sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Entrevista : BANDA SURF PARK



 Olhando atentamente o mapa mundi é possível observar uma série de "pontinhos " entre a Austrália e os Estados Unidos : trata-se de uma extensa região do oceano Pacífico conhecida como POLINÉSIA e que inclui o arquipélago do HAVAÍ , anexado aos Estados Unidos em 1898 e desde 1959 um dos 50 Estados daquele país . Sol praticamente o ano inteiro , paradisíacas praias de águas transparentes , cenários que parecem ter saído de algum quadro ........enfim , os típicos paraísos terrestres , aquele tipo de lugar que todo mundo pede a Deus para morar ! Mas não é só de lugares paradisíacos que vive a região da Polinésia : lá vivem povos de culturas milenares e complexas e é provável que eles criado o SURF , embora os peruanos também aleguem essa paternidade ( povos indígenas que viveram antes da chegada dos conquistadores espanhóis ao Peru , ou seja há cerca de 4.000 anos , costumavam , supostamente , usar pranchas de junco para " flutuar " na água ) .......O fato é que há cerca de 1.000 anos o surf já era amplamente praticado nas ilhas havaianas ( um rei havaiano de nome TAHÍTO teria sido o responsável pela popularização dessa prática entre os nativos ) e tido como um ritual religioso : só o praticamente é que poderia fazer a sua prancha ( acreditava-se que ao fazê-la descarregava-nela as energias positivas e ao se praticar o surf descarregavam-se as energias negativas ) e a prática do surf era considerado um culto ao espírito do mar . Tratava-se também de um privilégio : aos reis e aos nobres eram reservados as melhores pranchas e praias ( os reis usavam pranchas de até 4 metros , chamadas de OLOS ) , enquanto a ralé não podiam praticá-lo em certas praias e usava pranchas mais modestas , chamadas de ALAIAS . Conta-se que o primeiro europeu a descobrir o surf foi o respeitável e famoso navegador inglês JAMES COOK ( 1728-1779 ) , que ao visitar as ilhas havaianas , em 1778 , não só teria só teria ficado surpreso e impressionado como teria até gostado do surf e o considerado um ótimo relaxante ........Da mesma opinião não compartilhavam um grupo de missionários metodistas ingleses : por volta de 1821 não só conseguiram impôr a sua religião a muitos dos nativos como também praticamente acabaram com prática do surf alegando ser algo maligno ......

      Coube a um sujeito de nome complicado e esquisito - DUKE PAOA KAHANAMOKU ( 1890-1968 ) - resgatar e popularizar mundialmente essa velha tradição do povo havaiano : natural do Havaí , ele era nadador e foi um dos grandes destaques da Olimpíada de 1912 , realizada em Estocolmo ( Suécia ) . Com a moral que todos os medalhistas olímpicos têm , ele declarou que gostava de relaxar " cavalgando nas águas com uma prancha de madeira " ........Após encerrar a sua carreira de atleta , tornou-se ator de cinema e é considerado por muitos o criador do surf moderno . Como é sabido o surf não se resume apenas ao prática esportiva : ELE É UM ESTILO DE VIDA E UMA CULTURA . De tão forte , essa cultura acabou gerando um gênero musical próprio : A SURF MUSIC , muito em voga em santuários do surf , como Austrália e Califórnia . Até mesmo quem jamais pegou em uma prancha de surf foi contagiado pelo estilo AHORA ( saudação usada pelos surfistas ) de ser : os membros da banda joinvilense SURF PARK que o digam ! Formada pelo cantor-guitarrista FELIPE SILVEIRA , pelo baixista EVERTON SOUZA e pelo baterista TIAGO GERENT , além da surf music a banda segue uma variedade de influências e estilos musicais : pop-rock , indie rock , pop , ELVIS PRESLEY , AC-DC , BEATLES , AEROSMITH , LEGIÃO URBANA .......e tudo isso com um tempero bem próprio e especial . A história da banda está apenas iniciando - ela surgiu neste ano - e como infelizmente não é possível viver apenas de música o trio é obrigado a viver de outras atividades , mas mesmo assim eles vão se virando : é possível encontrar no Youtube vários vídeos , inclusive de uma música própria : É CEDO AINDA . Na entrevista deste mês de outubro que está se encerrando , os rapazes ( ABAIXO ) nos revelam alguns de seus projetos , as suas fontes de inspiração e ainda terminam a conversa esbanjando bom humor ! CONFIRA :





  • 1- COMO SURGIU A BANDA E O POR QUE O SEU NOME ? 
    SURF PARK - A banda surgiu da vontade de tocar clássicos, e compor musicas novas, e se divertir.





  • 21/10/2015 17:00
  • 2- QUAL FOI A INSPIRAÇÃO PARA "É CEDO AINDA " E QUAL FOI A SUA REPERCUSSÃO ATÉ AGORA ? 
  • SURF PARK - Como na maioria das canções, a inspiração vem dos amores,

  • experiencias vividas, essa musica por exemplo, trata de viver cada momento intensamente. 

  • Até agora não iniciamos uma divulgação da musica, nem mesmo a lançamos, apenas disponibilizamos, o que vem a ser a versão demo da musica no Youtube. Estamos preparando um EP, em torno de umas cinco musicas, para então lança-la, juntamente com um vídeo clip.

  • 3- VOCÊS TÊM ALGUMA FONTE DE INSPIRAÇÃO TANTO PARAS AS SUAS CANÇÕES QUANTO PARA A PRÓPRIA BANDA ? QUE DIFICULDADES TÊM ENFRENTADO ATÉ AGORA ? 
  • SURF PARK - A inspiração vem de dentro, não é algo externo.

  • Ela as vezes depende de fatores externos, como o tempo, os relacionamentos, 

  • situações sócio-econômicas atuais, etc...... Quanto a banda, procuramos inspiração com determinadas bandas, aquelas com as quais mais nos identificamos. ( ABAIXO , OS BEATLES )

  • Mas em suma, tentamos fazer musica para todos, o mais popular e simples possível.

  • 4 - CASO VOCÊS TIVESSEM O PODER DE DECIDIR SOBRE OS RUMOS DO SETOR CULTURA DE JOINVILLE , O QUE FARIAM ? NA VISÃO DE VOCÊS O QUE DEFERIA SER FEITO NO SETOR MUSICAL DA CIDADE ? 
  • SURF PARK - Eu vejo que os esforços para incentivar cultura em Joinville são muitos. Infelizmente hoje temos uma mídia bestializada. Cultura o país tem, e muita ! , o que falta, na minha opinião, é educação. 

  • Quanto ao setor musical atual em Joinville, acho que já esta sendo feito tudo que faltava por aqui !

  • 5 - POR ÚLTIMO , QUE MENSAGEM GOSTARIAM DE DEIXAR AOS LEITORES DO ALAMEDA CULTURAL ? 
  • SURF PARK - Como já dizia o ilustre ET BILU ( ABAIXO ) : " Busquem conhecimento !! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário