quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Um Pouco de Polêmica : A Fraude

Raríssimas pessoas ouviram falar em um naturalista francês chamado L.J. BRUNET assim como também são poucos os que conhecem ou já ouviram falar na cidade de AREIAS , uma pequena cidade paraibana que tem uma população de cerca de 24.000 habitantes . Por incrível que pareça , é graças ao tal francês  e à interiorana cidade da Paraíba que geralmente os livros de História do Brasil aparecem com aquelas gravuras de fatos históricos , especialmente da independência e da Guerra do Paraguai , embora L.J Brunet jamais tenha feito um desenho na vida.......Essa história começa em 1853 : naquela ocasião o francês liderava uma expedição pelo Nordeste brasileiro  quando ao passar por aquela perdida cidade do agreste paraibano ( ABAIXO ) 

 ficou admirado ao ver os desenhos feitos por um menino de apenas 10 anos ......O menino acabou sendo incluído na equipe da expedição e seus desenhos também chamaram a atenção do culto imperador DOM PEDRO II  , que acabou se tornando seu protetor e mecenas . No ano seguinte o menino , que se chamava PEDRO AMÉRICO de Figueiredo Melo ( ABAIXO ) ,  mudou-se para o Rio de Janeiro , onde ingressou na ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES e no conceituado e elitizado colégio PEDRO II . Seu talento era tão impressionante que acabou indo estudar na França e lá teve aulas com verdadeiros gênios da pintura , como INGRES , VERNES e COGNIAT , e extremamente inteligente , além de lapidar o seu raro e precioso talento , também estudou Física , Literatura , Filosofia e chegou até mesmo a ameaçar uma carreira literária , chegando a escrever alguns ensaios . De volta ao Brasil , tornou-se professor na mesma academia na qual estudara , lecionando desenho estética , História da Arte e Arqueologia .

      Só que Pedro Américo "cometeu"  um erro : o de ter nascido no Brasil ......Em 1864 o velho obscurantismo brasileiro aprontou das suas : o artista acabou caindo em desgraça após pintar o quadro A CARIOCA , que foi tido como indecente , ou na linguagem da época , " licencioso ".......Após viver um bom tempo na Europa , entre 1873 e 1885 , acabou retornando ao Brasil novamente e surpreendentemente se lançou na política : foi leito deputado federal constituinte em 1890  . Mas definitivamente Pedro Américo e Política não nasceram um para o outro e , muito magoado , o pintor acabou vivendo seus últimos anos novamente na Europa , falecendo em Florença , em 1905 , com 62 anos de idade . O artista paraibano acabou ganhando notoriedade por suas de caráter bíblico ,mitológico e , principalmente , histórico : um de seus mais famosos quadros , por exemplo , leva o título de A BATALHA  DO AVAÍ ( ABAIXO ) e foi pintado em 1879 ou 11 anos depois desse acontecimento .

 Trata-se  de uma das mais importantes batalhas da Guerra do Paraguai , ocorrida em 13 de dezembro de 1868 e cuja vitória brasileira acabou sendo fundamental para o próprio desfecho do conflito ; e Pedro Américo caprichou : o quadro tem 48 metros quadrados e nele aparecem várias figuras que tiveram destaque durante aquela guerra , como DUQUE DE CAXIAS e o GENERAL OSÓRIO , que no quadro aparece levando um tiro na boca .......Algo que poucas pessoas sabem : Pedro Américo cometeu uma FRAUDE , que até hoje engana muitas pessoas.......Não ,  felizmente não se trata de um delito criminoso ! Você saberá um pouco mais dessa história na bem humorada e divertida aula dada pelo jornalista-historiador EDUARDO BUENO , o PENINHA ( ABAIXO ) . PARA CONFERIR E REFLETIR ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário