sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Viajem Musical : Eterno Menino

A sua história era igual a de milhões de meninos espalhados por este gigantesco país : ele nasceu em uma cidade do interior - CAMPOS DOS GOITACAZES ( Rio de Janeiro - ABAIXO ) -



 em uma família humilde ( seu pai era jardineiro ) e teve de começar a batalhar pelo chamado " pão nosso de cada dia ' muito cedo : aos 9 anos de idade ele começou a trabalhar , entregando leite . E assim como a maioria dos meninos  seu sonho era ser jogador de futebol.......mas não estufando as redes dos adversários e proporcionando alegria e êxtase a sua torcida mas sim evitando gols . Sabe-se por qual motivo , se por falta de qualidade com a bola nos pés , masoquismo ou loucura , após jogar  como goleiro nos inexpressivos Cruzeiro e Rio Branco de sua cidade natal  , tornou-se um profissional , tendo a tarefa de defender a meta do modesto e bravo GOYTACAZ , um outro time de sua cidade  e que com o Americano , também de Campos , faz aquele que é o maior clássico do interior do Estado do Rio de Janeiro . Como no futebol é praticamente obrigatório se ter um apelido , ele também ganhou o seu : PNEU (kkkkk!!!!!!)  , ou algum locutor de futebol , com a sua possante voz , pronunciaria esse nome : DEMERVAL MIRANDA MACIEL ? Percebendo que seria um eterno goleiro de time de interior , ele foi tentar a sorte na cidade grande , ou melhor no Rio de Janeiro .......lá chegou a fazer testes no Fluminense mas o seu velho sonho do tempo de menino terminou por ali......O seu talento não agarrando bolas mas sim outra antiga paixão : CANTAR . Ao mudar-se para o Rio de Janeiro não teve qualquer problema : era apaixonado por samba , chegando a fazer parte de uma escola de samba em sua cidade natal , chamada UNIDOS DA FARRA , e logo acabou se adaptando à cidade , em uma época em que bala perdida era aquele doce fora do pacote ..........O chamado "tricolor das Laranjeiras " pode ter perdido um goleiro mas o samba ganhou um reforço de peso ! Cá entre nós : Demerval não soa para o nome de um cantor , não é mesmo ? Por isso o interiorano Demerval Miranda Maciel acabou dando lugar ao carioquíssimo sambista ROBERTO RIBEIRO .



   Começou se apresentando no programa A HORA DO TRABALHADOR , da rádio MAUÁ e , sendo dono de um timbre de voz forte e poderoso , logo chamou a atenção da compositora LIETTE DE SOUZA  , que por sua vez o apresentou a seu irmão , JORGE LUCAS , um dos compositores da tradicional escola de samba IMPÉRIO SERRANO , fundada em 1947 e sediada no suburbano bairro de Madureira . Roberto  tornou-se um assíduo frequentador e integrante das rodas de samba e dos ensaios da escola e impressionada coma sua voz , a diretoria da carnavalesca instituição o convidou para ser seu principal puxador de sambas-enredo : convite mais do que aceito .......e no carnaval de  1971 , época em que os desfiles aconteciam na avenida Presidente Vargas ,  Roberto estreou nessa função . O interesse de Liette por Demerval-Roberto não foi apenas artístico : eles se casaram.......Mas Roberto ainda não se tornara o principal puxador da Império Serrano : entre 1972 e 1973 investiu em sua carreira de cantor solo . Nesse meio tempo o sambista fez interessantes parcerias com ELZA  SOARES , ainda casada com o "anjo das pernas tortas " GARRINCHA ( 1933-1983 )  e com a qual gravou 3 compactos e um disco , e ainda fez dueto coma então novata e desconhecida  SIMONE , com aqual também gravou um disco , em 1973 , e que foi lançado apenas no exterior . Em 1974 Roberto , enfim , assumiu a função de puxador e ocuparia essa função até 1981 . Embora sua escola não tenha conquistado algum título nesse período , teve destaque com dois grandes sambas-enredo : BRASIL , BERÇO DE IMIGRANTES ( 1977 ) e MUNICIPAL MARAVILHOSO , 70 ANOS DE GLÓRIAS ( 1979 ) , mas foi como cantor solo que Roberto acabou se consagrando e aparecendo para o grande público : entre 1975 e 1981 gavou 7 ótimos discos - MOLEJO ( 1975 ) , ARRASTA POVO ( 1976 ) , POEIRA PURA ( 1977 ) , ROBERTO RIBEIRO ( 1978 ) , COISAS DA VIDA ( 1979 ) , FALA MEU POVO ! ( 1980 ) e MASSA , RAÇA E EMOÇÃO ( 1981 )- sempre emplacando pelo um sucesso por disco .



    Também são desse período os grandes sucessos do sambista - 12 , para ser exato - como , ESTRELA DE MADUREIRA  , PROPOSTA AMOROSA , TEMPO Ê , PARTILHA , SANTA CLARA CLAREOU e , principalmente , a lúdica TODO MENINO É UM REI , presente no disco ROBERTO RIBEIRO e que é reconhecida até por quem não gosta ou conhece muito pouco de samba . Como todo cantor de sucesso na época deveria ter alguma música fazendo parte de alguma trilha sonora de alguma novela da Globo , um samba de Roberto - MEU DRAMA ( SENHORA TENTAÇÃO ) - acabou animando a novela PAI HERÓI , exibida entre 1978 e 1979 . Ao longo da década de 80 Roberto não chegou a fazer o mesmo sucesso da década anterior mas em compensação fez memoráveis duetos : com o saudoso GONZAGUINHA ( 1945-1991 ) , em FALA BRASIL e VAMOS À LUTA ( o sambista participou e cantou em um programa especial exibido pela TV Globo em 1 de maio de 1981 e que tinha o filho de Luiz Gonzaga como o homenageado ) , com o cantor -compositor-poeta CHICO BUARQUE , em QUE TE VIU , QUEM TE VÊ ( a música está no disco CORRENTE DE AÇO , de 1985 ) , com o ex-colega de Império Serrano , ANICETO DO IMPÉRIO , em CHEGA DEVAGAR ( a música faz parte do disco coletivo PARTIDO ALTO NOTA DEZ , de 1984 ) , com os também sambistas NEI LOPES , ALCIONE e GRUPO RAÇA , respectivamente em MALANDROS MANEIROS ( 1985 ) , MEL PRA MINHA DOR e MALANDRO MAIS UM ( ambos de 1988 ) . Engana-se  quem pensa que Roberto interpretava apenas sambas compostos por gente do Império Serrano : ele teve a honra de dar voz e vida a composições de figuras de destaque de outras escolas , como MONARCO ( da Portela ) , XANGÔ DA MANGUEIRA e ZÉ BAIANO DO SALGUEIRO e da nata do próprio samba , como DONA IVONE LARA , DÉLCIO DE CARVALHO e  o já citado NEI LOPES .



    Em 1992 , depois de 4 anos , ele votou aos estúdios para gravar aquele que seria o seu  décimo sétimo e último disco : BRASIL SAMBA . Em 1995 participou de um trabalho muito especial : fez um dueto virtual coma saudosa CLARA NUNES ( 1942-1983 ) na saudosista COISA DA ANTIGA  ( música composta por NEI LOPES e WILSON MOREIRA e que originalmente foi gravada em 1977 )  . A música fez arte do disco CLARA NUNES VIVA , produzido pelo marido de Clara : o compositor , poeta e produtor musical PAULO CÉSAR PINHEIRO . Infelizmente também foi o último trabalho de Roberto........Um grave problema de vista , gerado pelo diabetes , tornou seus trabalhos raros nos anos 90 , o fez perder a visão de um dos olhos e acabou sendo fatal : em 8 de janeiro de 1996 ele acabou sendo vítima de um atropelamento em uma rua do bairro carioca de  Jacarepaguá : faleceu aos 55 anos ( nasceu em 20 de julho de 1940 ).......Praticamente desconhecido das gerações mais jovens e tendo um reconhecimento bem aquém do que merecia , Roberto acabaria sendo lembrado , com justiça , na biografia DEZ ANOS DE SAUDADE , lançada em 2006 e de autoria de sua mulher . Ouvir Roberto Ribeiro não apenas ter uma aula do velho , puro e autêntico samba ( não confundir com o pagode mauricinho de hoje ! ) mas é também ter contato com um pouco das raízes históricas do Brasil , com  ritmos trazidos pelos escravos , como IJEXÁ , MARACATU , AFOXÉ e JONGO e que apesar dos modismos e da modernidade ainda teimam em resistir e a existir ! Não existem apenas novelas , minisséries e filmes , também existem videoclipes de época e um samba tão especial como TODO MENINO É UM REI merecia mesmo ter essa distinção......O clipe foi exibido originalmente pelo programa FANTÁSTICO , da TV Globo , em 1978 e é o nosso clipe da semana . OUÇA O SAMBA DO ETERNO MENINO  DEMERVAL-ROBERTO !


Nenhum comentário:

Postar um comentário