terça-feira, 27 de outubro de 2015

O Nobre Que Virou Avenida

Pernambucano de Serinhaém , PEDRO DE ARAÚJO LIMA ( 1793-1870 - ABAIXO  ) era o que se poderia chamar de " descascador de abacaxis " ........



Formado em Direito pela tradicionalíssima e afamada UNIVERSIDADE DE COIMBRA , ( ABAIXO )



ele foi um dos representantes brasileiros no Parlamento português pouco antes da proclamação da independência e pouco tempo depois teve o privilégio de ser um dos primeiros deputados do Brasil recém independente , tendo sido eleito por sua então província natal ( naquele tempo só podiam votar aqueles que tivessem uma certa renda mínima e fossem alfabetizados , o que representava uma quantidade mínima da população ) . Ao longo de mais de 40 anos de vida política , Pedro foi ministro em 8 ocasiões , geralmente tendo sido escolhido em momentos de turbulência , e após substituir interinamente o impopular regente PADRE DIOGO ANTÔNIO FEIJÓ ( 1784-1843 - ABAIXO  ) ,



 foi efetivado no cargo em 1837 e o exerceu até 1840 , ocasião em que DOM PEDRO II teve a sua maioridade antecipada e foi declarado imperador ( ABAIXO , NA ÉPOCA DE SUA COROAÇÃO )



 ( pela lei da época ela só poderia ocupar o trono quando completasse 18 anos , ou seja , em 2 de dezembro de 1843 , e a sua maioridade antecipada acabou sendo a maneira encontrada para impedir que o Brasil se dividisse em vários pequenos países ) . Nesse período Pedro viu-se às voltas com rebeliões em quase todas as regiões do Brasil , vencendo quase todas elas . ( ABAIXO , TROPAS IMPERIAIS DIRIGINDO-SE DO RIO DE JANEIRO PARA O MARANHÃO , ONDE COMBATERIAM A "BALAIADA ' , REBELIÃO OCORRIDA ENTRE 1838 E 1841 )



Político ferrenhamente conservador ( era líder do PARTIDO CONSERVADOR , junto com BERNARDO DE VASCONCELOS ) , era um intransigente defensor da ordem e da Constituição e como regente reduziu a praticamente zero a quase nula autonomia de províncias e municípios ; também tomou uma medida recriando a cerimônia do beija-mão , ritual criado pelo rei português DOM JOÃO VI , em sua longa estadia no Brasil ( 1808-1821 ) . Entre 1848 e 1849 foi presidente do Conselho de Ministros , cargo equivalente a uma espécie de primeiro-ministro , e voltaria a ocupar esse cargo em mais duas ocasiões , dessa adotando atitudes bem menos conservadoras . Recebeu o título de MARQUÊS DE OLINDA em 1854 e coincidentemente em dezembro de 1864 um navio a vapor que levava o seu nome e que se dirigia a então província de Mato Grosso acabou sendo receptado e apreendido por tropas paraguaias , dando início a longa guerra entre os dois países e que só terminaria em março de 1870 , com o assassinato do ditador paraguaio SOLANO LÓPEZ . ( ABAIXO )



     Aliás , o próprio marquês foi um dos políticos que articularam o fim da guerra . ( ABAIXO ) A historiadora LÚCIA GUIMARÃES o definiu da seguinte maneira : "......tinha-se na conta de homem necessário e se poupava para as grandes decisões " .



Mas , afinal , o que um sujeito oriundo de um lugar distante e que viveu há dois séculos atrás tem a ver com Joinville ? Sabe-se por qual motivo , se por ter sido uma figura histórica importante ou apenas pela nobreza do nome , ele acabou batizando uma das mais movimentadas vias de Joinville . ( ABAIXO )



 No decreto municipal 4.184 , de 5 de novembro de 1980 e relativo  a declaração , como de utilidade pública , de 5 terrenos nas proximidades da rua Timbó , ( ABAIXO )



 existem 3 referências ao "futuro alinhamento da rua Marquês de Olinda " . No entanto , aquela avenida só se tornaria uma realidade na segunda administração de WITTICH FREITAG ( 1922-1998 - ABAIXO , À ESQUERDA  ) ,



 ocorrida entre 1993 e 1996 , e só seria completamente concluída em junho de 2005 , quando foi inaugurado um pequeno trecho entre a entrada do terreno aonde fica o estande de tiro do 62 BI e a rua Ottokar Doerffel ( ABAIXO )



( naquela ocasião também foi inaugurada a praça GENERAL OSÓRIO , entre a avenida e a rua XV DE NOVEMBRO ) ; com isso aquela avenida tornou-se uma via rápida e além de ser um dos pontos de ligação entre as zonas norte e sul de Joinville contribuiu , e muito , para desafogar o já intenso tráfego do centro da cidade . Diante disso , nos últimos anos vários estabelecimentos comerciais , escritórios , empresas e prestadores de serviços antes sediados nas ruas Blumenau , João Colin ou no Centro mudaram-se ou estão se mudando para a avenida Marquês de Olinda , como são os casos do tradicional HOSPITAL DE OLHOS SADALLA AMIN GHANEN ( ABAIXO ) , de um dos hotéis da REDE ÍBIS e de um grande centro hospitalar cujo nome ainda não foi divulgado e que se instalará na região no primeiro trimestre do ano que vem .



Isso não só contribui para o progresso da região como a torna um possível pólo comercial , empresarial e de serviços de Joinville .



Mas a avenida não se resume apenas a casas , prédios e carros em ritmo frenético........Em um dos vídeos do dia você verá a avenida Marquês de Olinda ( ABAIXO )  de uma maneira bem diferente ! VALE A PENA CONFERIR !


Nenhum comentário:

Postar um comentário