segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Som de Joinville : Lembranças......

É muito provável que durante a década de 80 algum pedestre que estivesse caminhando por alguma das ruas de Joinville  e passasse por alguma garagem tivesse uma agradável surpresa , dependendo , é claro , de seu gosto musical : talvez ali estivesse alguma BANDA DE ROCK .........

A febre que tomou conta do Brasil naquela década transformou praticamente cada garagem do país em um nascedouro potencial de uma banda de rock e em Joinville surgiu uma impressionante e quase incontável quantidade de bandas de rock : SÍNDROME LATINA , MANTHO , RESSURREIÇÃO , SOMBRAS , CASTELO DE CRISTAL ,........quase todas elas de vida curtíssima , fazendo covers de grandes bandas nacionais e estrangeiras e que praticamente não deixaram vestígios nem lembranças .  Nesse verdadeiro oceano de bandas de rock , quatro tiveram vidas mais longas e até hoje são lembradas por muitos com saudade - ATRITO ( ABAIXO ) , H20 , INVASÃO BÁSICA e NÚCLEO SUL -

 sendo que as duas primeiras quase atingiram a consagração nacional : muitos hão de se lembrar daquele disco de capa preta , de 1989 , com músicas do Atrito e do H20 

 e que durante meses estourou nas rádios joinvilenses , chegando a até mesmo a ofuscar hits de bandas já consagradas , como TITÃS , PARALAMAS DO SUCESSO e LEGIÃO URBANA ! Mas será que não esquecemos alguém ? Ah , sim ! Nesse seletíssimo clube de grandes bandas de rock joinvilenses também pode ser incluído um quinto integrante :  TENSÃO SUPERFICIAL . ( ABAIXO )

Enquanto as bandas citadas seguiam uma linha mais pop , comercial e um som , digamos , mais  "digerível " aquele bravo quarteto liderado pelo guitarrista e vocalista ADO seguia o seu próprio caminho : um trabalho autoral , próprio , independente ( estima-se que tenham composto 50 músicas )  e que mesclava uma vertente do rock muito em voga na época , o NEW WAVE , com o chamado rock dark e indo até um som mais pesado , tendendo para o punk . Tinham inúmeras influências - SISTERS OF MERCY , U2 , THE CURE , CAMISA DE VÊNUS , OS REPLICANTES , INOCENTES......... - e foi graças à eles que muitas pessoas em Joinville acabaram sendo apresentadas ao rock dark dos ingleses do THE CURE . Apresentaram-se nos mais inusitados lugares - praças públicas , casas de praia , sedes campestres - mas quase sempre para um considerável público e segundo HUGO HOFFMANN , antigo produtor da banda , ( ABAIXO , À ESQUERDA )

o grande show aconteceu em 15 de junho de 1985 , quando se apresentaram na sede campestre do CLUBE DOS SARGENTOS ( localizada na avenida  Santos Dumont , já próxima ao aeroporto - ABAIXO  ) para um público de aproximadamente 2.500 pessoas . 

A saga do Tensão Superficial começou em 1982 , mais especificamente nos primeiros ensaios feitos na casa de Ado , e a sua primeira apresentação aconteceu já no ano seguinte , na antiga FACULDADE  DE ENGENHARIA DE JOINVILLE . A banda chamava-se DEVIC e faziam parte de sua formação original o guitarrista MAURO , o baixista TUÍ , o baterista OTÁVIO , o flautista MINHO e o tecladista ANDRÉ , sendo que durante um breve período - em 1985 - a banda chegou a ter outro vocalista , cujo nome infelizmente não conseguimos obter . 
     Em 1986 a banda trocou de nome e passou a ter a sua formação clássica - Ado , Mauro , Tuí e Otávio - até que em 1992 o sonho acabou : aquela febre de rock dos anos 80 já era coisa do passado e  , a exemplo de muitas outras bandas , a falta de dinheiro acabou exterminando os sonhos de fama, sucesso e dinheiro .......Sem conseguir gravar o seu tão sonhado disco , teve início um longo e tenebroso inverno e que só foi terminar em 2008 : a banda ressurgiu ( ABAIXO )  , coma sua formação clássica , e desde então vem fazendo esporádicas apresentações , para delírio  daqueles saudosistas expectadores , que os viram nos  já distantes anos 80.......

Chegaram a fazer várias gravações demos no extinto estúdio MUG . O paradeiro das gravações ?  Mistério..........Felizmente , graças à esta maravilha chamada internet e aos incansáveis fãs e guardiães da memória , é possível encontrar vários vídeos antigos do Tensão Superficial no Youtube , inclusive um ensaio na extinta boate BATURITÉ , um dos pontos de encontro da moçada joinvilense nos anos 80 , ( ABAIXO )

 e ainda um arquivo em mp3  de uma apresentação ocorrida em Florianópolis por volta de 1987 . Também existem vídeos de apresentações recentes , como o vídeo de hoje : trata-se de uma apresentação para o programa JOINVILLE GARAGEM . Nela , os agora senhores do rock ( ABAIXO ) , tocam uma música de sua própria autoria e que se encaixaria como uma luva no clássico repertório de uma das bandas-ícone da década de 80 : a LEGIÃO URBANA . VALE A PENA CONFERIR ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário