quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Em Algum Lugar Do Passado......

Isso aconteceu já há algum tempo , há cerca de sete anos ; o autor destas mal escritas linhas estava fazendo uma pesquisa no ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE , quando em um exemplar de 1978 do jornal A NOTÍCIA , se deparou com um interessante texto cujo título era uma pergunta - COMO SERÁ JOINVILLE EM 2001 ? - naquele mesmo instante surgiu outra pergunta : COMO ERA JOINVILLE EM 1978 ? ........( ABAIXO, FOTO DO FIM DA DÉCADA DE 70 )



No ano anterior - 1977 - a cidade ultrapassara marca de 200.000 habitantes e em virtude de seu já vertiginoso crescimento , impulsionada pela vinda de numerosas levas de migrantes oriundos do sul do Estado , medidas importantes eram necessárias : pela lei 1.589 , de 25 de maio daquele ano , por exemplo , aconteceu nova delimitação da área urbana de Joinville e quase 4 meses mais tarde , em 18 de setembro , uma lei disciplinava os loteamentos do então distante e quase isolado conjunto residencial popular PROFIPO ( ABAIXO )



 ( o nome vem da sigla  de PROJETO DE FINANCIAMENTO DE TERRENOS POPULARES ) . O prefeito era LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA ( 1940-2015 - ABAIXO ) ,



no cargo desde 31 de janeiro do ano anterior , e que embora já tivesse sido deputado estadual e federal , por um breve período , ainda tinha pouca luz própria : era mais conhecido por ser uma "cria " política de seu antecessor , PEDRO IVO CAMPOS ( 1930-1990 - ABAIXO ) .



 No início daquele ano de 1978 o ainda jovem e promissor político teve uma sarna tamanho família para se coçar , ou melhor , duas sarnas tamanho família : em janeiro aconteceram aqueles que seriam os últimos incêndios criminosos , fato que chocou o Brasil . Na época especulou-se que isso teria sido coisa de "filhinhos de papai " ligados a famílias tradicionais da cidade  mas havia ainda um outro possível , só que político : isso teria sido uma maneira de a nada saudosa ditadura militar então vigente declarar Joinville "uma cidade de segurança nacional " e com isso nomear algum prefeito de sua inteira confiança visto que Luiz Henrique era do então MDB , partido de oposição à ditadura ......o fato é que os responsáveis jamais foram punidos . Em fevereiro , outro fato esquisito : o batalhão do 62 BI ( ABAIXO ) foi supostamente invadido , ouvindo-se até tiros ! Quem teria feito isso ? Teria sido algo forjado ? Assim como a série de incêndios criminosos , é provável que estas perguntas jamais venham a ser respondidas .........



    Caso você seja natural de Joinville ou radicado na cidade , é muito provável  que alguma vez na vida tenha entrado no hoje acanhado e quase abandonado GINÁSIO IVAN RODRIGUES , palco dos grandes eventos ocorridos na cidade até a inauguração do CENTREVENTOS CAU HANSEN , em 27 de junho de 1998 . Pois é , o homenageado faleceu pouco antes da inauguração do ginásio ( ABAIXO ) , ocorrida em julho daquele ano :



agrônomo natural de Tijucas e figura bastante conhecida e querida no meio rural de Joinville , IVAN JOSÉ RODRIGUES foi vereador e vice-prefeito na gestão Pedro Ivo ( 1973-1977 ) . Nesse ano complicado até o único clube de futebol profissional da cidade passou maus bocados : após uma fraca campanha no campeonato brasileiro daquele ano ( alguma semelhança com o momento atual ? ) , em que foi o quadragésimo primeiro colocado entre 74 participantes , o JEC 9 ABAIXO ) liderava o campeonato estadual sendo perseguido de perto pelo sempre chato e brioso time da CHAPECOENSE e tudo caminhava para um final feliz quando o inusitado aconteceu.......



reclamando de um suposto pênalti inventado em um jogo contra o JEC , o AVAÍ sempre se retirou do campeonato .......Com isso surgiu a seguinte dúvida : os pontos do jogos que o Avaí teria ainda a fazer passariam automaticamente para os seus adversários ou não ? O confuso regulamento do campeonato não esclarecia essa dúvida e tanto JEC quanto Chapecoense auto proclamaram-se campeões , com direito a jogos festivos de entrega de faixas . Defendido pelo advogado WALDOMIRO FALCÃO , a tese do JEC - a de que os pontos dos jogos a serem realizados contra o Avaí não passariam automaticamente para os adversários - acabou prevalecendo e o JEC acabou sendo proclamado e homologado campeão estadual ......só que em 29 de junho de 1980 !



 O terminal urbano já existia no mesmo local ( ABAIXO ) mas era completamente diferente deste que conhecemos hoje : o desconforto era total , não existindo sequer cadeiras para os passageiros poderem aguardar os seus ônibus e havia ainda um tipo esquisito de ônibus conhecido como ROMEU E JULIETA .





 Desconfortável também era a situação dos poucos usuários do aeroporto da cidade , em que uma época em que andar de avião era um sonho remoto : a cidade era atendida por modestos aviões modelo BANDEIRANTE ( ABAIXO ) , com capacidade para apenas 16 passageiros .



 Na rodoviária da cidade , inaugurada havia 5 anos , apenas 3 empresas operavam : CATARINENSE , REUNIDAS e PENHA . Em 1978 ainda era possível viajar para cidades vizinhas , como São Francisco do Sul , Jaraguá do Sul e Corupá , a bordo de um trem LITORINA e , ainda no setor de transportes , uma era chegou ao fim , o do transporte fluvial em Joinville : o porto da FUNDIÇÃO TUPY  foi desativado naquele ano ( as vigas que sustentavam o trapiche ainda estão de pé ) . Ao contrário de hoje , Joinville tinha poucos hotéis de luxo : ANTHURIUM , COLON , JOINVILLE e o recém inaugurado TANNENHOFF



( esse último pertencente ao empresário e então presidente da Câmara de Vereadores , NAGIB ZATTAR - ABAIXO  ) . E para aqueles que não tinham muito dinheiro mas queriam pernoitar em um local ao menos razoável , as opções também escassas : IDEAL ( rua Jerônimo Coelho ) e REAL ( rua Pedro Lobo ) .



     Em matéria de restaurantes , principalmente restaurantes de comida típica alemã  , opções é que não faltavam ; BIERKELLER , TANNENHOFF , ALLES BLAU , SOPP , PINGUIM , restaurante da SOCIEDADE HARMONIA LYRA ( ABAIXO )  , CASA DO CARANGUEJO ........e tudo isso gastando em média a bagatela de 70 cruzeiros .



Em uma época em que os restaurantes e casa noturnas de Joinville fechavam às 10 da noite ( ! )  e em que a moda era "travoltear " , ou seja , dançar ao som da dançante e contagiante DISCO MUSIC , o point do momento era a danceteria GOGÓ DA EMA , inaugurada em 1976 . outros pontos de encontro da moçada da época eram a Sociedade Ginástica , a Harmonia Lyra , a boate Engrenagem , a choperia Zeppelin e o  restaurante Pinguim . Havia ainda outros tipos de boate , só que para um público , digamos , bem adulto : VERMELHA , VAGÃO e CANTÃO . Em uma época em que os shoppings centers se resumiam aos grandes centros urbanos , os joinvilenses faziam suas compras em 2 grandes redes de supermercados - ODVAN e RIACHUELO - e os moradores da zona sul a partir daquele ano passaram a contar com uma terceira opção : o supermercado CATARINÃO , entre as ruas Santa Catarina e Florianópolis . ( ABAIXO )



 Empresas que anos mais tarde fechariam as portas , como NYLONSUL , MATRIC e MEIAS CENTAURO , ainda funcionavam a todo o vapor bem como tradicionais pontos de encontro dos joinvilenses , que encantavam a todos com os seus deliciosos quitutes : PADARIA BRUNKOW , CONFEITARIA DIETRICH e SORVETERIA POLAR ( ABAIXO )



 . Em uma época em que as formas de diversão eram bastante escassas , as pessoas divertiam-se e emocionavam-se assistindo os filmes exibidos pelos tradicionais cines PALÁCIO ( ABAIXO )



 e COLON e aqueles que gostavam de apreciar a natureza , podiam fazer isso no CAMPING CLUBE , ( ABAIXO )



onde hoje funciona o parque zoobotânico da cidade . Para os gostos mais refinados  já havia , desde 1976 , o MUSEU DE ARTE DE JOINVILLE, cujo primeiro diretor foi o irmão mais moço de JUAREZ MACHADO : EDSON BUSCH MACHADO . ( ABAIXO )



 Ufa , depois deste verdadeiro passeio pela história agora é hora de embarcar em outro passeio : um dos vídeos do dia traz imagens de Joinville naquele ano de 1978 . Feita com uma câmara SUPER 8 , que hoje é artigo obrigatório de museus , ela é mais do que um interessante registro histórico : é um verdadeiro tesouro de valor incalculável ! EMBARQUE  NESTA VIAGEM ! ( ABAIXO , OUTRA FOTO TIRADA NO FIM DOS ANOS 70 )


Nenhum comentário:

Postar um comentário