lucas geralmente canta em inglês e define o som como "pop-rock e um pouco hard rock " e como todo músico perdido e esquecido em Joinville , ele teve de usar da criatividade : é o protagonista do filme OS FRACASSADOS , de Arnaldo Coito ( sim , o nome dele é esse mesmo ! ) . Aproveitou a ocasião também para gravar um clipe ( ABAIXO ) , e ao lado de uma das tantas beldades que embelezam Joinville .....Ficou com curiosidade ? CONFIRA !

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Cara, muito obrigado, mesmo!
    É muito bom saber que existem pessoas que apoiam a música autoral da região!
    Obrigado por acreditar!
    Abraço!

    ResponderExcluir