quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Um Pouco de Polêmica : Perfil De Um Otário

Não , isso não é uma brincadeira : um gostoso e aparentemente inocente biscoito pode fazer surgir um herói , alguém que tenha coragem inclusive para bater de frente com poderosos grupos econômicos .......Ele não chegava a ser rico , mas era um verdadeiro privilegiado : tinha um ótimo trabalho , ganhava um excelente salário , cujas economias seriam suficientes para que vivesse sem trabalhar durante um bom tempo , e naquele final de 2011 estava voltando de uma viagem da Alemanha . 

O seu plano para 2012 era o seguinte : um sabático , apenas de viagens e de um merecido descanso após longos anos de trabalho e economias , mas algo , a princípio banal , iria mudar tudo isso ........Ele comeu um biscoito de uma famosa e tradicional marca e logo percebeu que a embalagem , por sinal muito bem feita e dando uma sensação de felicidade , não tinha nada a ver com a qualidade do produto e , pensando sobre como os brasileiros são sempre facilmente enganados , decidiu : CHEGA DE SER OTÁRIO . Ele decidiu largar tudo para dedicar a seu novo projeto de vida : denunciar os abusos cometidos pelas empresas contra os consumidores , fazendo uma exaustiva pesquisa , desde a concepção das embalagens dos produtos até a os balanços financeiros das empresas . Com todo o colossal alcance da internet e as impressionantes quantidades de visualizações no YOUTUBE , que além de tudo é gratuito , ele logo achou a sua futura ferramenta de trabalho .

 Como denunciaria empresas poderosas , não só era de fundamental importância uma maneira de preservar sua identidade , evitando represálias , como também criar vídeos caprichados , com muitos recursos visuais e um personagem que caísse logo no gosto das pessoas . Muito mais do que isso : um personagem que fizesse as denúncias de maneira ousada , debochada , sarcástica , irônica , irreverente e até desbocada .......Sem jamais ter trabalhado com marketing , animações e produções de vídeos e ainda tendo limitados conhecimentos de informática , o jeito foi "debulhar " a internet e aprender com prática , por conta própria . Mas que personagem criar ? A resposta estava a seu lado : um simples e aparentemente insignificante saco de papel .........Já sabendo como fazer animações , ele projetou no saco de papel dois olhos arregalados , um nariz de palhaço e um traço que lembra uma boca . Para ocultar sua etnia , idade e voz , o próximo passo foi utilizar luvas , um terno escuro e afinar a voz e é claro : todo personagem deve ter um bordão . E surgiram o OTÁRIO ANONYMUS e o seu CANAL DO OTÁRIO , que estão no ar desde 3 de fevereiro de 2012 , com o seu irônico OOOOOOH......QUE LEGAL ! e o irado e desbocado NÃO F... , P.... ! 

     O que era a princípio um canal focado na denúncia a grandes empresas e que tinha poucas visualizações transformou-se em algo muito maior , abordando sobre os mais diversos temas : empresas estatais , bancos , carros , abusos dos políticos , governo federal , urna eletrônica , direitos trabalhistas.......

É claro que o nosso anônimo herói logo acabou arranjando briga : NET , CLARO , BRADESCO , TIM e , principalmente , os Correios ......A estatal é a empresa que mais tem atazanado a sua vida : recebeu dela diversas ameaças , inclusive de prisão , e conseguiu , em primeira instância , censurar um vídeo a respeito dela e proibir a veiculação de sua logomarca . 

Felizmente o bom senso e a liberdade de informação e expressão acabaram prevalecendo : o juiz federal JOSÉ CARLOS DA MOTTA baseando-se no artigo 220 da Constituição federal , acabou dando razão ao nosso herói .......Hoje , além do canal no Youtube , existe um site ( que tem em média cerca de 500.000 visualizações por mês ) , um blog , uma conta no twitter ( até há pouco eram cerca de 70.600.000 seguidores ) e outra no facebook , um canal de vídeos sem palavrões e é possível contribuir contribuir financeiramente com o Canal do Otário . Como vivemos no capitalismo e nem relógio trabalha de graça : lá também existe comercialização de produtos como camisetas , canecas e até gibis , em que o Otário enfrenta vilões bem reais ........Uma das estrelas da internet , Otário já foi entrevistado pelo humorista DANILO GENTILI ( ABAIXO ) e em diversos outros canais virtuais .

 O Canal do Otário também já chegou a ser vir de fonte para uma matéria que foi ao ar em janeiro de 2013 , no JORNAL NACIONAL , da TV Globo , e já recebeu 3 prêmios : INFO EXAME ( 2012 ) , THE SILVER PLAY BUTTON e SHORTY AWARDS ( ambos em 2013 ) . Mas então esse cara deve estar ganhando muito dinheiro ? Errado : além das doações , o canal é mantido com o dinheiro de seu próprio criador e tudo o que entra vai para custear as despesas e pagar os salários de 2 funcionários responsáveis pelas animações dos vídeos . Além de a " brincadeira " ser cara ( a produção de um vídeo chega a custar 10.000 reais ) , o trabalho é árduo : ele dedica 16 horas por dia para o canal e sobrevive de suas antigas economias ..........Em entrevista , que foi publicada em 1 de novembro de 2014 , pela versão online do jornal A GAZETA , quando indagado sobre o que o povo brasileiro deveria fazer para se conscientizar , sua resposta foi a seguinte : 

     "A pergunta é simples e complexa. Está enraizada na cultura do brasileiro aceitar as coisas e não reclamar de nada. Acham que isso tudo é normal. O brasileiro foi tão maltratado a vida toda que, quando é menos maltratado, acha que está bom. As escolas hoje ensinam menos para as crianças.

 Elas saem sem ler e sem fazer conta direito. Como vão analisar algo, entender as piadas? Para mudar, é necessário ter uma cultura de educação desde a base. Sou contra qualquer tipo de cota. Vejo como uma medida eleitoreira para beneficiar pessoas com mais de 16 anos, que votam e tiveram uma educação de base horrível. Se fosse um governo decente, se cuidasse da base, as coisas funcionariam. " ........Bom , amigo leitor , desculpe pelo texto enorme , mas pessoas que têm atitudes e inciativas heroicas , como esse cidadão , merecem ser sempre exaltadas , valorizadas e lembradas ! 

Já que você soube mais a respeito desse anônimo herói , agora deixaremos que ele próprio dê a sua palavra .......Em um dos vídeos do dia , irreverente como sempre , Otário revela o que diria a DILMA ROUSSEFF ( ABAIXO ) caso estivesse frente a frente com ela ........DIVIRTA-SE !

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário