sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Céu de Brigadeiro

A data é 23 de outubro de 1906 . Aquele bom número de pessoas presente no CAMPO DE BAGATELLE , em pleno coração de Paris  , estava prestes a entrar para o seleto e raro grupo de pessoas que tiveram o privilégio de testemunhar a História sendo feita , mais especificamente uma das maiores conquistas da história da humanidade ........Embora todos ali torcessem para que tudo desse certo , é provável que muitas daquelas pessoas não levassem muita fé naquela estranha geringonça , feita de estrutura de bambu , revestimento de linho , uma hélice de ré e duas rodas de bicicleta  ,

 mas mesmo os mais céticos tinham um grande motivo que aquilo daria certo : o inventor e condutor daquele estranho aparelho . Desde 1898 ele já havia feito experiências , na maioria das vezes bem sucedidas , com 13 balões dirigíveis ( na verdade foram 12 : o sujeito era supersticioso , tendo aversão ao número 8 e a nota de 50 francos , a moeda francesa de então ) e com isso tornara-se uma das personalidades públicas de Paris . Era baixo , mirrado , usava sapatos de solas grossas e chapéu Panamá para parecer mais alto , tinha um temperamento sensível e era muito tímido , quase arredio .......

Era também de uma generosidade incrível : costumava distribuir o dinheiro das frequentes premiações recebidas  por seus feitos entre os seus mecânicos . Apesar do sobrenome , não era francês , e era de família rica : seu pai , um engenheiro competente , visionário e que fizera fortuna com o cultivo de café , pouco antes de morrer lhe enviara uma carta com uma frase profética : O FUTURO DO MUNDO ESTÁ NA MECÂNICA .........Ele sequer poderia imaginar que seu filho dali há não muito tempo tornar-se -ia  o protagonista  de uma dos maiores feitos da espécie humana ........Mas voltemos ao Campo de Bagatelle : e não é que a geringonça voou ! Após percorrer uma distância de 100 metros , 

levantou voo a uma altura entre 2 e 3 metros para poucos segundos depois desabar de maneira desajeitada no chão . 

Delírio geral ! Até os membros do AEROCLUBE DA FRANÇA , de tão empolgados , acabaram se esquecendo de cronometrar o tempo do voo........Um outro voo aconteceria , em 12 de novembro : o aparelho , durante 21 segundos , levantou voo a uma altura de 4 metros e em um percurso de 200 metros .Através daquele modesto e desajeitado aparelho - o 14 BIS - finalmente e definitivamente o homem conquistava o ar ! E o protagonista dessa bela página da Ciência era natural de terras tupiniquins : ALBERTO SANTOS DUMONT ( 1873-1932 ) .

     Nascido no vilarejo mineiro de Cabangu , então distrito do município de Palmira ( atualmente Cabangu é um município e leva o nome de Santos Dumont ) , cresceu lendo o clássico livro A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS , de autoria do francês JÚLIO VERNE  e também , durante a infância , tinha o hábito de observar o voo das aves , o que lhe seria de grande serventia . O pequeno grande brasileiro  também inventou o ULTRALEVE : em 1907 criou um aeronave 8 vezes menor que o 14 BIS , com 120 quilos de peso ( o que incluía o próprio peso de Santos Dumont ) e tinha o singelo nome de DEMOISELLE , ou Libélula . Por  tudo isso ele é , com muita justiça , chamado de O PAI DA AVIAÇÃO  , mas não é o que pensam e dizem os norte-americanos .......Segundo eles esse feito coube a dois irmãos : ORVILLE e WILBUR WRIGHT ( ABAIXO , À ESQUERDA ) , que supostamente teriam realizado o feito em 17 de dezembro de 1903 , na pequena cidade Kitty Hawk , Estado de Ohio . Uma foto do suposto voo seria a sua confirmação ......

.O fato é que os irmãos norte-americanos ainda realizaram vários voos na presença de algumas pouquíssimas pessoas e só realizam a  primeira demonstração pública de seu invento em 1908 , justamente em Paris , e segundo relatos da época  o aparelho funcionava mais pela perícia do piloto do que propriamente por suas qualidades e antes dessa primeira exibição pública eles ganharam , justamente nos Estados Unidos , o nada elogioso apelido de OS IRMÃOS MENTIROSOS  ......Ainda tem mais um detalhe : a aeronave deles não voava por meios próprios e sim com o auxílio de uma catapulta e de um terreno em declive......Só em 1910 , portanto 4 anos após os voos do 14 Bis , é que eles criaram uma aeronave que voava por meios próprios . Outro fato importante : todos os protótipos do 14 Bis voaram já o único protótipo da aeronave dos irmãos Wright , feito em 2003 , mal saiu do lugar !  Na verdade ,a aviação não teve apenas um pioneiro mas sim vários pioneiros , gente visionária como o francês CLEMENCE ADLER , o alemão OTTO LILLENTHAL ( ABAIXO )

 e o norte-americano GLENN CURTIS ( criador do hidro avião ) . Controvérsias à parte e independente de quem o tenha criado o avião ,  além de ser um meio de transporte , também pode ser um ótimo veículo de passeio turístico ! Convidamos você para um voo tendo como destino o AEROPORTO DE JOINVILLE ( ABAIXO )

e como cenário a deslumbrante BAÍA DA BABITONGA ( ABAIXO ) .........EMBARQUE NESSA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário