terça-feira, 8 de setembro de 2015

Dever Cívico

Não se sabe exatamente quantos eram , mas estima-se que eram cerca de 3 milhões . Hoje estão em número muito menor , cerca de 900.000 , e concentram-se em alguns poucos Estados da quase intocada região norte do país , como Pará , Amazonas e Roraima . Atualmente dividem-se em 305 nações , que falam 274 línguas distintas e embora na maioria dos Estados brasileiros o seu número seja inexpressivo , é impossível não notar a sua presença , seja através da própria mestiçagem que carateriza a população brasileira ; seja através de palavras presentes em nosso vocabulário , como PIPOCA , GAMBÁ , CATAPORA e  ABACAXI  ou através de nomes de rios , acidentes geográficos , localidades , bairros , cidades e Estados . Até mesmo na dita" germânica " Joinville seus nomes estão presentes : PARANAGUAMIRIM , IRIRIÚ , PIRABEIRABA , QUIRIRI ......E o próprio nome da cidade-cenário da crônica de hoje já dá uma dica de sua origem : BARUERI , que em língua tupi significa "coisa que treme " . Existe muita controvérsia com relação a quem teria a fundado : se o famoso padre JOSÉ DE ANCHIETA ( um dos fundadores de São Paulo ) , em 11 de novembro de 1560 , ou se foi outro padre , JOÃO DE ALMEIDA , já em 1610 . Independente de quem tenha a tenha fundado o fato é que a custa de muita luta e esforço aquele modesto aldeamento indígena agrupado e liderado por padres jesuítas e localizado às margens do rio Tietê , acabou resistindo aos ataques dos ferozes  bandeirantes , que se dirigiam ao interior em busca  de ouro , pedras preciosas e índios para serem escravizados . Em 1809 aquele pequeno povoado indígena virou freguesia ( distrito ) da vizinha vila de Santana do Parnaíba e em 1875 aconteceu o fato que faltava para que o desenvolvimento surgisse : naquela data foi inaugurada naquele local uma das estações da ESTRADA DE FERRO SOROCABANA .

     O local tornou-se um entreposto comercial entre a já próspera São Paulo e as vilas de Santana do Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus e em consequência disso logo  surgiram as primeiras indústrias , foi construída uma barragem da companhia elétrica LIGHT ( inaugurada em 1910 ) e estabeleceram-se na região muitos imigrantes , principalmente japoneses e portugueses . De freguesia passou a distrito policial ( 1917 ) , depois a distrito de paz ( 1918 ) , até que finalmente veio a tão aguardada maioridade : em 26 de março de 1949 , data das posses de seu primeiro prefeito e vereadores , Barueri , enfim ,  tornava-se um município . Daquele modesto povoado indígena restam apenas relatos , documentos e alguns artefatos produzidos pro seus primeiros moradores e que hoje estão no museu da cidade , localizado em um antigo casarão de 1920 : Barueri é hoje a décima terceira cidade mais rica do país , com um respeitável PIB ( Produto Interno Bruto , tudo o que se produz ao longo de um ano ) próximo a 27 bilhões de reais . Lá está também um dos caros e glamourosos metros quadrados do Brasil : o luxuoso bairro de ALPHAVILLE , que teve origem em uma fazenda chamada TAMBORÉ . Barueri ganhou também reputação pela qualidade de suas escolas públicas , o que atrai estudantes de cidades vizinhas , como Jandira , Osasco e Carapicuíba . Também naquela cidade ,  que tem um território de apenas 64 quilômetros quadrados , surgiu algo gigantesco . Mais ainda : algo vital para que o Brasil enfim torne-se um país justo e decente e para que entre , enfim , no seleto grupo de países desenvolvidos . A seguir o escritor LUIZ CARLOS AMORIM comentará mais sobre essa gigantesca iniciativa . CONFIRA :

"O dia primeiro de outubro de 2015 é Dia de Ler. Uma iniciativa da Secretaria da Cultura de Barueri, SP, ( ABAIXO )



fez com que mais de 93 mil pessoas aderissem ao projeto DIA DE LER – TODO DIA, participando de sessões de leitura, das 9 da manhã até as 21 horas.



 Gente de todas as profissões, de todas as religiões, de todas as cores, de todos os graus de instrução leram, naquele dia, qualquer texto, desde bula de remédio, passando pelo gibi, pelo jornal, indo até os clássicos da literatura, não esquecendo a Bíblia, é claro.



Em vista do retumbante sucesso da experiência, optou-se por uma edição nacional do projeto. De maneira que o dia primeiro de outubro será o dia da mobilização nacional pela leitura. Os coordenadores da mobilização DIA DE LER – TODO DIA pretendem envolver o maior numero de pessoas em todo o Brasil,

 fazendo com que cada um leia um pouco ou um pouco mais.
Vale tudo, com já dissemos: quadrinhos, manuais, receitas, jornais, revistas, folhetos, livros, 

na maratona da leitura que durará doze horas.
 
O objetivo, claro, é incentiva o hábito da leitura, coisa que fazemos há um bom tempo, assim como também chamar a atenção de pais, professores, governantes e de toda a sociedade 

para a importância do ato de ler.
A leitura é aquisição de conhecimento, é entretenimento, é exercício de fantasia, de imaginação.

 O livro é o guardião da história da humanidade, o registro de tudo o quanto o ser humano já fez neste mundão de Deus. O receptáculo de toda a inteligência do homem, até das teorias do que poderá vir a ser o futuro. 

Literatura é, na verdade, conhecimento, descobrimento, emoção, libertação. Então, toda iniciativa no sentido de incutir o gosto pela leitura e o hábito de ler é meritória. E esta é a proposta do projeto DIA DE LER – TODO DIA.

Além de atrair as pessoas para a prática da leitura, o próprio nome do projeto já sugere que ler é uma coisa para se fazer todo dia. Nem que seja meia dúzia de linhas, uma página:

 é isso que nos levará ao hábito de ler.
Então, temos compromisso marcado para o dia primeiro de Outubro:

 vamos nos juntar a todos aqueles que aderirem ao projeto DIA DE LER em nossa cidade para praticarmos a leitura. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário